22.9 C
São Paulo
quarta-feira, junho 29, 2022

É verdade que a OLX teve recorde de anúncios de venda de Polo depois de comercial com casal gay?

- Publicidade -

Recorte de manchete do portal G1 revela que o site OLX teria anunciado que houve aumento de anúncios de vendas do carro Polo após propaganda com casal gay! Será verdade?

O recorte com um trecho de reportagem supostamente retirado do portal de notícias G1 começou a se espalhar através das redes sociais na segunda semana de maio de 2022, logo após o vídeo com uma propaganda do veículo Polo mostrando um casal gay voltou a viralizar.

Segundo o texto da reportagem datada de 09/05/2022, o site de vendas de produtos usados OLX teria contabilizado um aumento recorde no número de anúncios de venda do Polo e que isso seria um reflexo negativo da veiculação da propaganda LGBTQIA+ da Volkswagen.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto que começou a circular na segunda semana de maio de 2022: “Após Casal Gay protagonizar comercial do novo POLO, a empresa OLX contabiliza anúncios record em 24 horas do carro POLO a venda. Por Marcelo Pereira – Após Casal Gay protagonizar comercial do novo POLO, a empresa OLX contabiliza anúncios record em 24 horas do carro POLO a venda. O casal que gay protagonista vêm sofrendo bullying em suas redes sociais.” (imagem: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

Como já explicamos aqui no E-farsas, a Volkswagen havia lançado, em outubro de 2021, uma propaganda do seu veículo Polo protagonizado por um casal gay. O vídeo com a peça publicitária voltou a fazer barulho nas redes sociais no dia 06 de maio de 2022, quando a montadora publicou novas fotos do comercial no seu perfil do Instagram.

Juntamente com a viralização, vários boatos surgiram a respeito, como essa, afirmando que o site OLX teria divulgado um aumento no número de anúncios de vendas de Polo após a propaganda.  

Acontece que basta uma simples busca no site do portal G1 para se verificar que a tal reportagem não existe!

Para não termos dúvidas de que a manchete teria sido apagada do G1 posteriormente, pesquisamos na versão arquivada do portal e também não encontramos nada. O nome do jornalista Marcelo Pereira, que assina a matéria que se espalhou nas redes sociais, não aparece entre os membros da equipe do portal G1.  

Não encontramos nenhuma declaração feita em nome da OLX em nenhum outro site de notícias a respeito de um suposto aumento no número de anúncios em sua plataforma. Entramos em contato com o atendimento do site OLX, mas não tivemos resposta até a publicação dessa checagem. Assim que tivermos alguma resposta, publicaremos aqui.

Conclusão

- Publicidade -

O recorte de uma reportagem supostamente do G1 sobre recorde de vendas de Polo no site OLX após propaganda com casal gay é falso! Não há nenhuma reportagem semelhante no portal G1.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui