today-is-a-good-day
20.5 C
São Paulo
domingo, maio 19, 2024

Criador do E-farsas é entrevistado pela Folha da Região

- Publicidade -

Gilmar Lopes explica como criou o E-farsas.com e dá várias dicas para o internauta não cair nas farsas da web!

Há algumas semanas, o repórter da Folha da Região – de Araçatuba – Ronaldo Ruiz Galdino bateu um papo com o analista de sistemas e pesquisador Gilmar Lopes para conhecer um pouco mais a respeito dos boatos virtuais e a entrevista foi publicada na edição de domingo, dia 21 de abril de 2013.

Na matéria, Gilmar Lopes conta como foi o surgimento do E-farsas.com e como faz para descobrir se uma história é verdadeira ou falsa.

O E-farsas ainda falou um pouco sobre alguns casos famosos pesquisados aqui no site, como a notícia falsa que afirmava que Suzane Von Richthofen teria sido nomeada presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados!

Abaixo, a reprodução da página, gentilmente cedida pela redação da Folha da Região (clique para ver ampliado):

folha_da_regiao2
Reprodução: Folha da Região (Clique para ampliar)

 

Muito obrigado a todos da Folha da Região pela oportunidade e sempre que precisarem, o E-farsas está à disposição!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Acho que o e-farsas poderia investigar as farsas que são publicadas pelo próprio Folha da Região, como por exemplo a falsa notícia de que a ANAC teria autorizado Birigui a construir aeroporto (matéria de 25/12/2013).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui