28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Fenômeno luminoso nos céus de Caxambu! Qual é a explicação?

- Publicidade -

Vídeo mostra luzes rodeando uma espécie de portal em meio às nuvens nos céus da cidade mineira de Caxambu! Seriam ETs? Descubra a explicação desse fenômeno aqui no E-farsas!

O vídeo não é novo, mas voltou a se espalhar através das redes sociais – sobretudo, no Twitter – na segunda semana de dezembro de 2018. Nele podemos ver uma gravação do céu em algum lugar (que, no Twitter, foi publicado como sendo na cidade mineira de Caxambu) no exato momento em que luzes fazem um tipo de portal arredondado entre as nuvens!

Em apenas uma das publicações, as imagens já haviam sido vistas mais de 96 mil vezes poucas horas após a sua postagem. Um monte de gente levantando uma série de teorias para o fenômeno, que vão desde a visita de alienígenas a um simples fenômeno meteorológico, mas qual é a explicação para isso?

Qual é a explicação?

Em primeiro lugar, o vídeo não foi gravado em Caxambu! Nas buscas que fizemos nos principais jornais de Minas Gerais – bem como nos jornais da cidade citada – não encontramos nenhuma notícia a respeito.

Além disso, no YouTube há várias publicações desse mesmo vídeo e, em cada publicação, o fato teria ocorrido em um lugar diferente! Nessa postagem de junho de 2018, por exemplo as luzes teriam sido flagradas nos céus da cidade de Córdova, na Argentina:

Origem

No meio de tantas versões da suposta origem desse vídeo, encontramos a imagem que deu origem a ele. Em janeiro de 2011, o site russo Kosmopoisk publicou uma matéria falando sobre um fenômeno meteorológico chamado Fallstreak Hole (ou Nuvem Perfurada em inglês).

A explicação para isso, segundo o Wikipedia, é:

“Esses buracos são formados quando a temperatura da água nas nuvens está abaixo do ponto de congelamento, mas a água, em um estado super-resfriado, ainda não congelou devido à falta de nucleação de gelo. Quando cristais de gelo se formam, um efeito dominó é desencadeado devido ao processo de Bergeron, fazendo com que as gotículas de água ao redor dos cristais se evaporem: isso deixa um buraco grande, muitas vezes circular, na nuvem.”

Voltando à publicação do Kosmopoisk, uma das fotos usadas para ilustrar a matéria foi essa, tirada em 2003, por Wayne Carter, nos Estados Unidos:

- Publicidade -

Foto: Reprodução/Google Images/Wayne Carter

O vídeo que ficou famoso na web foi fabricado a partir dessa fotografia em um canal do YouTube chamado All Awesome. Para quem não conhece, esse é um dos muitos canais especializados em criar vídeos falsos de supostos avistamentos de discos voadores, entre outras teorias malucas da conspiração.

O vídeo das luzes dançando em torno de um buraco nas nuvens foi publicado nesse canal em maio de 2017 e teve poucas visualizações:

https://www.youtube.com/watch?v=6f09FdMYn5s

Conclusão

O vídeo que mostra um fenômeno de luzes dançantes nos céus de uma cidade mineira é, na verdade, uma montagem feita em 2017 em cima de uma foto de 2003!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

27 COMENTÁRIOS

    • Lula, Gleise, Haddad, Jean Willis, Maria do Rosário… só gente boa representa esse energúmeno!!!
      Clã dos Bozonaro, Queiroz, Lorenzoni, Astrólogo Olavo do Car(v)alho, lexandre Frota… só bandidos, estúpidos, terraplanistas, arrombados (no caso do Frota, LITERALMENTE) e analfabetos funcionais, representam seu novo presidente fascista e corrupto!!! Vai lá, defensor de bandido! HAHAHHAHAHAH Defende aí os corrupto tudo, vai! O – T – Á – R – I – O!!!!!!!!!!!

    • ELENAOMEREPRESENTA, a sua progenitora (aquela que jogou fora o feto e ficou com a Placenta) também não me representa!!!!
      “Foulda-se”, ela não foi eleita pra nada. Quem vive de passado é museu, o que importa agora é o Clã dos Corruptos, representado pelo fascista-mór que você defende com unhas e dentes! E aí, já tomou seu suco de laranja hoje, otário?

      • Foulda-se se sua mãe foi eleita, te pariu, ou não! Mas, se ele (O Mito e o clã dele) são corruptos, o que dizer do vosso clã, o clã do seu “troço” preso na Papuda?! Quem é você, infeliz placenta, néscio de carteirinha, para argumentar algo comigo!

        • Foulda-se se sua mãe foi eleita, te pariu, ou não!
          Ui, que fino! Já falei, não mete a mãe no meio que eu faço o mesmo na sua!
          Mas, se ele (O Mito e o clã dele) são corruptos, o que dizer do vosso clã
          Então um erro justifica o outro? Não eram contra a corrupção? A corrupção do PT não pode, mas do Coiso, pode?
          o clã do seu “troço” preso na Papuda?!
          Imbecil, se está falando do Lula, 1) ele não é meu, 2) quero que ele apodreça na cadeia e 3) ele não está na Papuda, retardado mental.
          Quem é você, infeliz placenta, néscio de carteirinha, para argumentar algo comigo!
          Quem é você, analfabeto funcional, pederasta imbecil, defensor de corrupto, para argumentar algo comigo?

  1. […] Como vocês podem perceber, a explicação para este fenômeno é bastante simples. Vez ou outra eu fico sabendo de teorias da conspiração envolvendo fallstreak holes. São teorias que dizem que são OVNI’s, são formados pelo HAARP, são resultado de um experimento secreto, etc. Há situações em que fazem montagens nas fotos, colocando luzes em torno do buraco para deixar tudo mais misterioso. O e-farsas falou de um caso desses que circulou pelo WhatsApp, onde um fallstreak hole aparece com supostas luzes. As luzes, claro, são resultado de uma montagem e tudo foi bem explicado. […]

  2. SE FOI NA RUSSIA, TEM MUITA COISA POR TRAZ DISSO…… EUA E RUSSIA TEM PACTO DE SEGREDO SOBRE ALIENIGENAS…..CERTAMENTE A RUSSIA ESTA ESCONDENDO A VERDADE …

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui