Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Golpe do extrato de goji do Tibete para emagrecer!

Falso

Golpe do extrato de goji do Tibete para emagrecer!

Propaganda que virou febre no Facebook afirma que um produto milagroso vindo do Tibete ajuda a emagrecer 20 quilos em um mês! Será verdade?

No começo de dezembro de 2013, uma postagem largamente compartilhada no Facebook divulga um produto revolucionário que promete emagrecimento de até 20 quilos em um mês de uso do tal extrato de goji. De acordo com o texto, a novidade já estaria sendo usada por várias celebridades.

O título da postagem é: “Extrato natural revolucionário do Tibete que faz perder até 20 quilos em 1 mês chega ao Brasil”.

Será que o produto é bom? Será que isso é verdade mesmo?

Propaganda publicada no Facebook promete extrato milagroso no auxílio da perda de peso! Será verdade?

Propaganda publicada no Facebook promete extrato milagroso no auxílio da perda de peso! Será verdade?

 

Verdadeiro ou falso?

Em primeiro lugar, é preciso ter cuidado com essa postagem que está circulando pelo Facebook. Trata-se de um script malicioso que consegue publicar mensagens automáticas em seu nome na rede social. Dessa forma, seus amigos acabam clicando no link, pois (em teoria) teria sido um produto indicado por você!

O link mostra o que parece ser um artigo que teria sido publicado em diversas revistas (para dar mais credibilidade ao assunto, como se algo que aparece em uma revista deva ser levado a sério só porque saiu numa revista) leva o usuário a baixar um arquivo (guardado em algum serviço de compartilhamento de arquivos, como o Google Drive) que, ao ser executado, instala um pequeno plugin no navegador e começa a publicar a mesma propaganda no perfil do usuário. Aí, o ciclo se repete!

O script não parece causar danos ao computador da vítima. Somente fica enviando essa propaganda falsa na rede social.

Como remover

Em primeiro lugar, é recomendado que o usuário tenha sempre o antivírus da máquina atualizado.

Depois, para remover o script malicioso, acesse a área de aplicativos e tente localizar algum novo aplicativo suspeito. Limpe o histórico do navegador e mude a senha do seu perfil.

Nos navegadores, além de limpar o histórico de navegação, vá em “Gerenciar Complementos” (no Internet Explorer), em “Complementos” (no Mozilla Firefox) ou em “Extensões” (no Google Chrome) e remover o plugin suspeito (ele pode aparecer com nomes diferentes).

É preciso também se logar no Facebook, entrar em “Configurações de Contas” e depois em “Aplicativos”. Desmarcar todos os aplicativos que você não usa nessa rede social.

virus_facebook_tibet2

No vídeo abaixo, o usuário pegou o tal vírus e explica como faz para removê-lo da máquina. No caso dele, o script se apresenta como um plugin no Chrome sob o nome de “Windows Media Player Extensions for HTML5”:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/Fra48czBWgc” frameborder=”0″ allowfullscreen]

E o tal extrato, existe mesmo?

O extrato citado existe e (dizem) que é extraído do goji berry, uma fruta originária do sul da Ásia (China, Tibete e Índia). Por ser rica em vitamina C e mais uma variedade de aminoácidos e pouquíssima caloria, o goji virou sensação entre os adeptos das dietas.

Mas, conforme sempre avisamos aqui, MUITO CUIDADO COM ESSES PRODUTOS MILAGROSOS! Mesmo que o produto funcionasse, não é nada saudável perder tantos quilos em tão pouco tempo.

Já mostramos aqui no E-farsas que uma dieta equilibrada aliada a exercícios faz com que qualquer um perca peso. Um caso recente é o do professor norte-americano que emagreceu comendo apenas lanches do McDonald’s.

Como já falamos nos parágrafos anteriores, o artigo publicado no Facebook mostra várias capas de revistas sobrepostas para tentar convencer o leitor de que “já que está em várias revistas, deve ser verdade”. No entanto, a revista que está no topo e à mostra é, na verdade, uma edição da revista Boa Forma de fevereiro de 2009 e, como era de se esperar, não fala nada sobre o extrato!

Capa da edição de fevereiro de 2011 da revista Boa Forma! (foto: Divulgação)

Capa da edição de fevereiro de 2009 da revista Boa Forma! (foto: Divulgação)

Alguns espertões, aproveitando a onda de sucesso da frutinha, resolveram ganhar uma graninha em cima dos desavisados criando sites falsos para (não) vender o extrato do goji.

Uma busca na web e encontramos vários sites com essa mesma cara:

Modelo de site que engana o internauta tentando vender um produto que não funciona!

Modelo de site que engana o internauta tentando vender um produto que não funciona!

Numa primeira vista, parece um site de vendas como outro qualquer. Mas uma análise mais detalhada mostra que a página tem as mesmas características daqueles sites falsos que afirmam que uma mãe ganha 16.000 por mês (fraude já pesquisada por nós!).

Nenhum link do site funciona. Os que funcionam, redirecionam o leitor para a página de compra do produto!

A página afirma que a promoção acaba hoje! Não importa o dia em que você visitará o site… Isso dá uma sensação de urgência ao consumidor, que acaba comprando o produto no impulso.

Site afirma que a oferta acaba hoje independente do dia que for visitada!

Site afirma que a oferta acaba hoje independente do dia que for visitada!

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Ausência de fontes

As manchetes publicadas no site afirmam que cientistas revelam as propriedades do extrato do goji, mas não cita nomes ou disponibiliza links para essas pesquisas.

Por exemplo, o texto cita um estudo que teria sido feito pelo NBCI (National Center for Biotechnology Information) sobre os benefícios do consumo do extrato. Afirmação essa repetida em diversos sites e blogs que compartilharam textos sobre essa dieta milagrosa. No entanto, que fique bem claro que não houve nenhum estudo sobre o produto que está à venda. Na verdade, em 2011, a NCBI estudou os efeitos positivos do consumo diário da fruta por idosos quanto à melhoria na visão.

Além disso, o centro de biotecnologia estudou outros benefícios do consumo da fruta, não do seu extrato, que está à venda!

Um trecho do “artigo” afirma que:

Com esses resultados, a comunidade científica internacional considera [nome do produto] um dos maiores avanços no campo do controle do peso nos últimos anos.

Com quais resultados? Onde estão esses resultados? Não há links para validar essas afirmações!

Falácias para enganar o consumidor

O texto usa de algumas técnicas clássicas para tentar enganar o futuro comprador: Inicia o artigo falando que o produto vem de um conhecimento milenar (falácia do apelo à antiguidade) e, mais adiante, afirma que o produto tem o que há de mais moderno na ciência (falácia do apelo à novidade). Além disso, afirma que muita gente famosa está usando.

O extrato ainda, segundo o site que tenta empurrá-lo para você a todo custo, possui outras qualidades “testadas” e “comprovadas”:

  1. Auxilia na perda de peso
  2. Combate a celulite
  3. Reduz a flacidez
  4. Reduz o colesterol ruim (LDL) do sangue
  5. Aumenta[m] a energia e o desempenho físico
  6. Evita o envelhecimento dos tecidos

Nossa! Tantas qualidades assim e reunidas em um único produto? É bom demais pra ser verdade!

Seria… Se fosse verdade! Mas não é!

As fotos usadas no site

Fotos de “antes e depois” são recursos sempre usados por charlatões para tentar justificar a eficácia (e o alto valor) do produto à venda. No caso, as fotografias são encontradas facilmente na web e não são de pessoas que consumiram o extrato de goji.

A “Juliana Paiva”, por exemplo, exibe sua boa forma e garante que perdeu 7 quilos depois que começou a tomar o extrato de goji. No entanto, as fotos da moça já circulam pela web há anos, como podemos ver nesse site sobre exercícios físicos em russo, ou nesse, em fevereiro de 2013, nesse blog sobre motivação em maio de 2012, ou nesse site que vende produtos para emagrecer na África do Sul. Aliás, essa foto é muito usada em diversos sites que vendem produtos para emagrecer!

Moça chamada de "Juliana" não é nem brasileira e não consumiu o produto!

Moça chamada de “Juliana Paiva” não é nem brasileira e não consumiu o produto!

Já a moça chamada de “Juliana Diniz” afirma no site que teria perdido vários quilos depois de passar a consumir o tal extrato de goji. Outra mentira deslavada!

Ela se chama Clara Osborn, uma norte-americana que mora na Califórnia e aceitou o desafio de emagrecer a base de exercícios e dieta equilibrada. Sua rotina foi “documentada” em seu blog pessoal, o See Cupcake Run.

Juliana Diniz é, na verdade, a amricana Clara Osborn e emagreceu com exercícios e um a dieta equilibrada. Nunca consumiu o extrato de goji! (foto: Reprodução/)

Juliana Diniz é, na verdade, a amricana Clara Osborn e emagreceu com exercícios e um a dieta equilibrada. Nunca consumiu o extrato de goji! (foto: Reprodução/See Cupcake Run)

Nada no blog da moça menciona o uso do extrato de goji! Estranho, né?

O vídeo abaixo foi gravado em janeiro de 2013, aniversário de 50 anos do Vigilantes do Peso (organização na qual Clara é membro). Nele, Clara fala sobre a sua vitória de ter perdido 25 quilos:

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/L0agt0msVLo” frameborder=”0″ allowfullscreen]

Curtidas e comentários fixos

A qualquer momento que você entrar no site que vende o tal produto milagroso, ele sempre exibirá a mesma quantidade de “curtidas” que ele, supostamente, teve no Facebook: 207.049 pessoas curtiram isso! Claro que não… Esse número foi colocado ali apenas para dar uma sensação de que muita gente está gostando do extrato!

A página também afirma que o produto está registrado na ANVISA. Uma busca no site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz o contrário: Nada encontrado para esse produto!

Note também que a quantidade de comentários é fixa e todos os comentários só falam bem do extrato! Se você tentar escrever algum comentário novo, o sistema não aceita.

virus_facebook_tibet5

Além disso, a página que analisamos foi criada em março de 2013 e podemos ver comentários que teriam sido publicados em 2011, dois anos antes da página existir. O domínio que pesquisamos não possui nem o nome do responsável, CNPJ da empresa ou qualquer dado que comprove a idoneidade da empresa!

Por fim, a facada

Ao final de tanta baboseira, a página tenta arrancar o dinheiro dos desavisados: 2 frascos do extrato milagroso: R$ 98,90. Segundo o que diz no site, você economiza R$ 85,90. Tá com vontade de jogar seu dinheiro fora?

Conclusão

O goji é uma fruta rica em vitaminas e pode ajudar a compor uma dieta que favorece a perda de peso, mas não acredite que um extrato da fruta que é vendido por qualquer espertalhão vai fazer você emagrecer. Toda dieta equilibrada deve ser seguida de exercícios físicos. Todo cuidado com o seu corpo é pouco!

Continue lendo
61 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Publicidade

Parceiros:

Apoio Técnico!

Voltando a Circular

Publicidade

Topo