18.9 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Estudo revelou que miojo é pior pra saúde do que maconha?

- Publicidade -

É verdade que um estudo feito nos Estados Unidos provou que o consumo de maconha é menos prejudicial do que o de macarrão instantâneo?

A notícia apareceu na web no final de junho de 2016 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, um estudo de 3 meses de duração coordenado por James Hukc teria concluído que o consumo de macarrão instantâneo (o famoso “miojo”) causa mais “retardamento mental” do que fumar maconha!

Os pesquisadores, segundo o que afirma a manchete, teriam acompanhado 50 pessoas que consumiam ‘a erva verde’ todos os dias e outras 50, que comiam miojo com a mesma frequência.

Após 3 meses, o estudo teria revelado que o grupo da cannabis teve uma queda na produtividade cerebral de 2%, enquanto que o grupo do macarrão instantâneo teve uma queda de 12%!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

maconha-vs-miojo
Estudo teria comprovado que a maconha é menos nociva que o Miojo! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Todos os sites e blogs que publicaram esse estudo citam como fonte o Portal Atualizado (já conhecido aqui no E-farsas por inventar inúmeras notícias que se provaram falsas) e esse site não cita nenhuma fonte!

  • Quando o estudo foi conduzido?
  • Onde o estudo foi feito?
  • Onde estão os links com os artigos científicos?

Uma busca por “James Hukc” só nos retorna textos de sites e blogs que apenas copiaram essa mesma matéria. Não encontramos nenhum estudo assinado por James Hukc!

Macarrão Instantâneo faz mal

Numa pesquisa realizada na Coreia do Sul em 2014, a equipe do doutorando da Universidade de Harvard, Hyun Shin, analisou cerca de 11 mil pessoas com idades entre 19 e 64 anos e constatou que as mulheres que comiam mais miojo tinham maiores chances de desenvolverem “síndrome metabólica”, com aumento da pressão arterial e dos níveis de açúcar no sangue.

Maconha faz mal à saúde

Da mesma forma, inúmeros estudos mostram que o consumo de maconha também traz sérios à saúde como esquizofrenia e problemas no pulmão!

Conclusão

- Publicidade -

Não encontramos nenhum estudo que comprove que o macarrão instantâneo é mais prejudicial para a saúde do que o cigarro de maconha!   

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

30 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer pessoa com o minimo de bom senso veria que isso é falso. Estudo científico pra analisar efeitos sobre a saúde do que quer que seja com 3 meses de duração? Só isso já mata a “notícia”…

  2. Essa é a típica notícia para burguês retardado maconheiro que passa o dia no DCE da USP/PUC pensando em fazer uma passeata pela legalização da maconha ou algum “movimento çoçial” contra o “golpe” da “burguesia elitista” na presidANTA eleita “pelo voto di 54 milão di brazileiros que não votaram no Temer”…apesar dele ser o vice…

    • So errou em dizer que maconha causa esquizofrenia. Ele pode acelerar o aparecimento em quem já viria a ter mas não causa, pois estudos mostram que mesmo a maconha ficando mais forte com o tempo e mais pessoas fumando, o número de esquizofrênicos nunca aumentou.

  3. Efarsas deu mole dessa vez. 1 Estudo é 1 estudo, não é uma teoria nem comprova hiposteses. É preciso replica-lo, antes de tirar conclusoes. Como é o caso da esquizofrenia. Diferente dos estudos que comprovam a eficiencia do canabidiol pra combater epilepsia, por exemplo. Brasileiros deveriam buscar fontes fora do Brasil, estamos ficando para trás demais.
    http://www.leafscience.com/2014/06/27/marijuana-doesnt-increase-lung-cancer-risk/
    Fumante mata maços por dia maconheiros pesados nao aguentam meio maço.
    Alcatrao é adicionado ao tabaco entao nao sei ate que ponto essa parte de maconha tb ter faz sentido.

  4. kkkkk.. Esse nissin da o que falar eim!
    Cara, realmente é de se pensar isso mesmo, já que esse alimento ai é um pouco maléfico mesmo..

    Na verdade galera, tudo em EXCESSO faz mal a saúde, seja o que você for comer…

    Então o ideal é fazer uma dieta boa e equilibrada, assim não terá problemas de saúde relacionada a alimentos ingeridos de forma errada… Fica a dica ; ) …

    Ah, ótimo post galera do E-Frases.. Parabéns 😀

  5. Ei blog fuleiro, maconha só da esquizofrenia para quem já tem problema de cabeça, pq potencializa a doença, quem é “normal” isso n se aplica, e os pulmões, MENTIRA TBM, porra, ta precisando ler uns artigos científicos de vergonha, procura as faculdades e impressas privadas do ramo que eles mesmo tem seus cientistas,como no cannada, Europa e algumas no EUA, onde tem os maiores centro de pesquisa, antes de querer afirma algo, pesquise direito, se n passa vergonha, só para os leigos que vcs “arrasam” rss.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui