Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Esfera de metal com material biológico veio do espaço?

Falso

Esfera de metal com material biológico veio do espaço?

Cientistas teriam encontrado na atmosfera uma microscópica esfera de titânio recheada com material biológico e discutem se a vida na Terra teria nascido dessas sementes! Será?

No dia 20 de fevereiro de 2015, diversos sites apareceram com a incrível notícia de um grupo de cientistas liderado pelo astrobiólogo Milton Wainwright – no Centro de Astrobiologia da Universidade de Birmingham (Inglaterra) – que teria encontrado uma esfera de titânio com diâmetro menor que a espessura de um fio de cabelo recheada com um material biológico.

A microscópica esfera teria sido encontrada em um balão de estudos, a uma altitude de 27 quilômetros, que ao recolher partículas na estratosfera acabou por capturar a pequena “semente” extraterrena.

A descoberta foi publicada em um jornal científico e fez com que muitos começassem a levantar teorias de que a vida na Terra teria surgido de materiais semelhantes, “semeados” aqui no nosso planeta há milhões de anos.

Mas será que essa história é real?

Esfera do tamanho de 30 mícrons teria vindo do espaço cheia de material orgânico! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

Esfera do tamanho de 30 mícrons teria vindo do espaço cheia de material orgânico! Será verdade? (foto: Reprodução/YouTube)

 

Verdadeiro ou falso?

Apesar da notícia aparecer aqui no Brasil em fevereiro de 2015 (alguns sites, como o da Revista Galileu, publicaram o tal estudo como sendo recente), a alegada descoberta é de 2013 e foi publicada em janeiro de 2014 no Journal of Cosmology.

Até aqui, tudo verdade! Agora, vamos à parte duvidosa da história.

O citado jornal cientifico já é conhecido no meio acadêmico pela sua falta de credibilidade e por aceitar qualquer tipo de “estudo” sem a menor verificação prévia. 

Um exemplo disso é um outro artigo que afirmava ter descoberto bactérias vindas do espaço, publicado no mesmo jornal em 2013, pelo mesmo grupo liderado também pelo senhor Milton Wainwright. Na época, centenas de sites ficaram eufóricos por causa da descoberta, mas ficou comprovado que tudo não passou de um engano, pois as bactérias que supostamente seriam extraterrestres eram, na verdade, apenas fragmentos daqui da Terra mesmo.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Nesse artigo do Universo Racionalista há mais alguns exemplos de estudos publicados no Journal of Cosmology, sem revisões, que provam a falta de comprometimento que o pessoal de lá tem com a divulgação científica. A revista também alega que todos os artigos publicados passam por revisões em pares, mas não fica claro em nenhum local quais são essas revisões!

Nesse caso da esfera de titânio que teria material biológico em seu interior, uma leitura no artigo publicado no Journal of Cosmology mostra que há muitas suposições e poucas provas do que se quer passar. Um exemplo disso é o fato de que o titânio também é encontrado aqui na Terra e parece não haver em nenhum trecho do estudo algo provando que o titânio da tal esfera seja extraterreno.

O próprio astrobiólogo admitiu ao jornal de língua inglesa Daily Mail que é impossível determinar se a esfera é mesmo de algum lugar fora da Terra. Sua equipe apenas supos isso por causa da alta velocidade que o pequeno objeto supostamente estaria no momento em que se chocou no balão de estudos da Universidade.

Fenômeno não é raro

O fato de uma esfera de titânio cair na atmosfera não é tão raro e já foi observado há anos por outros cientistas como podemos ver aqui e aqui, mas parece que a mídia não deu muita atenção pra isso na época.

Em outro trecho do artigo (talvez, o que tenha criado todo esse alvoroço) os autores do estudo dizem que:

“NANOmanipulação e EDX mostraram que a esfera de titânio contém um material carbonáceo não granular que sugerimos que seja um protoplasto biológica”

Obs: Deixamos a palavra “sugerimos” em negrito para mostrar que no próprio estudo há muita especulação e suposições!

Além disso, “material carbonáceo” não significa necessariamente “material vivo”, como alguns jornais dão a entender, e esse tipo de material pode ser encontrado também aqui na Terra em abundância!

Atualização 21/02/2015

Conforme muito bem observado pelo amigo Roberto Takata, no excelente artigo publicado no blog Gene Repórter,  a liga de titânio-alumínio-vanádio encontrada na suposta esfera alienígena é usada em artefatos espaciais como escudo de calor e o balão utilizado no “experimento” dos autores foi lançado no dia 31 de julho de 2013, o mesmo dia em que o cargueiro espacial Progress M-023M fez uma reentrada destrutiva na atmosfera depois de levar suprimentos para a EEI. Além disso, o foguete Delta 2 também reentrou na atmosfera nesse mesmo dia, liberando fragmentos de seu corpo no ar! Pode ser que uma coisa não tem a ver com a outra, mas mostra que esse tipo de “sujeira” presente nos nossos céus é “comum”!

Conclusão

Um grupo de cientistas detectou uma esfera de titânio microscópica em um balão que havia sido levado à 27 quilômetros de altitude. Como em seu interior foi detectado um material a base de carbono, foi levantada a hipótese daquilo ser alguma forma de “semeadura” de vida enviada por extraterrestres. Como o estudo foi publicado em um jornal científico de pouca credibilidade pelo mesmo grupo que já publicou outros artigos que se provaram errados posteriormente, não podemos ficar muito esperançosos quanto à origem alienígena da tal semente!    

Continue lendo
13 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo