18.2 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Foto mostra caçador segurando o maior gafanhoto do mundo!

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Será verdadeira a foto de um caçador segurando um gafanhoto várias vezes maior que o normal?

A imagem não é nova. Circula pela web há mais de uma década e deixa a todos intrigados. Um senhor segurando pelas patas traseiras o que parece ser o maior inseto já abatido na face da terra!

Mas será que essa foto é verdadeira ou falsa?

Dá uma boa olhada e depois veja o que descobrimos:

Foto do gafanhoto gigante que circula pela web há mais de uma década!
Foto do gafanhoto gigante que circula pela web há mais de uma década! (recebida por e-mail)

A foto é falsa!

Em primeiro lugar, de acordo com uma publicação da revista National Geographic de 2007, alguns insetos já chegaram a ser gigantes, mas isso ocorreu há milhares de anos.

Na nossa era, devido à diminuição da oferta de oxigênio na atmosfera e a menor proporção de seu corpo dedicado ao seu sistema traqueal, que funciona como um pulmão, é bem menos eficiente em insetos grandes.

Ou seja, quanto maior o bicho, mais oxigênio ele consome e maior teria que ser seu sistema respiratório.

Calculando por alto, o gafanhoto da foto (se fosse real) teria cerca de 80cm. Note que o caçador segura o animal com apenas uma das mãos e não parece fazer nenhum esforço para isso.

A agencia Corbis de imagens disponibiliza a venda dos direitos dessa imagem para uso comercial e afirma que a foto é mesmo falsa e que foi feita em 1937, na Dakota do Norte – EUA.

Whopper Hoppers

Segundo o Robinson Library, o tema “Gafanhotos gigantes” era bem popular em cartões postais nas Grandes Planícies americanas desde os anos 1910. Na época, os gafanhotos eram uma praga comum. Na foto abaixo podemos ver uma montagem feita em 1935, por um dos mestres nesse tipo de arte, Frank D. Conard, em Kansas.

Fotomontagem! Grilo sendo transportado de caminhão!
Fotomontagem! Grilo sendo transportado de caminhão! (reprodução)

E aqui, um gafanhoto atrapalhando a passagem de um trem:

Fotomontagem para um cartão postal ! Um gafanhoto tenta parar um trem!
Fotomontagem para um cartão postal ! Um gafanhoto tenta parar um trem! (rerodução)

Conclusão

Foto falsa! Apenas uma fotomontagem de uma época bem anterior ao Photoshop. (agradecimentos ao amigo e colaborador do E-farsas, Airton F. Lieuthier)

Sites pesquisados

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

9 COMENTÁRIOS

  1. A perícia teria que se fazer em cima dos negativo o de com técnicas detectaria a farsa assim como os astronautas que foram para lua…quem tiver o filme negativo e comprovar a veracidade na perícia está milionário pela autenticidade do filme negativo “a origem”..

  2. Nós temos no planeta uma quantidade de 21% de oxigênio e o ser humano consume apenas 5% deste. Contudo, os animais tem de modo geral um consumo de mais ou menos 1,2% dependendo de sua complexidade. Então não necessariamente um animal gigante como este gafanhoto da foto deveria ser falsa, já que eles sobreviveriam perfeitamente.

  3. Quer dizer que vc baseou sua conclusão em 3 pontos que vc tb não pode provar? 1º “parece” que o cara não esta fazendo força (o peso tem a ver com o tipo de massa que o animal possui, vc sabe falar sobre isso?; 2º Consumo de oxigênio ineficaz para o inseto (Pra isso vc deveria esclarecer como é respiração traqueal, além de ter ideia se este animal é raro, o que não faria nenhuma diferença a questão da qtde de oxigênio disponível na Terra, ou se é parte de um enxame, o que não parece ser o caso); 3º Uma revista afirmou ser falsa (ok baseado em que?).
    Da próxima vez que postar uma contestação sobre uma farsa, seja mais científico, pois, sinceramente, vc deu sua opinião e sua opinião não é material científico, ainda que a foto seja falsa ou real, pra mim tanto faz, agora ler uma desgraça de falseamento contestatório como o seu apenas descredibiliza pessoas que realmente pesquisam formas corretas e científicas de contestação de fatos ou teses.
    As únicas teses mais perto de uma boa contestação científica estão noa comentários, onde uma pessoas fala sobre a sombra e outra diz sobre os negativos.
    Conselho: da próxima vez consulte seus comentadores que parecem ser muito mais prudentes que vc!

      • Estão trabalhando com a mesma base do jornalismo atual. Baseiam no achismo, para depois ver se a conclusão feita é verídica ou não.
        Sem provas nos argumentos citados, deveriam tirar a matéria do ar. Já que por si só, essa matéria do e-farsas, é uma farsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui