25.7 C
São Paulo
quinta-feira, julho 7, 2022

É verdade que o ex-presidente Lula tentou fugir do país?

- Publicidade -

Notícia compartilhada nas redes sociais afirma que o ex-presidente Lula teria fugido do país para escapar de ser preso! Será verdade?

Lula foi o assunto do dia 04 de março de 2016 na internet (e fora dela também), após a divulgação da sua intimação para depor na Polícia Federal, no Aeroporto de Guarulhos (SP), na Operação Java Jato!

E, junto com diversas notícias sobre o ocorrido, uma que se espalhou rapidamente pelo Facebook e pelo WhatsApp é que afirma que o ex-presidente teria tentado fugir do país antes de se apresentar à Polícia, mas que seus planos teriam sido estragados pela PF.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Lula teria tentado fugir do país para não prestar depoimento! Será verdade?
Lula teria tentado fugir do país para não prestar depoimento! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Todos os blogs que reproduziram essa notícia citaram como fonte o site Pensa Brasil, que não dá provas de que isso seja verdade mesmo.

Não encontramos a denúncia em nenhum site de notícias sério que comprove as informações divulgadas pelo Pensa Brasil. O que nos leva a duas hipóteses: Ou o Pensa Brasil conseguiu uma informação exclusiva (tão exclusiva que só ele viu) ou não procuramos direito.

Caso você ache que não procuramos direito (e/ou que estamos defendendo o Governo), nos ajude a procurar provas de que isso seja verdade!

Notícia recorrente

Aliás, essa não é a primeira vez que o Pensa Brasil publica “notícias” afirmando “com toda a certeza” que o ex-presidente já teria fugido do país! Uma busca no site e podemos ver que, de acordo com o Pensa Brasil, Lula já “teria fugido” do país em diversas outras ocasiões.

O Pensa Brasil é conhecido aqui no E-farsas por publicar várias notícias que já mostramos serem falsas como, por exemplo, aquela que dizia que o PT teria mandado o iluminar o Palácio do Planalto com as cores vermelhas ao saber do impeachment da Dilma!  

- Publicidade -

De acordo com diversos sites de notícias, como o G1, a Polícia Federal “convidou” Luiz Inácio para ir à Polícia Federal no dia 04 de março de 2016, às 8h40 da manhã, e Lula foi levado para o Aeroporto de Congonhas, chegando lá 10 minutos depois. De acordo com a Folha de São Paulo, Lula estava em seu apartamento, em São Bernardo do Campo (SP), quando os agentes da Polícia chegaram no local, às 6 da manhã.

Quanto à versão que afirma que o ex-presidente teria fugido do país logo após prestar depoimento, ela também não se sustenta, pois Lula foi fotografado e entrevistado todo o resto do dia, como podemos verificar no Portal R7, por exemplo. O jornal O Globo explica que após o depoimento Luiz Inácio foi direto para o centro da cidade de São Paulo, onde fica a sede do Partido dos Trabalhadores!

Conclusão

Não há provas de que Lula tenha tentado fugir do país antes de ter sido levado pela Polícia Federal para prestar depoimentos! O site que publicou essa notícia é conhecido por publicar diversas histórias inverídicas sobre o governo e não cita nenhuma fonte que comprove o fato.  

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Se Lula quisesse fugir, já o teria feito. Dia 26 de fevereiro nossa grande e isenta imprensa foi comunicada antecipadamente pelo juiz Sérgio Moro do que iria ocorrer, com todos os detalhes, com data marcada para 29 de fevereiro ou 01 de março. Mas, como essa informação vazou, adiou=se por algumas horas a tal operação.

    Leia detalhes da matéria
    Assessor espera ação da Lava Jato contra Lula e família na semana que vem
    publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 18:45
    em http://www.viomundo.com.br/denuncias/assessor-de-lula-espera-acao-da-lava-jato-contra-ex-presidente-na-semana-que-vem-ate-caseiros-de-sitio-frequentado-por-lula-teriam-sigilos-fiscal-bancario-e-telefonico-quebrados.html

  2. Esse Gilmar, sempre defendendo o PT, desde que o E-farsas era verde! Que absurdo. Onde já se viu, revelar a verdade sobre uma situação? Que vergonha, Gilmar… que vergonha.

  3. Sandra Tolfo diz que “até o momento não tem nenhuma prova contra ele”. É melhor ler mais jornais, revistas; assistir aos noticiários, ouvir rádio. A PF está com MUITAS provas contra “ele”. E vão aparecer muitas mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui