Será que a foto de um homem abraçando emocionado um bombeiro foi tirada durante o resgate das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho?
A imagem emocionante foi compartilhada nas redes sociais logo após o início dos trabalhos de resgate das vítimas do rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019. Na foto podemos ver um homem todo sujo de lama abraçando um bombeiro e o texto que acompanha a cena afirma que o fato foi flagrado após essa fatalidade – que fez centenas de vítimas.
Será que essa foto foi tirada após um resgate em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019?
Verdade ou mentira?
A foto é real, mas foi tirada antes da tragédia!
No dia 23 de janeiro de 2019 (dois dias antes do rompimento da barragem em Brumadinho), o perfil Bombeiros_MG do Twitter publicou a foto, enaltecendo o trabalho do Bombeiro Militar:
Aquele abraço de gratidão que dispensa as palavras, enobrece nosso trabalho e nos faz pessoas melhores.
Bombeiro Militar, o amigo certo nas horas incertas! pic.twitter.com/cYW3X7T33P
— Bombeiros_MG (@Bombeiros_MG) January 23, 2019
Mesmo a foto não tendo relação com o desastre de Brumadinho, alguns perfis (até perfis com nome de jornal, inclusive) publicaram a imagem como sendo do mesmo contexto e a foto acabou virando um símbolo do lindo trabalho desses profissionais.
Alguns políticos até ajudaram a espalhar o símbolo:

Qual é a origem da foto?
Essa foto não é nova e, só para se ter uma ideia, em maio de 2017, a 4° Companhia Independente de Bombeiros Militar de Patos de Minas usou a mesma imagem para comemorar os 40 anos da corporação na região:
A imagem em questão é de autoria do repórter fotográfico Aislan Henrique e foi tirada em 2011, em Patos de Minas (MG), durante o resgate de um pedreiro que ficou preso numa cisterna de 17 metros de profundidade.
Abaixo, a foto original:
Conclusão
A foto mostrando um homem abraçando um bombeiro após um resgate é de 2011, mas acabou virando símbolo da luta dos bombeiros no nobre trabalho de ajudar as vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho em 2019.
eeeee,Gilmar,parabens pelo trabalho ,
desde sempre!
Como se tivesse sido uma premonição, não que seja, mas nos faz refletir nesse sentido. Coincidência.
Parabéns pelo trabalho
Tipico FAKE do bem…
Se usar a foto para valorizar o trabalho dos Bombeiros…de uma forma geral…
Tá valendo…
Pena que “Fake News do bem” são exceção.
O trabalho dos bombeiros é repleto de atos de heroísmo diários. As pessoas que só reparam nesses momentos de tragédias. Eles não precisam de “fake do bem” pra ser valorizados – as pessoas de bem os valorizam sempre!
Gilmar ja tem outra foto de um homem sujo de barro dizendo ser tb de brumadinho onde ele teria salvo mais de 40 pessoas e feito massagem cardiaca que salvou a vida de outra. da uma checada la que a semana de fake news ta so começando