8.6 C
São Paulo
sábado, agosto 20, 2022

Drink de sêmen humano é sucesso nas baladas! Será verdade?

- Publicidade -

“Semence de la vie”, um coquetel feito a base de sêmen humano estaria fazendo sucesso nos bares em todo o mundo. Será que essa história é real? Veja o que descobrimos.

Em fevereiro de 2012 uma notícia começou a se espalhar pela web. De acordo com o texto, uma bebida chamada “Semence de la vie” seria a nova sensação na Europa e agora estaria fazendo enorme sucesso aqui no Brasil. O detalhe é que um dos ingredientes do drink seria uma colher de sêmen humano!

Copo de Bebida
Bebida a base de sêmen humano! Será verdade?

Será que a história é verdadeira ou farsa?

A notícia é tão absurda que poderia até ser verdade. No entanto, algumas características do texto demonstram que se trata de mais uma farsa da web:

  • Cita nomes de pessoas que não existem
  • Usa nomes de entidades sérias para dar mais credibilidade
  • Não cita fontes
  • Não é assinado
  • Trata de um assunto que chama a atenção do leitor

Analisando o texto

Logo nos primeiros parágrafos temos:

O drink “Semence de la vie” inventado pelos Holandeses vem tendo muito sucesso nas Boates Brasileiras, feito com sêmen humano entre os ingredientes, a bebida é atualmente um dos mais comercializados segundo estatística da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

O autor da noticia não explica de onde ele tirou a informação de que o tal drink tenha sido uma invenção dos Holandeses. Procurando pela web por “Semence de la vie” ou “Zaad van het leven” (em holandês – pelo Google Translate), não encontramos nenhuma menção da bebida na Holanda (ou em outra parte do mundo).

Mais adiante, o texto afirma que:

[…]Pesquisas da ABRASEL mostra também que 67% do consumo deste drink. Os 33% de consumidores se dividem entre 21% de homossexuais e 12% de heterossexuais.[…]

Para dar mais veracidade a seu texto, o autor cita diversas vezes a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes[bb]). Em seu site, a Associação desmente essa história e afirma que nunca fez nenhuma das pesquisas mencionadas nessa notícia.

Ainda, no mesmo parágrafo:

[…]Segundo Carlos Magno Brizola, presidente interino da International Bartenders Association, “os homens Brasileiros ainda acham que podem ter sua virilidade arranhada apenas por consumir o sêmen de um outro homem”. Isso precisa acabar.”[…]

- Publicidade -

Como era de se esperar de um bom boato eletrônico, o senhor Carlos Magno Brizola não é presidente da entidade mencionada. De acordo com o site da International Bartenders Association, os cargos de presidente e vice-presidentes da instituição são:

  • Presidente – Mr. Derrick Lee
  • Vice-Presidente (América do Sul) – Sr. Nepomuceno Ramirez Gonzalez
  • Vice-Presidente (Europa) – Mr. Ron Busman
  • Vice-Presidente (Extremo Oriente) – Sr. Kuo Chao Kun
  • Vice-Presidente – Hemisfério Sul – Sr. Alex Beaumont

O nome “Carlos Magno Brizola” aparece apenas em blogs e sites que apenas copiaram a noticia falsa.

Ao final do texto, o autor ainda passa a receita do novo drink[bb]. Quem quiser tentar…

O programa Furo MTV fez piada com a noticia no dia 26 de abril de 2012:

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/HCV3wK_zPV8#t=15m07s” frameborder=”0″ allowfullscreen]

A origem do boato

O texto surgiu de uma postagem no blog Tramado Por Mulheres no dia 13 de outubro de 2011, na coluna “Jornalismo Mentira” escrita pelo humorista Fábio Flores. Apesar de o texto ser encerrado com um aviso de “Artigo Irônico”, muita gente acreditou e passou a notícia adiante!

Recorrência

Já mostramos aqui no E-farsas outros textos falsos criados pelo humorista Fábio Flores como, por exemplo, aquela história do aluno que morreu depois de estudar por 12 horas seguidas. De acordo com o próprio Flores, seus textos não podem ser levados á sério, mas ele se diverte quando vê alguma notícia humorística sua publicada como se fosse verdade.

Conclusão

A história é falsa. O drink a base de sêmen não existe. Apesar de ser um texto humorístico, muita gente acreditou!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Não conhecia o site , achei por mero acaso pesquisando outros assuntos pelo Google , de qualquer maneira achei extraordinário e a pronto instante postei em meu Facebook para que meus contatos utilizem o site para consultas antes de propagar hoax pelas redes sociais…
    Está de parabéns o trabalho de vocês.

  2. Depois de ver um camarada que criava baratas em um viveiro para comer, eu não me espantaria se a noticia fosse verdade. Tem gosto (literalmente) pra tudo.

    • bem pode ser falso na midia nessa noticia , mas ja vi filmes pornos asiaticos onde as atrizes nao somente “bebem” copos de semem ,como o usam como “molhos” em pratos exoticos…
      sem contar os famosos Bukkakes,ou seja em cada mentira existe um pouco de verdade….

  3. Eu vi um boato parecido de um drink a base de semen de cavalo servido na australia ou nova zelandia mais era um especie de evento que iria durar apenas alguns meses talves isso que tenha dado origem a esse

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui