17.5 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 30, 2022

Desenho ensinando a se enforcar está sendo espalhado entre as crianças?

- Publicidade -

Será verdade que um desenho está sendo espalhado entre as crianças nos grupos de WhatsApp e em sites infantis ensinado as crianças como se enforcar?

A história acompanhada de um desenho ganhou força nos grupos de WhatsApp na primeira semana de novembro de 2017. De acordo com o texto amplamente espalhado, quem tiver criança em casa, que verifique o celular dela. Uma foto ensinando a criança a se enforcar, como se fosse uma brincadeira, estaria sendo compartilhada entre os pequenos. “A coisa é mais séria do que a gente pensa”, diz o texto.

O alerta vem acompanhado de um desenho, uma ilustração “fofinha” de uma menina dando o passo-a-passo de um suicídio: Desde como dar os nós em uma corda até o passo final…

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Será verdade? (foto: Reprodução/WhatsApp)

 

Verdade ou farsa?

Apesar disso se espalhar em novembro de 2017, o assunto já circula na web desde o começo de 2015, como podemos ver em publicações da época. Volta e meia esse desenho reaparece, mas apenas como uma brincadeira entre adultos.

A verdade é que a ilustração da menina sorridente ensinado a se enforcar surgiu das mãos do(a) ilustrador(a) Senbo Sama e foi publicada em sua conta (atualmente desativada) no site DeviantArt, em 28 de julho de 2009.

Na própria postagem o artista deixava bem claro que se tratava de uma brincadeira.

Conclusão

Apesar de se tratar de uma brincadeira e de não encontrarmos essa imagem em nenhum site infantil, o alerta para que vigiem o que seu filhos vêem na internet é válido! Há muita coisa mais perigosa do que essa ilustração rondando por aí e todo cuidado é pouco!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Claro que é verdadeiro! Estão distribuindo isso nas redes sociais! Nossa, que brincadeira legal do artista Senbo Sama! O cara é um doente mental, isso não é arte em nenhum momento! Tinha que ser processado um m… desses!

  2. Pode ser até falso, mas que tem maldade tem, na descrição da foto ainda coloca “HAVE FUN” “DIVIRTA-SE”.
    Como a conta está até desativada, como não suspeitar.
    Nossas crianças estão cada vez mais suscetíveis a problemas psicológicos, não se deve brincar com isto.

    Como o testo diz ” vigiem o que seus filhos vem na internet”

  3. Vivemos em tempos aonde o humor negro e cínico impera, principalmente voltado para si mesmos. Não é a toa que coisas como essa ilustração ou hashtags como a do “Vem Meteoro” são populares.
    Uma aura negra e autodestrutiva ronda as pessoas, honestamente falando.

  4. É….. está escrito que o mundo passará por grandes desgraças. Começando por mortes em grande número de pessoas.Vamos ensinar aos nossos filhos o verdadeiro amor…observa-lis e ensina-los a serem gente . Daí pode deixar ele ver o que quiser pq ele saberá o que é o certo e o errado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui