23.3 C
São Paulo
segunda-feira, setembro 27, 2021

Foto mostra como era a NASA antes do Power Point! Será?

- Publicidade -

Imagem mostra um enorme quadro-negro cheio de fórmulas e o texto espalhado juntamente com ela afirma que isso seria na NASA antes do Power Point! Será verdade?

A fotografia curiosa circula há anos pela web e afirma que os cientistas da NASA eram obrigados a usar lousas gigantes para fazer suas complicadíssimas fórmulas e cálculos que, se estivessem corretos, levariam seus foguetes para o espaço.

Essa imagem icônica teria aparecido em uma edição da revista Life e toda essa trabalheira, segundo o que circula por aí, era necessária porque ainda não existia o software Power Point para exibir essas equações em forma de slides.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

A NASA antes da invenção do Power Point! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)
A NASA antes da invenção do Power Point! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou farsa?

A fotografia não sofreu nenhuma edição ou manipulação digital, mas ela foi montada pelo fotógrafo!

Conforme explicamos no artigo a respeito dessa outra foto icônica antiga, nessa aqui o fotógrafo também manipulou a cena, pedindo para que os cientistas escrevessem uma série de equações quaisquer e que posassem para a foto.

Na verdade, essa foto foi tirada em outubro de 1957 e a NASA foi criada em julho de 1958. De acordo com a legenda da Getty Images, a imagem é de 6 cientistas não identificados usando escadas e uma grande lousa para trabalhar com as equações para as órbitas de satélites para sistemas Labs, na Califórnia.

Mesmo na NASA, os cálculos não eram feitos em grandes quadros-negros como esse. Na verdade, os cálculos eram feitos e refeitos em folhas de papel, que eram passados entre os matemáticos, que revisavam as fórmulas e cálculos e os repassavam ao próximo computador humano.

Conclusão

A foto que mostra a NASA antes da invenção do Power Point não é da NASA. Na verdade, o fotógrafo montou a cena e a fotografia foi feita 6 dias após o lançamento do satélite Sputnik 1, pela União Soviética!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Além de tudo, não faria sentido o Power Point estar envolvido. Cientistas usariam, no máximo, o Microsoft Visio para fluxogramas básicos, e ferramentas mais sofisticadas (e.g. Programas de acesso exclusivo pela própria NASA) para lançar um satélite pro espaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui