16.5 C
São Paulo
sexta-feira, junho 18, 2021

Foto mostra vítima abraçando o bombeiro que o resgatou em Brumadinho! Será verdade?

- Publicidade -

Será que a foto de um homem abraçando emocionado um bombeiro foi tirada durante o resgate das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho?

A imagem emocionante foi compartilhada nas redes sociais logo após o início dos trabalhos de resgate das vítimas do rompimento da barragem na cidade mineira de Brumadinho, ocorrido no dia 25 de janeiro de 2019. Na foto podemos ver um homem todo sujo de lama abraçando um bombeiro e o texto que acompanha a cena afirma que o fato foi flagrado após essa fatalidade – que fez centenas de vítimas.

Será que essa foto foi tirada após um resgate em Brumadinho, no dia 25 de janeiro de 2019?

Uma das vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho abraça o bombeiro que o resgatou! Será verdade? (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

A foto é real, mas foi tirada antes da tragédia!

No dia 23 de janeiro de 2019 (dois dias antes do rompimento da barragem em Brumadinho), o perfil Bombeiros_MG do Twitter publicou a foto, enaltecendo o trabalho do Bombeiro Militar:

Mesmo a foto não tendo relação com o desastre de Brumadinho, alguns perfis (até perfis com nome de jornal, inclusive) publicaram a imagem como sendo do mesmo contexto e a foto acabou virando um símbolo do lindo trabalho desses profissionais.

Reprodução/Instagram

Alguns políticos até ajudaram a espalhar o símbolo:


Qual é a origem da foto?

- Publicidade -

Essa foto não é nova e, só para se ter uma ideia, em maio de 2017, a 4° Companhia Independente de Bombeiros Militar de Patos de Minas usou a mesma imagem para comemorar os 40 anos da corporação na região:

Reprodução/CBMG

A imagem em questão é de autoria do repórter fotográfico Aislan Henrique e foi tirada em 2011, em Patos de Minas (MG), durante o resgate de um pedreiro que ficou preso numa cisterna de 17 metros de profundidade.

Abaixo, a foto original:

(Foto: Reprodução/Aislan Henrique/Pato Hoje)

Conclusão

A foto mostrando um homem abraçando um bombeiro após um resgate é de 2011, mas acabou virando símbolo da luta dos bombeiros no nobre trabalho de ajudar as vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho em 2019.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar ja tem outra foto de um homem sujo de barro dizendo ser tb de brumadinho onde ele teria salvo mais de 40 pessoas e feito massagem cardiaca que salvou a vida de outra. da uma checada la que a semana de fake news ta so começando

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui