Connect with us

E-farsas

Fotógrafo flagra um golfinho sendo levado furacão Dorian! Será verdade?

Animais

Fotógrafo flagra um golfinho sendo levado furacão Dorian! Será verdade?

Fotógrafo flagra um golfinho sendo levado furacão Dorian! Será verdade?

Serão verdadeiras ou falsas as fotos mostrando um golfinho sendo levado pelos fortes ventos do furacão Dorian, nas Bahamas?

Na primeira semana de setembro de 2019, duas fotos bastante intrigantes começaram a ser bastante compartilhadas nas redes sociais, indo parar até páginas de portais, como essa. O que chama a atenção nas imagens é que nelas podemos ver um golfinho voando entre o topo de palmeiras, à beira-mar. 

O texto que acompanha a foto, afirma que um fotógrafo chamado Ernie Schwartz teria fotografado o animal “voando” durante a passagem do furacão Dorian por Bahamas, no Caribe!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Fotógrafo teria flagrado um golfinho sendo levado pelo furacão Dorian! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Apesar dessas fotos fazerem bastante sucesso em setembro de 2019, encontramos publicações semelhantes em outubro de 2016. Na ocasião, o site humorístico People of Lancaster fez a montagem e a publicou como se a cena tivesse sido flagrada durante a passagem do furacão Matthew.

Em setembro de 2019, o mesmo site voltou a publicar a mesma brincadeira, só que dessa vez “aproveitando” a passagem de outro furacão pelo Caribe.

A foto original (sem o golfinho) foi tirada em setembro de 2004 pelo fotógrafo Douglas R. Clifford, a serviço da Agência Associated Press.   

Compare a foto original com a montagem abaixo:

A outra foto que se espalhou mostrando um golfinho “voando” também é uma montagem e foi feita em cima de uma fotografia tirada em 2005, no Golfo do México. A seguir, compare a montagem com a original:

Conclusão

As fotos mostrando golfinhos sendo levados pelos ventos do furacão Dorian, nas Bahamas, são falsas e surgiram em um site humorístico, em 2016. 

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Animais

To Top