28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

É verdade que Jucelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?

- Publicidade -

Cópia de uma carta espalhada pela web mostra que vidente teria advertido ao então governador de Pernambuco, em 2005, sobre sua morte em um acidente de avião! Será verdade?

A imagem apareceu na web no dia 14 de agosto de 2014, um dia após o acidente da queda do avião que vitimou o candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. Nela podemos ver o que parece ser uma carta endereçada ao governador do estado de Pernambuco, com um alerta sobre um possível desastre que iria ocorrer com o político no futuro.

No texto da carta manuscrita, o vidente Jucelino da Luz teria dito:

“Venho mui respeitosamente, pedir que me escute porque teremos um acidente da TAM em São Paulo JJ 3054 e esse é um sinal que sua vida estará em risco e uma sabotagem vai derrubar seu avião em Santos com avião labace 2012, em 13/08/2014. Deverá ter muito cuidado, pois será candidato a presidente em 2014. Seu avião será sabotado e poderá ter outro acidente da TAM EM 26/11/2014. Espero estar errado” 

Jucelino Nóbrega 15/06/2005.    

Será que o vidente teria acertado em cheio o dia e as circunstâncias da morte do político?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

Carta teria sido enviada à Eduardo Campos, em 2005, advertindo-o sobre acidente fatal em 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Carta teria sido enviada à Eduardo Campos, em 2005, advertindo-o sobre acidente fatal em 2014! Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

 

Verdadeiro ou falso?

De fato, a carta existe e está publicada no site do vidente Jucelino da Luz. Podemos ver que a imagem foi retirada no site pessoal do da Luz. No entanto, o fato da carta estar lá, não significa que essa história de previsão seja real!

Em primeiro lugar, gostaríamos de deixar bem claro aqui que não temos nada contra o professor Jucelino da Luz. O que vamos mostrar nesse artigo são algumas falhas que evidenciam que a suposta premonição feita por ele a respeito da morte do candidato Eduardo Campos é falsa!

tivemos a oportunidade de entrevistá-lo em maio de 2011, na JustTV, e na época ficamos conhecendo um senhor simpático e atencioso, que contou que tem suas previsões durante o sono e tentou explicar o porque de muitas de suas previsões falharem. Jucelino também fez algumas previsões na ocasião, ao vivo (previsões essas que não se concretizaram):

- Publicidade -

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/PBUeJTmQu74″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

O Clarividente

Jucelino Nóbrega da Luz se auto intitula em seu site como “o clarividente de maior credibilidade no Brasil e no mundo” e acumula dezenas de reproduções de cartas e de recortes de jornal onde mostra seus acertos com previsões de catástrofes e mortes de celebridades. No entanto suas previsões erradas são inúmeras também!

Uma busca por “Jucelino da Luz previsões erradas” no Google já nos dá, nas primeiras repostas, um artigo de 2011 do blog Sociedade Racionalista listando dezenas de previsões feitas por Jucelino que não se concretizaram.

Ao que parece, as previsões mostradas depois que o fato acontece são mais certeiras do que as divulgadas antes. Estranho, né?

Em sua defesa, Jucelino da Luz afirma em seu site que ele avisa as futuras vítimas de suas previsões, pois o futuro pode ser mudado…

Ok!

Esse vídeo exibido no Fantástico, mostra algumas das técnicas usadas pelo vidente para criar suas previsões!

Já havíamos questionado a eficácia e o nível de acerto das previsões feitas por videntes, em 2011, a conclusão que chegamos é a de que não dá para confiar nesse tipo de informação!

Falhas na carta

Explicado isso, vamos a algumas falhas que a carta, exibida no site do vidente, deixam escapar:

Infelizmente, quem enviou a carta não teve o cuidado de pegar o código de rastreio fornecido pelos Correios para que possamos verificar se alguma encomenda havia sido mesmo enviada naquele dia para a Praça da República, em Recife.

Também não tivemos acesso a nenhum laudo que comprove a veracidade da carta ou se houve alguma adulteração em seu conteúdo.

Além disso, a suposta carta só foi publicada no site do Sr. Jucelino após a tragédia aérea que matou Eduardo Campos. Nosso leitor e amigo Riomar Bruno provou no grupo do E-farsas do Facebook que a carta supostamente enviada por Jucelino não aparecia em seu site alguns meses antes. O site WebArchive, que arquiva as páginas da web para futuras consultas, mostra que a carta sobre a previsão da morte de Eduardo Campos só foi inserida no site do Sr. Jucelino após o acidente.

Por que as profecias só aparecem após o fato ocorrer?

Vamos supor que a carta seja real, que sua data de envio não tenha sido adulterada e que ela tenha chegado, de fato, em Pernambuco. Na época em que ela teria sido enviada, Eduardo Campos ainda não era governador de Pernambuco!

Eduardo Campos foi Ministro da Ciência e Tecnologia de janeiro de 2004 a julho de 2005. Saiu do cargo no dia 20 de julho de 2005 e só foi começar a campanha para o Governo de Pernambuco no ano seguinte. Portanto, uma carta enviada à Praça da República, em Recife, nunca chegaria às mãos desse político, pois ele estava em Brasília na ocasião e ainda não era governador.

Jucelino da Luz também erra ao afirmar que o candidato iria morrer em um avião “labace 2012”. O termo “labace” não é uma marca ou um modelo de avião, mas uma conferência anual sobre aviação. Claro que o vidente não tem obrigação de saber disso, afinal, suas premonições aparecem em seus sonhos e talvez ele tenha se atrapalhado…

Outro detalhe conflitante no conteúdo da carta premonitória é onde ele afirma que o avião será sabotado, colocando em risco a vida de Eduardo Campos, mas que poderá ocorrer outro acidente meses depois, em novembro do mesmo ano. Estaria ele avisando que Eduardo Campos poderia sofrer um novo “atentado”, caso sobrevivesse a esse acidente?

E ainda, se o sr. Jucelino sabia que o acidente era inevitável, ele pode ser culpado por omissão ao não informar às autoridades? Segundo o próprio afirma em seu site, ele enviou apenas uma carta para Recife (que não chegou às mãos de Eduardo Campos, pois ele ainda não era governador) e parece não ter tido resposta. Só isso já seria o bastante para inocenta-lo?

Atualização: 18/08/2014

Em resposta a alguns comentários publicados a respeito da veracidade da carta publicada, não temos nenhum dado para poder averiguar, visto que a carta (essa carta, em especial) não apresenta nenhum carimbo de registro de nenhum cartório e tampouco selos ou carimbos dos Correios!  

Conclusão

A carta existe mesmo e foi publicada (somente após o acidente) no site do vidente Jucelino da Luz. No entanto, seu conteúdo não aparenta nenhum grau de confiabilidade! Quer um conselho: encare isso como fazem com horóscopos, apenas como diversão e entretenimento!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

70 COMENTÁRIOS

  1. Como sempre, videntes mostrando todo o seu poder de premonição e dizendo que tinha previsto que algum evento ia acontecer. Mas isso sempre depois que o tal evento acontece, é claro.

    E que letra feia que ele tem. Parece até que foi alfabetizado a pouco tempo. Letra bem de mobral.

  2. Ele pode não ser um fraudador descarado como Chico Xavier também não era. O que acontece aqui é que o Fantástico e outros repórteres lhe deram atenção indevida, essa atenção é reforço ao comportamento dele prever sem critérios científicos um evento. Tanto que ele passou a apresentar junto comprovantes com datas. Infelizmente ele não sabe como lógica funciona e que um comprovante com uma data não prova que o conteúdo da carta é o que ele enviou. É difícil provar que ele é um falsificador pois isso recai em seu testemunho, em sua capacidade de dizer a verdade, quando só ele é testemunha de seus atos. Assim como Chico Xavier, muitas pessoas acreditam por fé e lhe dá atenção, reforçando esse seu comportamento, inadvertidamente.

    Para quê se preocupar com críticas se a maioria da plateia gosta do que faz?

    • Não acredito nessas bobagens de premonições e tampouco almas penadas escrevendo cartinhas, portanto para mim, Chico Xavier também era uma grande fraude que começou sua carreira fazendo truques pirotécnicos que se assemelhavam á entidades “do além” em shows de mediunidade nos anos 60.

  3. Realmente tem de tudo nessa Net. Até um site babaca como esse e-farsas. O avião que caiu esteve na Labace 2012. pesquisa mais amigo desinformado que precisa o que falar para por no site!!!

  4. Chega a ser constrangedor ver como é tosco o processo todo!
    Se você procurar por Juscelino Nóbrega no Google e acrescentar “Previsões para janeiro de 2014” (com aspas), vai encontrar uma página do site dele. Vá mudando o mês. Sempre aparecerão resultados exatos, menos quando digitar qualquer mês ou ano posterior àquele em que nos encontramos!!
    Que pilhéria!

  5. Digamos que fosse verdade. Ele previu, nesta carta, o acidente do TAM 3054 dois anos antes e só agora, sete anos depois, a publicou. Se tivesse a divulgado em julho de 2007, ou apenas este trecho dela, já seria um baita acerto, com numeração de voo e tudo.

    Isso não é “só” charlatanismo (crime, aliás), como uma falta de respeito com todas as famílias que perderam seus entes queridos não só no acidente da TAM em 2007 quanto as desse voo de Eduardo Campos. Gilmar foi até gentil com ele, esse Jucelino da Luz deveria ser denunciado ao Ministério Público.

  6. O mais interessante é que ele mandou pro palácio do campo das princesas, na pç da república, mas nesta data o governador ainda era Jarbas Vasconcelos, Campos, nem eleito tinha sido…

    • Se era Jarbas Vasconcelos o governador, está explicado porque o Eduardo não recebeu a carta, naquele tempo o Jarbas queria mais é que o Eduardo morresse, ele se achava o dono de Pernambuco.

  7. O Sr Jucelino da Luz deveria na Página Principal de seu site http://www.jucelinodaluz.com.br toda semana acontecimentos que ocorreriam no Brasil. Embaixo, dia e mês e numerava esses acontecimentos, sempre.
    Por exemplo, ele faz as previsões para este mês de agosto e pra o Brasil algumas cartas que ele recebe de algo ou alguém que se desconhece e pronto. Não haveria dúvidas da autenticidade de suas cartas. Creio que ele acerta até 70% das suas previsões. Assim haveria uma prova de algo antes de acontecer ou se pudesse evitar de acontecer.Fim

  8. Previsões que só aparecem depois do ocorrido não tem muita credibilidade, mas, se torna um rastilho de pólvora na internet. Hoje em dia é muito fácil forjar as informações. OBS. Eu acho que, quando ele escreveu “labace” ele queria dizer “lagace” – referência incorreta ao avião LEGACY, muito parecido com o avião do acidente.

  9. parece que esqueceram as “previsões” que ele fez sobre o descobrimento do esconderijo de Sadam Husseim… Uma palhaçada sem tamanho….O Vidente deu detalhes que tinham sido publicados uns dias antes… não sei como não colocam este cara na cadeia.. Enfim.. tem quem goste de ser enganado….

  10. Tá, mas não provou que a carta é falsa……
    Ás vezes tem que admitir que algo sobrenatural acontece, li todo o texto investigativo, e foi feito só diminuindo o suposto vidente, mas responder o que o titulo da matéria propos, não respondeu.
    Eu não gosto destes charlatões, mas chamar o cara de ‘profeta do dia seguinte” é apelativo, pois a bendita carta foi enviada em 2005, então não foi do “dia seguinte”. ele antecipou o fato.
    Desculpe, senhor Gilmar Lopes, mas essa matéria “investigativa” ficou como em cima do muro, só rebaixou o suposto vidente e não respondeu a pergunta da própria matéria que fez.

    • Amigo! Nem entrei na questão da carta ser real ou não porque isso ficou claro no próprio conteúdo dela. Nessa imagem da carta publicada no site não há nada que prove que ela foi enviada mesmo e, se foi, essa imagem não prova que essa carta foi a mesma enviada.
      Assista à matéria que o Fantástico fez a respeito, em 2011. O link está aí no artigo!

      • Senhor Gilmar Lopes, Eu não acredito nesses charlatões videntes, mas que eu gostaria de saber se a carta é realmente verdadeira, Como vocÊ fez a matéria, objeto de ser site que é investigação, não teria consultar lá no tabelionato? solicitar uma cópia e verificar se realmente tal registro existe?
        não, só desqualificam o cara, e fogem do assunto central da matéria:
        -É verdade que Juscelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos?
        A conclusão tinha de ser pelo menos assim:
        -Com base no histórico desse suposto vidente, de seus mais erros que acertos, verificamos que é MENTIRA que Juscelino da Luz previu a morte de Eduardo Campos!
        Eu assisti a matéria, e eles ficaram em cima do muro, com medo sei lá, do cara abandonar a matéria, e não resolveram nada!

        • Em primeiro lugar, não quis ser mal educado com meu convidado. O cara se dispôs a ir a um programa ao vivo com boa vontade e achei que mesmo assim, com educação, conseguimos fazer uma boa entrevista e mostramos que suas previsões são falhas. Quanto à veracidade da carta (do objeto físico em si), não há como provar que aquele pedaço de papel foi o mesmo que teria sido enviado ao governador (que nem era governador ainda). O que você está propondo é uma inversão do ônus da prova, onde quem duvida da informação é obrigado a provar algo que quem está afirmando não consegue provar direito. Não sou jornalista e esse trabalho já foi feito pelo Fantástico em 2011. Assista ao vídeo linkado no artigo. Obrigado!

  11. Desculpe a sinceridade, mas achei os argumentos do site fracos. Isso porque nenhum deles ataca um ponto fundamental: a carta foi produzida antes do acidente? Só se pode falar em farsa se ela não foi produzida antes do acidente. Pouco importam as imprecisões em seu conteúdo ou para qual endereço foi enviada, já que ela é bem clara ao narrar o fato que aconteceu. Sugiro, portanto, que essa pesquisa seja feira pelo site, posto que queremos saber se ela é farsa ou não. Obrigado!

  12. O futuro apenas a DEUS pertence, o inimigo não tem controle sobre o nosso destino, portanto não tem como saber o que vai ou não acontecer com o povo de deus. uma fatalidade perda imensa de um pai de família.

  13. O vôo que ele se refere em 26 de novembro de 2014, é o TAM JJ3720 que sairá de congonhas rumo à Brasilia e cairá na Avenida Paulista com a Alameda Campinas, sobre o banco BicBanco, atrás fica o Maksoud Plaza (hotel).
    Existe muita documentação postada sobre esse caso “futuro”, que o Jucelino enviou as pessoas responsáveis. Vamos aguardar.

    • sempore cai aviao amigo..peca pra ele te dar o prefixo do aviao que vai cair em seguida…….ah..ia me esquecendo..pede o numero da MEGA SENA tambem.

  14. Farsante, enganador, lixo humano. Ja foi desmascarado várias e várias vezes, suas cartas já foram comprovadas como falsificacao, nunca acertou nada, é o profeta do passado. Basta acontecer QUALQUER tragédia e aparece a “carta” no site dele no outro dia.

    • Se você ler com atenção poderá verificar que não há nenhuma menção ao governado nas cartas! Ele fala sobre uma queda de avião que irá ocorrer em novembro de 2014.

      • Será que os otários não percebem? OK, vou desenhar: Ele tem um amigo em cartório que “autentica” as folhas em branco pra ele antes, e depois, quando alguma coisa que repercute acontece, ele escreve a respeito numa folha daquelas, como se tivesse previsto antes, ou seja, é fraude. Será que ele já previu que ele e quem estiver envolvido nisso deve ir pra cadeia?

  15. O ponto principal e mais falho dessas previsoes “perfeitas” via carta, e que não foi dito aqui ainda, é que em todas elas (visto no site do profeta) a data do registro em cartório é sempre a mesma data do evento em sí.
    ou seja, até eu que sou mais besta…

  16. fala -se que muitas profecias não deram certo ,mas o intuito dele é evita-las, delas nunca existirem ,interferindo pode se mudar o futuro,e a profecia não irá se cumprir,,,,,nunca teremos o conhecimento da tragedia

  17. Nessa mesma carta ele fala sobre o avião que cairá em novembro. Desafia os céticos de plantão a entrarem no voo citado. Vamos ver se terão coragem ou se o ceticismo tem limites kkkkkkk

  18. Assistir o Juscelino da luz no SBT fiquei impressionado.Seria bom Se prever quem estar ganhado nas intenção de voto do povo. para governador e presidente. porque tem uma grade parte do povo brasileiro que vota em que ta na frete. Tipo aqui em brasília.quem esta na frete da vergonha de falar.
    mais falando de Juscelino da luz com todo respeito porque foi enviado uma carta para o governador de pernambuco sedo que Eduardo Campos era ministro de Ciência e Tecnologia.

  19. Podem falar o que quiser, mas duvido que alguém aqui caso receba uma carta dele ou caso souber de alguma previsão de acidente, teria coragem de arriscar! vai que acerta! kkkk

  20. Quando vejo gente que acredita nisso, chego a conclusao qie nao adianta. O Brasil e o pais dos Burros e ignorantes. Acreditar nesse palhaco do JUcelino Luz e o fim!!! O cara ja foi desmascarado!!! Querem que eu desenhe??? Ganha a vida com isso!!

  21. Previsões (previsíveis e infalíveis) para 2015. Dessa vez não fui eu.

    e “previu” e enviou uma carta ao então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, avisando do acidente de avião que ele sofreria em 2014. Uma carta enviada em 2005, sendo que nesse ano

  22. Previsões (previsíveis e infalíveis) para 2015. Dessa vez não fui eu.

    e “previu” e enviou uma carta ao então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, avisando do acidente de avião que ele sofreria em 2014. Uma carta enviada em 2005, sendo

  23. Previsões (previsíveis e infalíveis) para 2015. Dessa vez não fui eu.

    e “previu” e enviou uma carta ao então governador de Pernambuco, Eduardo Campos, avisando do acidente de avião que ele sofreria em 2014. Uma carta enviada em 2005, sendo que nesse ano, Eduardo Campos sequer era governador de Pernambuco.

  24. na cidade de viana maranhão mais um caloteiro deu calote no povo vianense
    compra premiada eletro nossa deu um calote milionario em toda baixada.
    chico do tote era o proprietario dessa empresa com um sócio por nome amerildo.
    os dois tão rico com o suor do trabalhador.
    chico do tote sumiu de viana, inclusive deu calote até em seus proprios seguranças policiais de viana.
    kd a justiça nessa hora? kd o ministerio publico? kd a policia federal?
    chico do tote confia em dois irmãos que são policiais Bacabal.
    ele ta com uma casa boa em viana só com o dinheiro do povo vianense, sem falar em milhões em contas de laranjas.
    falta de aviso não foi, cansei de dizer que esse chico do tote nunca foi evangélico ele só enganava a Igreja com seu papo de uma boa conversa.
    pilantra estelionatário

  25. na cidade de viana maranhão mais um caloteiro deu calote no povo vianense
    compra premiada eletro nossa deu um calote milionario em toda baixada.
    chico do tote era o proprietario dessa empresa com um sócio por nome amerildo.
    os dois tão rico com o suor do trabalhador.
    chico do tote sumiu de viana, inclusive deu calote até em seus proprios seguranças policiais de viana.
    kd a justiça nessa hora? kd o ministerio publico? kd a policia federal?
    chico do tote confia em dois irmãos que são policiais Bacabal.
    ele ta com uma casa boa em viana só com o dinheiro do povo vianense, sem falar em milhões em contas de laranjas.
    falta de aviso não foi, cansei de dizer que esse chico do tote nunca foi evangélico ele só enganava a Igreja com seu papo de uma boa conversa.
    pilantra estelionatário.
    Ele tá escondido em Bacabal esse chico do trote

  26. É simples provar que fez a previsão antes!

    Cria a previsão no Word ou writer, converte em PDF, abre o PDF criado no Adobe Acrobat Reader DC, vai a ferramentas > Certificados > Abrir, no documento aparece “Marcador de hora”, é só certificar-se que tem um servidor definido, como por exemplo “http://timestamp.digicert.com” e guardar a previsão assinada digitalmente por um servidor marca temporal de dia/ hora.
    Publica no web site a noticia juntamente com o PDF… ou publica o PDF depois se de fato não a pode publicar antes do acontecimento por algum motivo legal.

    Ao contrário dos selos/ recibos do correio, assinatura confirmada pelo cartório e tal, a assinatura digital “marca temporal” de uma empresa como a Digicert, GlobalSign, Entrust, SwissSign e outras não são fáceis de falsificar por um trapaceiro qualquer… e por isso já podem ser levadas mais a sério… tanto no Brasil como no resto do mundo.

    E tanto o Libreoffice Writter como o Adobe Reader DC e o servidor de marca temporal (mencionado), são gratuitos.

    O Jucelino Luz sabe, porque já lhe enviei mensagens para que ele fizesse isso (assinatura digital com marcador de hora seguro)… mas nunca o fez… provavelmente porque assim não seria possível falsificar as previsões!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui