Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Glenn Greenwald foi internado às pressas por overdose de cocaína?

Falso

Glenn Greenwald foi internado às pressas por overdose de cocaína?

Glenn Greenwald foi internado às pressas por overdose de cocaína?

É verdade que o jornalista do Intercept foi internado às pressas após sofrer um infarto em decorrência do excesso de consumo de cocaína?

A notícia surgiu nas redes sociais no final de julho de 2019 e rapidamente se espalhou também através de grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, Glenn Edward Greenwald, jornalista do site Intercept, teria sido internado às pressas na Clínica São Vicente (no Rio de Janeiro) e transferido em seguida para o Hospital Samaritano, no Botafogo, também no Rio de Janeiro.

O motivo da internação repentina teria sido um infarto no final de semana, causado por consumo excessivo de cocaína, e que ele teria chegado inconsciente ao hospital.

Será que isso é verdade ou mentira?

O jornalista Glenn Greenwald mentiu sobre ter ganhado o Pulitzer? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

No dia 26 de julho de 2019, o site especializado em criar e divulgar notícias a favor do Governo Terça Livre publicou a notícia a respeito da suposta internação do jornalista e, mesmo sem apresentar nenhuma prova das suas afirmações, conseguiu que vários outros sites e blogs de confiabilidade igualmente questionável espalhassem o mesmo texto. Dentre eles, o Jornal Cidade Online (que produz inúmeras inverdades com matérias assinadas por jornalistas que não existem) e o Opinião Crítica. Todos citam o texto do Terça Livre como fonte.

O Terça Livre é o mesmo site que, em março de 2019, divulgou uma notícia falsa a respeito de uma jornalista do Estadão, por exemplo!

Vários sites entraram em contato com a clínica São Vicente e foram informados que não há registros de entrada do jornalista no hospital.   

Questionado sobre o assunto, o editor do Terça Livre disse em seu Twitter que o paciente havia sido transferido rapidamente para outro hospital:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Como o próprio editor da “reportagem” apresentou contradições na sua própria história (o paciente teria dado entrada às pressas por causa de um infarto ocorrido no final de semana e transferido logo após e, ao mesmo tempo, foi internado agora por causa de um infarto ocorrido há vários dias), entramos em contato com os dois hospitais citados pelo Terça Livre e ainda estamos aguardando as respostas, mas o próprio Glenn Greenwald já demonstrou estar bem de saúde e que não está internado.

Em uma live feita pelo seu companheiro, o deputado federal David Miranda, podemos ver Greenwald aparentemente bem e em casa:

https://twitter.com/davidmirandario/status/1154719008597401600?s=09

Atualização 26/07/2019 – 14:25

Os jornalistas do coletivo Meteoro Brasil entraram em contato com a assessoria de imprensa da Clínica São Vicente que disse que Glenn Greenwald jamais passou por lá:

https://twitter.com/meteoro_br/status/1154758476872192000?s=19

Atualização 26/07/2019 – 21:30

Às 13h do dia da publicação dessa nossa pesquisa, o site Jornal Cidade Online – citado nesse artigo – publicou uma errata, explicando que a Clínica São Vicente havia negado a internação  de Greenwald em suas instalações.

Minutos depois, a jornalista Ana Cláudia Guimarães afirmou no blog do colega Ancelmo Gois que Glenn Greenwald esteve no Hospital Samaritano, no dia 22 de julho de 2019 para realizar um procedimento chamado cateterismo. Não encontramos nenhuma confirmação disso!

Com esse novo dado, precisamos fazer algumas considerações:

  1. O Terça Livre afirmou com toda certeza que Greenwald teria sido internado no final de semana,mas a internação – se for confirmada – ocorreu somente na segunda-feira (dia 22/07);
  2. O hospital correto é o Samaritano e não a Clínica São Vicente;
  3. Ainda não foi apresentada nenhuma prova de que a internação ocorreu em decorrência de um infarto (por causa de consumo de cocaína);
  4. Um paciente que sofre infarto precisa de algumas semanas para se recuperar (segundo o que diz a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o tempo médio de recuperação é de 30 dias);
  5. Glenn Greenwald deu várias entrevistas desde o dia 23, como podemos conferir nessa aqui, concedida no dia 25;

Conclusão

Não há provas de que o jornalista Glenn Greenwald tenha sido internado por causa de um infarto sofrido por overdose de cocaína! Tudo surgiu em site especializado em criar notícias falsas.

Continue lendo
488 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Voltando a Circular

Publicidade

Topo