Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Acidentes

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente teria advertido ao então governador de Pernambuco, em 2005, sobre sua morte em um acidente de avião! Será verdade?

A imagem apareceu na web no dia 14 de agosto de 2014, um dia após o acidente da queda do avião que vitimou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Nela podemos ver o que parece ser uma carta endereçada ao governador do estado de Pernambuco, com um alerta sobre um possível desastre que iria ocorrer com o político no futuro.

No texto da carta manuscrita, o vidente Jucelino da Luz teria dito:

“Venho mui respeitosamente, pedir que me escute porque teremos um acidente da TAM em São Paulo JJ 3054 e esse é um sinal que sua vida estará em risco e uma sabotagem vai derrubar seu avião em Santos com avião labace 2012, em 13/08/2014. Deverá ter muito cuidado, pois será candidato a presidente em 2014. Seu avião será sabotado e poderá ter outro acidente da TAM EM 26/11/2014. Espero estar errado” 

Jucelino Nóbrega 15/06/2005.    

Será que o vidente teria acertado em cheio o dia e as circunstâncias da morte do político?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Carta teria sido enviada à Eduardo Campos, em 2005, advertindo-o sobre acidente fatal em 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Carta teria sido enviada à Eduardo Campos, em 2005, advertindo-o sobre acidente fatal em 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

De fato, a carta existe e está publicada no site do vidente Jucelino da Luz. Podemos ver que a imagem foi retirada no site pessoal do da Luz. No entanto, o fato da carta estar lá, não significa que essa história de previsão seja real!

Em primeiro lugar, gostaríamos de deixar bem claro aqui que não temos nada contra o professor Jucelino da Luz. O que vamos mostrar nesse artigo são algumas falhas que evidenciam que a suposta premonição feita por ele a respeito da morte do candidato Eduardo Campos é falsa!

tivemos a oportunidade de entrevistá-lo em maio de 2011, na JustTV, e na época ficamos conhecendo um senhor simpático e atencioso, que contou que tem suas previsões durante o sono e tentou explicar o porque de muitas de suas previsões falharem. Jucelino também fez algumas previsões na ocasião, ao vivo (previsões essas que não se concretizaram):

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/PBUeJTmQu74″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O Clarividente

Jucelino Nóbrega da Luz se auto intitula em seu site como “o clarividente de maior credibilidade no Brasil e no mundo” e acumula dezenas de reproduções de cartas e de recortes de jornal onde mostra seus acertos com previsões de catástrofes e mortes de celebridades. No entanto suas previsões erradas são inúmeras também!

Uma busca por “Jucelino da Luz previsões erradas” no Google já nos dá, nas primeiras repostas, um artigo de 2011 do blog Sociedade Racionalista listando dezenas de previsões feitas por Jucelino que não se concretizaram.

Ao que parece, as previsões mostradas depois que o fato acontece são mais certeiras do que as divulgadas antes. Estranho, né?

Em sua defesa, Jucelino da Luz afirma em seu site que ele avisa as futuras vítimas de suas previsões, pois o futuro pode ser mudado…

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ok!

Esse vídeo exibido no Fantástico, mostra algumas das técnicas usadas pelo vidente para criar suas previsões!

Já havíamos questionado a eficácia e o nível de acerto das previsões feitas por videntes, em 2011, a conclusão que chegamos é a de que não dá para confiar nesse tipo de informação!

Falhas na carta

Explicado isso, vamos a algumas falhas que a carta, exibida no site do vidente, deixam escapar:

Infelizmente, quem enviou a carta não teve o cuidado de pegar o código de rastreio fornecido pelos Correios para que possamos verificar se alguma encomenda havia sido mesmo enviada naquele dia para a Praça da República, em Recife.

Também não tivemos acesso a nenhum laudo que comprove a veracidade da carta ou se houve alguma adulteração em seu conteúdo.

Além disso, a suposta carta só foi publicada no site do Sr. Jucelino após a tragédia aérea que matou Eduardo Campos. Nosso leitor e amigo Riomar Bruno provou no grupo do E-farsas do Facebook que a carta supostamente enviada por Jucelino não aparecia em seu site alguns meses antes. O site WebArchive, que arquiva as páginas da web para futuras consultas, mostra que a carta sobre a previsão da morte de Eduardo Campos só foi inserida no site do Sr. Jucelino após o acidente.

Por que as profecias só aparecem após o fato ocorrer?

Vamos supor que a carta seja real, que sua data de envio não tenha sido adulterada e que ela tenha chegado, de fato, em Pernambuco. Na época em que ela teria sido enviada, Eduardo Campos ainda não era governador de Pernambuco!

Eduardo Campos foi Ministro da Ciência e Tecnologia de janeiro de 2004 a julho de 2005. Saiu do cargo no dia 20 de julho de 2005 e só foi começar a campanha para o Governo de Pernambuco no ano seguinte. Portanto, uma carta enviada à Praça da República, em Recife, nunca chegaria às mãos desse político, pois ele estava em Brasília na ocasião e ainda não era governador.

Jucelino da Luz também erra ao afirmar que o candidato iria morrer em um avião “labace 2012”. O termo “labace” não é uma marca ou um modelo de avião, mas uma conferência anual sobre aviação. Claro que o vidente não tem obrigação de saber disso, afinal, suas premonições aparecem em seus sonhos e talvez ele tenha se atrapalhado…

Outro detalhe conflitante no conteúdo da carta premonitória é onde ele afirma que o avião será sabotado, colocando em risco a vida de Eduardo Campos, mas que poderá ocorrer outro acidente meses depois, em novembro do mesmo ano. Estaria ele avisando que Eduardo Campos poderia sofrer um novo “atentado”, caso sobrevivesse a esse acidente?

E ainda, se o sr. Jucelino sabia que o acidente era inevitável, ele pode ser culpado por omissão ao não informar às autoridades? Segundo o próprio afirma em seu site, ele enviou apenas uma carta para Recife (que não chegou às mãos de Eduardo Campos, pois ele ainda não era governador) e parece não ter tido resposta. Só isso já seria o bastante para inocenta-lo?

Atualização: 18/08/2014

Em resposta a alguns comentários publicados a respeito da veracidade da carta publicada, não temos nenhum dado para poder averiguar, visto que a carta (essa carta, em especial) não apresenta nenhum carimbo de registro de nenhum cartório e tampouco selos ou carimbos dos Correios!  

Conclusão

A carta existe mesmo e foi publicada (somente após o acidente) no site do vidente Jucelino da Luz. No entanto, seu conteúdo não aparenta nenhum grau de confiabilidade! Quer um conselho: encare isso como fazem com horóscopos, apenas como diversão e entretenimento!

Continue lendo
70 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo