19.9 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

Encontraram uma múmia dentro de uma estátua do Buda?

- Publicidade -

É verdadeira ou falsa a noticia afirmando que exames de tomografia revelaram que há uma múmia dentro de uma estátua do Buda?

A suposta descoberta apareceu na web no dia 21 de fevereiro de 2015. De acordo com o artigo, pesquisadores descobriram que uma estátua chinesa do Buda de mais de 1000 anos de idade possui um corpo mumificado em seu interior.

Exames de tomografia computadorizada teriam revelado algo surpreendente: A estátua escondia o corpo mumificado de um mestre budista, que morreu por volta do ano de 1100!

Será que essa história é real?

Estátua do Buda teria uma múmia escondida em seu interior! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/YouTube)
Estátua do Buda teria uma múmia escondida em seu interior! Verdade ou farsa? (foto: reprodução/YouTube)

 

Verdadeiro ou falso?

Por mais incrível que possa parecer, a notícia é real!

Os testes foram feitos em dezembro de 2014 no Centro Médico Meander em Amersfoort (Holanda), onde a estátua foi submetida a exames de endoscopia e de tomografia computadorizada, sob a supervisão do especialista em arte budista Erik Brujin.

Estátua sendo submetida a exames em um centro médico holandês! (foto: Reprodução/YouTube)
Estátua sendo submetida a exames em um centro médico holandês! (foto: Reprodução/YouTube)

Não se sabe ao certo a identidade da múmia dentro da estátua (até o momento, é a única desse tipo já encontrada), mas acredita-se que seja um mestre budista chamado Liuquan, que morreu por volta de 1100 d.C.

- Publicidade -

A equipe de pesquisadores também descobriu que os espaços que antes eram ocupados pelos órgãos do morto foram preenchidos com pedaços de papel escritos com caracteres chineses antigos.

A estátua com a múmia, que estava no Museu Drents na Holanda, ficará em exposição até maio de 2015 no Museu de História Natural Húngaro.

Conclusão

A notícia é real! Uma múmia foi mesmo encontrada dentro de uma estátua do Buda.

Sugestão do leitor Álvaro Ribeiro, através do nosso fórum no Facebook!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

6 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui