13.2 C
São Paulo
sexta-feira, setembro 24, 2021

Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

- Publicidade -

Frase atribuída a Emílio Odebrecht diz que sua empresa não conseguia trabalhar com propinas na época da ditadura militar no Brasil! Será verdade?

A foto com a frase supostamente dita pelo empresário Emílio Odebrecht se espalhou nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2017, indo parar no nosso grupo fechado do Facebook. De acordo com o texto, Odebrecht teria dito durante audiência de delação que, na época da ditadura militar, era impossível subornar os militares e que não havia brechas para propinas. Por isso, sua empresa nunca ganhou nenhum centavo com os militares!

A frase dá a entender que na época da ditadura militar no Brasil não havia corrupção e que a Odebrecht só começou a ganhar dinheiro há poucos anos…

Será que isso é verdade? Emílio Odebrecht disse mesmo isso em seu depoimento à Justiça Federal?

Emílio Odebrecht teria dito que nunca conseguiu subornar ninguém durante a Ditadura! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, não há nenhuma prova de que o empresário tenha dito isso mesmo em seu depoimento à justiça. Podemos averiguar isso nos vídeos gravados durante a delação de Emílio Odebrecht (são vários vídeos, tenha paciência)!

Em segundo lugar, sua audiência aconteceu em dezembro de 2016. A imagem espalhada pelas redes sociais diz que a delação teria ocorrido em abril de 2017…

O texto com erros de ortografia (“foi propor” ao invés de “fui propor”, por exemplo) nasceu em uma página conhecida aqui do E-farsas por criar inúmeros factoides contra o governo. Rapidamente, outras páginas semelhantes – como a “Acorda Brasil” e “Muda Brasil” – começaram a espalhar esse rumor como sendo real!

Menção aos Militares

A única menção de Emílio aos militares em seu depoimento foi em relação ao fato do empresário ter entrado em contato com Golbery de Couto e Silva, idealizador do Serviço Nacional de Informações (SNI), para “ajudar nas questões em que [ele] era apertado para poder fechar um contrato em conjunto com os soviéticos em Angola”. A Odebrecht ganhou, sim, dinheiro na época do regime militar!

Como podemos ver no próprio site da empresa, a Odebrecht já tinha contratos com o Governo desde antes do período do militarismo no Brasil. Se essa frase tivesse tivesse saindo mesmo da boca de Emílio Odebrecht, ele estaria mentindo!

Conclusão

- Publicidade -

Emílio Odebrecht não disse essa frase! Uma página do Facebook especializada em inventar notícias falsas contra o governo criou esse factoide e outras página copiaram e ajudaram a disseminar mais essa e-farsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

31 COMENTÁRIOS

  1. As bolsonetes que tem sonhos eróticos com homens fardados sempre querendo manipular a opinião pública para acreditarem que na época do regime militar não existia corrupção e era tudo às mil maravilhas. Sendo que quem tem o mínimo de conhecimento de História sabe que quem afundou o Brasil foram os militares, colocados no poder a mando do governo dos EUA para barrar o desenvolvimento do país. Para eles é muito mais vantajoso sermos um país de terceiro mundo, não querem mais um país desenvolvido para concorrer com eles.

  2. Não só tinha corrupção na época da ditadura como o que não tinha era a divulgação da mesma. Quem denunciava as corrupções que os militares praticavam era torturado e/ou morto por eles…

  3. NUNCA HOUVE UMA DITADURA PORTANTO A FALA NÃO EXISTIU DE FATO. O QUE HOUVE FOI UM GOV MILITAR E QUE ERA ANOS LUZ MELHOR QUE ESSA DESGRAÇA COMUNISTA A QUAL ESTAMOS SOBREVIVENDO.

  4. A coisa mais fácil que existe neste Brasil é identifica um petista, basta prestar atenção na maneira deles se expressarem… Sempre perdem a esportiva por verdadeira falta de argumentos para contestar os FATOS! Partem logo para o ódio, o rancor e a violência através de palavras de baixo calão!

  5. No portal G1 tem a gravação original do depoimento do Emílio Odebrecht em que ele declara com todas as letras um episódio em que teve uma conversa com um Major do COMAR onde insinua uma propina pra liberar sua obra e o Major coloca um revólver em cima da mesa e pergunta: ” O Senhor quer dizer o que mesmo?” Emílio comenta: ” Pensei que ia morrer Dr, com Eles não tinha acordo”
    Engraçado ver esse no te de RETARDADO FALANDO BOSTA sem ter a pachorra de ver o vídeo… COMUNISTA É ASSIM NÀ O LÊ E NÃO SABE LER PORR A NENHUMA E ACREDITA EM TODO JORNALISTA OU BLOGUEIRO IMBECIL QUE AFIRNA O QUE QUER E ENCANTA OS MUARES IGNÓBEIS ACÉFALOS….
    Só no Governo Médice foram co seguidas 15 Hidrelétricas, e se não fosse isso vcs não teriam ebergenergia em suas casas ou nas indústrias.
    Quem construiu os Aeroportos, Portos, Rodivias deste país? Os Democratas que assumiram o poder em 85 não foram, aliás os CORTUPTOS nem terminaram a ferrovia Norte Sul em 31 anos….

  6. O Emílio Odecrecht disse que nunca ganhou um centavo de propina, ele se refere a propina, agora contrato é claro que tinha, esta empreiteira foi fundada em 1944, pelo amor de deus. Esta declaração não consta nos autos, foi uma observação que foi feita fora do depoimento, mas é claro que ele fez, A Cobal foi fundada em 1962 e realmente foi administrada por militares. Nenhum Presidente Militar ficou rico quando deixou o governo, alguns depois passaram dificuldades financeiras. Eu nunca vi um bando de retardados falar tanta merda na minha vida, vão estudar e parem de fumar baseado.

  7. Que ditadurinha de merda, o Regime Militar, o brando, que não fuzilou seus opositores PEÇONHENTOS no paredão, como fizeram as DITADURAS comunistas.

    E deu no que deu.

    Porque não fizeram o mesmo com a Petrobras em 1970, quando Geisel era o presidente da estatal?

  8. Não discutam. Observem. Pesquisem. O que faz um corrupto ? Leva dinheiro, propina para facilitar a vida de ricos e poderosos. Então não analisem por suposições, façam como os cientistas e analisem por fatos, por resultado. Digam o nome de um general que morreu rico, milionário, com apartamentos em Paris, Miami, castelos, dono de faculdades, universidades, empresas, empreiteiras. Vá, unzinho aí. É só dar o nome e as riquezas que conseguiu. Ou eram corruptos que não gostavam de dinheiro?
    Ah!sim, e se quiserem um NOMEADO PELO LULA em 2005 eu apresento. Othon Luiz Pinheiro. Viram como fatos enterram versões.

  9. Verdade ou farsa?
    Em primeiro lugar, não há nenhuma prova de que o empresário tenha dito isso mesmo em seu depoimento à justiça. Podemos averiguar isso nos vídeos gravados durante a delação de Emílio Odebrecht (são vários vídeos, tenha paciência)!

    Conclusão
    Emílio Odebrecht não disse essa frase!

    what? Quer dizer que o editor é o dono da verdade?
    Não existe prova que ele falou, mas existe prova de que ele não falou ou negando? O Emílio algum dia negou?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui