15 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022

Foto mostra a Terra, Vênus e Júpiter vistos de Marte! Será verdade?

- Publicidade -

Fotografia supostamente tirada pela sonda Perseverance, em Marte, mostra a Terra, Vênus e Júpiter alinhados! Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

A foto começou a se espalhar nas redes sociais no final de fevereiro de 2021, alguns dias após a sonda Perseverance pousar em Marte – em 18 de fevereiro de 2021. Nela podemos ver um céu alaranjado e 3 pontos luminosos alinhados bem ao centro da cena.

De acordo com o texto compartilhado juntamente com a imagem, os pontos luminosos seriam os planetas Terra, Vênus e Júpiter vistos de Marte e que ela teria sido tirada pelas câmeras da sonda Perseverance!

Será que essa foto é verdadeira ou falsa?

A sonda Perseverance tirou essa foto em Marte da Terra, Vênus e Júpiter alinhados! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 18 de fevereiro de 2021, o rover Perseverance pousou no solo marciano. Após uma viagem de pouco mais de 6 meses, o veículo de uma tonelada começou a enviar imagens de Marte para a Terra.

Não demorou para que muito rumor e desinformação começassem a se espalhar na web e uma delas foi essa foto que supostamente mostra 3 planetas alinhados.

Ao receber essa imagem, duas dúvidas surgiram logo de cara:

  1. Essa foto é recente?
  2. Essa foto é real?

Para responder a primeira pergunta, bastou uma busca reversa pela imagem nas ferramentas Tineye e Google Images para descobrirmos que ela já circula há pelo menos 10 anos na web. 

O blog de língua inglesa Adventures in Space/Time, por exemplo, já havia publicado essa foto em julho de 2010, em uma publicação sobre a “dança dos planetas”, dos movimentos que alguns planetas fazem no espaço.

- Publicidade -

Quanto à segunda pergunta, a resposta é: Não! A foto não é real!

Em 2012, o astrônomo Phil Plait estudou a imagem e concluiu que ela tinha vários indícios de ter sido criada com a ajuda de um software que cria simulações planetárias como o Starry Night ou o SkySafari.

Uma das “falhas” são as letras “NE” no canto da imagem, que denuncia a direção “northeast” (nordeste) marcada pelo software:

Detalhe mostra que imagem foi criada em um software! (foto: Reprodução/Phil Plait)

Em maio de 2019, a NASA divulgou fotos do pôr-do-sol em Marte, ela foi tirada pela sonda Spirit, em 2015.

Nessa outra foto de 2014, a NASA mostra a Terra e a Lua alinhadas no céu de Marte!

Conclusão

A foto que mostra a Terra, Vênus e Júpiter alinhados no céu de Marte não é recente, não foi tirada pela sonda Perseverance e não é real! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui