Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

Conspirações

Emílio Odebrecht disse em depoimento que não havia propina na Ditadura?

Frase atribuída a Emílio Odebrecht diz que sua empresa não conseguia trabalhar com propinas na época da ditadura militar no Brasil! Será verdade?

A foto com a frase supostamente dita pelo empresário Emílio Odebrecht se espalhou nas redes sociais na segunda quinzena de abril de 2017, indo parar no nosso grupo fechado do Facebook. De acordo com o texto, Odebrecht teria dito durante audiência de delação que, na época da ditadura militar, era impossível subornar os militares e que não havia brechas para propinas. Por isso, sua empresa nunca ganhou nenhum centavo com os militares!

A frase dá a entender que na época da ditadura militar no Brasil não havia corrupção e que a Odebrecht só começou a ganhar dinheiro há poucos anos…

Será que isso é verdade? Emílio Odebrecht disse mesmo isso em seu depoimento à Justiça Federal?

Emílio Odebrecht teria dito que nunca conseguiu subornar ninguém durante a Ditadura! Será verdade?

Verdade ou farsa?

Em primeiro lugar, não há nenhuma prova de que o empresário tenha dito isso mesmo em seu depoimento à justiça. Podemos averiguar isso nos vídeos gravados durante a delação de Emílio Odebrecht (são vários vídeos, tenha paciência)!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Em segundo lugar, sua audiência aconteceu em dezembro de 2016. A imagem espalhada pelas redes sociais diz que a delação teria ocorrido em abril de 2017…

O texto com erros de ortografia (“foi propor” ao invés de “fui propor”, por exemplo) nasceu em uma página conhecida aqui do E-farsas por criar inúmeros factoides contra o governo. Rapidamente, outras páginas semelhantes – como a “Acorda Brasil” e “Muda Brasil” – começaram a espalhar esse rumor como sendo real!

Menção aos Militares

A única menção de Emílio aos militares em seu depoimento foi em relação ao fato do empresário ter entrado em contato com Golbery de Couto e Silva, idealizador do Serviço Nacional de Informações (SNI), para “ajudar nas questões em que [ele] era apertado para poder fechar um contrato em conjunto com os soviéticos em Angola”. A Odebrecht ganhou, sim, dinheiro na época do regime militar!

Como podemos ver no próprio site da empresa, a Odebrecht já tinha contratos com o Governo desde antes do período do militarismo no Brasil. Se essa frase tivesse tivesse saindo mesmo da boca de Emílio Odebrecht, ele estaria mentindo!

Conclusão

Emílio Odebrecht não disse essa frase! Uma página do Facebook especializada em inventar notícias falsas contra o governo criou esse factoide e outras página copiaram e ajudaram a disseminar mais essa e-farsa!

Continue lendo
31 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo