Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Governadores estão mandando enterrar caixões vazios?

Governadores estão mandando enterrar caixões vazios?

Governadores estão mandando enterrar caixões vazios?

É verdade que os governantes estaduais estão ordenando que sejam enterrados caixões vazios para aumentar o número de mortos pelo coronavírus?

A série de postagens feitas nas redes sociais começou a se espalhar no final de abril de 2020 e foi também muito compartilhada através de grupos do WhatsApp. Juntamente com fotos de caixões vazios e/ou aparentemente leves (como se estivessem vazios), textos supõem que os governadores estariam mandando enterrar centenas de caixões sem nenhum corpo dentro apenas para aumentar o número de vítimas do coronavírus e, com isso, gerar pânico na população!

Será que essas denúncias são reais? Apuramos a verdade sobre algumas dessas postagens:

Publicações feitas nas redes sociais denunciam que os governadores estariam enterrando caixões vazios para gerar pânico na população! Será verdade? (fotos: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?  

1 – Caixões vazios em Manaus

O Amazonas é um dos 5 estados brasileiros em número de casos de coronavírus! De acordo com o Ministério da Saúde, são 5.254 casos confirmados no estado, sendo 425 mortes. Infelizmente, os números ainda podem ser maiores, visto que nem todos os casos são notificados (a fila de espera para testes é muito grande em todo o país).

A situação é tão grave que o cemitério de Manaus teve que abrir valas comuns para dar conta da enorme quantidade de sepultamentos que, segundo nota da prefeitura da cidade, triplicou em abril de 2020.  

Dito isso, espalhar que o governo esteja inflando os números de vítimas da COVID-19 sem nenhuma prova pode ser considerado um crime, além de criar uma falsa sensação de que a situação não está tão grave quanto realmente está!

A sensação de desconfiança em Manaus é tanta que famílias dos mortos abriram os caixões lacrados para verificar quem estava dentro das urnas!

Quanto às imagens que circulam juntamente com essa afirmação falsa – sendo uma mostrando um caixão vazio com um saco branco dentro e a outra uma enorme vala cheia de caixões – são de dois casos distintos:

A foto do caixão vazio foi tirada numa cidade paulista chamada São Carlos, que fica a cerca de 3.600 km de distância de Manaus. Além disso, ela circula na web desde 2017, quando uma exumação encontrou um caixão vazio e deu início a uma investigação envolvendo um golpe num seguro de vida

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Quanto à segunda foto, mostrando valas comuns em um cemitério, são mesmo do maior cemitério de Manaus. No entanto, o assunto (de que a prefeitura solicitou a abertura das valas) foi amplamente noticiado em abril de 2020. A imagem é real, mas nada de caixões vazios.

 2- Coveiros fortes

As imagens abaixo circularam na segunda quinzena de abril de 2020 e mostram duas pessoas carregando um caixão. De acordo com o texto que as acompanha, seria preciso mais de 3 pessoas para carregar uma pessoa, mas que só dois coveiros estavam fazendo isso com facilidade, pois o caixão estava vazio! Em algumas versões, a publicação acusa os governos de criarem um teatro para assustar a população:  

Acontece que a foto é real, mas o caixão não estava vazio. No dia 10 de abril de 2020, a dona de casa Esther Melo da Silva foi sepultada no cemitério Parque Tarumã, em Manaus (AM). Ela tinha 67 anos e morreu vítima da Covid-19. Toda a cerimônia foi acompanhada de perto pela equipe de jornalismo do Amazônia Real.

3 – Governo do Pará enterrou 30 caixões vazios

Texto que acompanha a publicação (sem correções): “Governo do Para emterou 30 caixãos em Belem sem nenhum corpo! E prefeito de Maraba Quiria fazer o mesmo em morada nova! Mas a máquina foe impedida de Abril às covas pela população! Isso no horário noturno!Meu Deus pra que isso gente. isso é pra pedir mais verbas e jogar a culpa da ipedemia no Bolsonaro, maldita. esquerda usa a vidas das pessoas para obter lucros

O texto acompanhado de um vídeo mostrando uma escavadeira se espalhou nas redes sociais com um texto afirmando que o governo do Pará teria enterrado 30 caixões vazios em um cemitério na capital, Belém. Acontece que não encontramos nenhuma prova de que isso tenha acontecido de fato, além disso o filme foi gravado no dia 23 de abril 2020 por moradores de um bairro de Marabá. 

De acordo com essa reportagem, os moradores estavam protestando contra a abertura de novas covas, sob a afirmação de que a prefeitura não tinha informado pra ninguém o motivo da abertura de novas covas. As reclamações giravam em torno da falta de transparência por parte da prefeitura que, segundo o que diz na reportagem, sequer explicou de onde viriam os corpos. Perceba que, na ocasião, não havia nada sobre caixões vazios.

4 – Foram desenterrados diversos caixões vazios em BH

Texto publicado em diversos perfis no Facebook no final de abril de 2020: “FORAM DESENTERRADOS DIVERSOS CAIXOES NO CEMITERIO DE BH E ENCONTRARAM PEDRAS E PAPELAO DENTRO! E DAI’ , HIPOCRITAS!

Em resposta à Agência Lupa, a prefeitura de Belo Horizonte negou que foram desenterrados caixões de vítimas do coronavírus e que haviam sido encontradas apenas pedras dentro. Além disso, não há nenhuma publicação a respeito em nenhum jornal local (procuramos nos sites Estado de Minas, Portal Uai, Jornal Cidade de BH entre outros).

Conclusão

Essas foram apenas algumas das histórias que se espalharam nas últimas semanas de abril em relação a supostos caixões sendo enterrados vazios. Em todos os casos analisados, nossa conclusão foi a de que não há nenhum pingo de verdade em nenhum deles! Evite espalhar esse tipo de desinformação.

Continue lendo
105 Comentários

105 Comments

  1. Beto Oranek

    1 de maio de 2020 em 0:00

    Gilmar, seu comunismo fica evidente toda vez que você prefere mostrar a verdade ao invés de apoiar o capitão! Vergonha desse site, vergonha de você!

  2. Maria

    1 de maio de 2020 em 1:06

    Só os BOLSOMÍNIONS ou GADO espalharam essas PORCARIAS de Fake News ultimamente, foram PEGOS e amplamente DESMACARADOS pelas Agências de Fact-Checking e portais digitais das grandes mídias corporativas. Eu não acredito que pessoas de bem, honestas, sensatas e críticas continuem a apoiar esses BASTARDOS. É melhor se afastar desse tipo de gente e DELETÁ-LOS da sua lista de amigos. 😐

    • Luiz Wanderley Santos Gomes

      2 de maio de 2020 em 23:39

      Ah, tá… quer dizer que só bolsominions publicam fake news… os opositores do Bolsonaro são todos honestos e corretos. Ah, por favor, acorda… não existe esse negócio de lado certo e lado errado. Há propagadores de fake news em todos os lados, pois falta de caráter não é exclusividade de um grupo político.

      • Apontador

        3 de maio de 2020 em 11:45

        Ah, tá… quer dizer que só bolsominions publicam fake news…
        Não apenas. Mas são a grande maioria. Vide o gabinete do ódio, liderado pelo filho do seu MITOmaníaco.
        os opositores do Bolsonaro são todos honestos e corretos.
        Onde ela disse isso?
        Ah, por favor, acorda… não existe esse negócio de lado certo e lado errado.
        Claramente a direita tem se mostrado o lado total e completamente errado. Pior do que a esquerda, muito pior.
        Há propagadores de fake news em todos os lados, pois falta de caráter não é exclusividade de um grupo político.
        Fato. Porém os direitistas correm pra defender e passar pano pro bozo, se ele falar que comer merda é legal, todos os minions estarão com as bocas cheias gritando “mito, mito”.

        • Luciana

          3 de maio de 2020 em 13:38

          Quando colocou “só bolsominions… “ está implicito que outros grupos não. Concordo que eles dominam o cenário das fakenews, mas essas não são exclusivas deles, nem eles criaram (só aperfeiçoaram).

      • Luciana

        3 de maio de 2020 em 13:36

        Não. Historicamente, concordo que As MAVs foram as precursoras do fake news e estavam a toda nos governos anteriores. Mas os bolsominions aprenderam direitinho, e neste momento dominam amplamente a liderança das fake news

      • Maria

        3 de maio de 2020 em 13:58

        @Luiz Wanderley Santos Gomes , eu disse que só os Bolsomínions espalharam “ESSAS” (Fake News dos caixões vazios) PORCARIAS de Fake News ultimamente. Eu NÃO DISSE que somente Bolsomínions é que criam todas as Fake News. Vocês realmente tem graves problemas de interpretação e/ou nem leem, heim!? 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Maria

        3 de maio de 2020 em 14:37

        @Luiz Wanderley Santos Gomes , só para você ter uma ideia, nas eleições presidenciais de 2018, os institutos de pesquisa apontaram que vocês Bolsomínions foram responsáveis por 85% das Fake News da época, enquanto que os PeTralhas apenas 15%. ATUALMENTE, com o que tenho visto por aí, acredito que vocês são responsáveis por 95% de todas as Fake News que aparecem na rede. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

        • Neize Tavares

          10 de maio de 2020 em 23:28

          Que institutos de pesquisa? Segundo alguns deles, nosso presidente é o Haddad. Que, aliás, foi processado por fake news. Procura saber.

          • Maria

            15 de maio de 2020 em 11:02

            @Neize Tavares , eu vi a matéria num site, só que não me lembro, faz muito tempo e infelizmente meu cérebro não é um computador. Deveria ter salvado o link. 😐

    • Da Costa, Gerson G.

      3 de maio de 2020 em 11:00

      Interessante a reação dos “eternos desmiolados, ops! Digo, eleitorados do PT”: Quando o Brasil ficou esses 16 anos sobre a influência “comululista” a direita aceitou e não reclamou, afinal vivemos sobre rédeas da democracia. Mas quando o Capitão venceu através por maioria de votos válidos… “É golpi!” Patriotas democráticos verde e amarelo são gado, bolsomions, etc! Em menos de um ano não é suficiente para limpar a merda que deixaram no país por 16, mas o atual e criticado presidente está fazendo muito bem esse papel, assim conseguiu despertar o ódio daqueles que queriam que nossa bandeira vermelha. “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”!

      • Rei DroGado

        3 de maio de 2020 em 12:40

        Interessante o comentário de um gadomínion que não dá o braço a torcer nem quando é enganado pelo político que prometeu acabar com a corrupção, porém só com a dos outros! A dele e a da família dele tudo bem! Foi enganado, jegue. Mas tudo bem, você é um cara com os pés nos chãos. E as mãos também!
        MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Maria

        3 de maio de 2020 em 16:33

        @Da Costa, Gerson G. , só um detalhe: eu acho que, ATUALMENTE, vocês precisam mudar esse slogan/citação do Bolsonaro para algo como: “MEUS FILHOS ACIMA DE TUDO, EU ACIMA DE TODOS!” (link abaixo) 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

        https://www.youtube.com/watch?v=2fv5AbGfx1I

        • marcola

          6 de maio de 2020 em 19:47

          da hora esse, hem maria

      • João Pedro Calixto

        11 de maio de 2020 em 10:22

        “Todos que pensam o contrário de mim são uma anta, desmiolados! Mas eu, jamais, estou acima de qualquer influência que afete meu pensamento, portanto, o lado que escolhi está certo, simplesmente pq eu escolhi!” Ninguém na política do brasil é santo, Gerson, escolher um político de preferência e defender ele por tudo é um dos erros mais comuns e catastróficos que vemos no brasil.

    • Bruno

      15 de junho de 2020 em 9:30

      Quem foi notificado ppr fake news pelo tse foi o Haddad, com inumeras mentiras como o caso do Geraldo Azevedo que acusou Mourao com 15 anos de te-lo torturado. A garota que fez a suastica ao contrario na barriga era petista, o ibope divulgou pesquisa que Bolsonaro oerdia pra todos os candidatos, quem criou a historia fake de que Bolsonaro tinha participação na morte de Marielle foi a Globo e esta desmentida, quem usou foto de movimento de impeachment da dilma pra pedir impeachment do Bolsonaro foi o PT, quem disparou mensagens de fake news foi o PT confessada pelo Hans na CCJ onde o Rui e o Pimenta não tinham onde enfiar a cara. Então deixa de ser imbecil e divulgar fake news aqui no E-farsas. Gado petista filhote de Paulo freire

  3. Maria

    1 de maio de 2020 em 1:12

    Um outro tipo de Fake News nojentas que os bastardos dos BOLSOMÍNIONS andam espalhando ultimamente é a alegação de há “HOSPITAIS VAZIOS”, que está “SOBRANDO LEITOS DE UTI”, que a situação “NÃO É GRAVE” etc. Tudo MENTIRA, sendo que, na verdade, estão mostrando fotos e/ou vídeos na INAUGURAÇÃO dos hospitais de campanha ou um pouco antes de serem inaugurados e é ÓBVIO que estarão “vazios” neste período. 😐

  4. Maria

    1 de maio de 2020 em 1:41

    Os Bolsomínions estão atacando a Band porque a deputada Carla Zambelli (PSL-SP), foi PEGA EM FLAGRANTE espalhando Fake News em entrevista com o jornalista José Luis Datena (link abaixo). A deputada Carla Zambelli é famosa por espalhar Fake News na Internet (conhecimento público e geral). 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=ySiIh59JaUE

  5. Corongão

    1 de maio de 2020 em 5:02

    E quanta gente compartilha esse tipo de coisa sem se dar conta de que pode estar cometendo um crime…

  6. Corongão

    1 de maio de 2020 em 8:22

    O deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) anunciou quinta-feira (30/04/2020) que acionará a Justiça contra a deputada ultrabolsonarista Carla Zambelli (PSL-SP) pela divulgação de fake news. Na véspera, em entrevista à Rádio Bandeirantes, ela disse: “no Ceará tem caixão sendo enterrado vazio. Tem uma foto de uma moça carregando um caixão com o dedinho” E emendou: “tem que falar com o Camilo Santana (do PT, governador do Ceará).

    Em resposta, disse Teixeira no Twitter:

    Vamos representar a deputada @CarlaZambelli38 por denunciação caluniosa, por dizer que estão enterrando caixões vazios no Brasil. A notícia crime será assinada por mim e pelos deputados @padilhando e @CarlosZarattini

    https://www.conversaafiada.com.br/politica/pt-vai-a-justica-contra-zambelli-que-acusou-o-ceara-de-enterrar-caixoes-vazios

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 14:48

      @Corongão , eu quero ver como é que a deputada Carla Zambelli (PSL-SP) irá PROVAR que há caixões vazios. O que ela vai pedir para o Juiz? Que desenterrem e/ou exumem TODAS AS COVAS do cemitério para confirmar? 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 18:11

      @Corongão , entretanto, existe uma outra maneira da deputada Carla Zambelli (PSL-SP) escapar do processo judicial: ADMITIR que disseminou Fake News e se RETRATAR ou PEDIR DESCULPAS PUBLICAMENTE (de preferência na própria Band) ao Governo do Ceará. Ou então deixar o processo correr, esperar o trânsito julgado da sentença e, se perder, pagar PESADAS INDENIZAÇÕES, HONORÁRIOS ADVOCATÍCIOS, SUCUMBÊNCIAS, TAXAS, MULTAS etc. 😉 KKKKKKKKKKKK! 😀

      • Corongão

        4 de maio de 2020 em 19:00

        Ela pode falar que viu esta página do e-farsas e daí viu que caiu em um fake e o espalhou de forma caluniosa, cavando a propria cova.

        • Corongão

          4 de maio de 2020 em 19:04

          Tenho certeza que depois que ela admitir que caiu nessa, a “credibilidade” dela vai despencar, pelo menos com aqueles que possuem mais de 2 neurônios.

  7. Belo Gico

    1 de maio de 2020 em 10:32

    Detalhe que a contagem de vítimas NÃO é feita pela “quantidade de caixões enterrados”, e é um número OFICIAL do Ministério da Saúde. Logo, se estão mentindo os números, a mentira vem do (ou é ratificada pelo) GOVERNO FEDERAL e seria perpetrada pelos SUBORDINADOS DIRETOS DO PRESIDENTE, como o Reich, digo, Teich.

  8. José Braga

    1 de maio de 2020 em 11:11

    O site falou, falou, e não esclareceu como aqueles coveiros conseguiram carregar com tanta facilidade um caixão que, segundo vcs, estava com um corpo dentro.

    • Gilmar Lopes

      2 de maio de 2020 em 12:05

      A senhora tinha mais de 60 anos e morreu debilitada em decorrência do virus. É de se intuir que ela perdeu bastante peso. Além disso, COMO ESCREVI NO ARTIGO, toda a cerimônia foi acompanhada de perto por uma equipe de reportagem. Mas, fique à vontade para acreditar no que quiser!

    • Kal-El

      2 de maio de 2020 em 18:42

      Eu carreguei o caixão da minha mãe da mesma forma, com apenas mais uma pessoa, e foi fácil. Nem todo mundo é frangote como você.

    • Cara que sempre se passa por bolsominion pra zuar o Gilmar

      3 de maio de 2020 em 16:21

      Whey cara! As prefeituras fornecem suplemento básico de whey para coveiros, eles carregam caixões e participam do “Mister Coveiro” e do “Power Coffin lifting”, evento anual da categoria….

  9. vitório

    1 de maio de 2020 em 12:53

    Isso é lamentável era bom fazer uma matéria,explicando a fonte dessas Fake news para punir os mesmos.
    Continuem com esse trabalho é muito importante.

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 14:30

      @vitório , o e-Farsa já disse. As “fontes” são Redes Sociais e ZapZaps da vida. 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  10. Pedro Lucio Ribeiro

    1 de maio de 2020 em 14:11

    A que ponto chega o gabinete do ódio e das fake news. Se identificados os autores, deveriam ser enterrados junto com os caixões vazios… :-))

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 14:39

      @Pedro Lucio Ribeiro , infelizmente, não é fácil identificar os autores. Talvez a Divisão de Crimes Digitais da Polícia consiga, caso seja solicitado. Entretanto, um dos Bolsomínions já está sendo PROCESSADO JUDICIALMENTE por ter sido PEGO EM FLAGRANTE defendendo tais Fake News em entrevista ao José Datena da Band: a deputada Carla Zambelli (PSL-SP). 😉 KKKKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  11. Leo

    1 de maio de 2020 em 14:57

    Como pode as pessoas acreditarem nisso, pq a globo ou qualquer outro iria se beneficiar com esse vírus, um monte de gente morrendo, tudo parado? Pq? Qual a vantagem de uma rede globo por exemplo ficar sem as novelas, cortar salário de atores e por ai vai, pq as pessoas acreditam nessas noticias cara, como pode mano o Brasil é um lugar incrível mas o Brasileiro consegue ser filho da puta.

  12. Marcio

    1 de maio de 2020 em 20:23

    Página de esquerdistas tentando prosseguir com a narrativa da quantidade de mortes falsas dos estados que estão contra o governo federal e querem verba. E-Farsas é uma E-Farsa em sí.

    • Rei DroGado

      2 de maio de 2020 em 18:43

      Comentário de um gado enganado que achou que estava votando num honesto mas não passa de um corrupto. Duvido provar que exista uma narrativa de mortes falsas, duvido. Quero ver se você vai ser homem o suficiente pra apresentar provas do que diz, gado. O Marcio é um gado, que não consegue olhar pra frente porque está pastando. Foi enganado e apoia corruptos. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

      • Neize Tavares

        10 de maio de 2020 em 23:36

        Existe um vídeo do governador Flávio Dino aumentando os números da Prefeitura. É falso? Transforma 6 casos em 200. A imagem dele falando aparece em uma tela. É fake?

        • Gilmar Lopes

          11 de maio de 2020 em 7:58

          Manda o link, por favor!

  13. ALBERTO J.O. NERY

    1 de maio de 2020 em 21:15

    Vocês são tolos, néscios se pensam que o povo acredita em vocês, tendenciosamente inverossímeis suas defesas de algo que quem sabe e conhece na prática, sabe o que acontece de verdade, vocês são muito pueris em pensar que enganam o povo, nada que vocês publicam mudará as verdades que o povo sabe, além de que vocês como MÍDIA MALDITA não tem nenhuma credibilidade diante do povo, se vocês soubessem a fama de vocês diante do povo, não agiriam como néscios que são.

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 13:10

      @ALBERTO J.O. NERY , você precisará muito mais do que simplesmente xingar aqui para tentar convencer pessoas sérias, sensatas, críticas etc e os VERDADEIROS LEITORES do e-Farsas. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

      • Corongão

        4 de maio de 2020 em 19:05

        Eu acho que ele é mais um troll. .

        • Maria

          6 de maio de 2020 em 17:26

          @Corongão , sendo Troll ou não, está tudo bem, pois alguns deles são úteis para dar uma RESPOSTA PADRÃO para todos os outros que, eventualmente, realmente pensam dessa maneira 😉

    • Sansão Tomé

      2 de maio de 2020 em 18:44

      Ok, então prove que os governadores estão mandando enterrar caixões vazios. Duvido.

    • Soniaç

      3 de maio de 2020 em 9:42

      Perdem um pouco, para ganhar muito!!

      #redeglobo mente sim e se favorece da audiência para manipular as pessoas q não percebem

      • Teicha Fariz

        3 de maio de 2020 em 12:33

        Fonte: Vozes da cabeça.

      • Freud de Taipas

        3 de maio de 2020 em 12:41

        Disse o Soniaç, egocêntrico esquizofrênico que se acha especial por saber da “verdade”, quando não passa de um pobre coitado com mania de grandeza. Procure ajuda profissional urgente.
        Eu explico.

  14. ALBERTO J.O. NERY

    1 de maio de 2020 em 21:20

    Em tempo, vocês são mesmos pueris, vão perguntar logo a quem? Aos MALDITOS MENTIROSOS governos dos municípios, vocês são tão pueris que esperam mesmo que um criminoso admita que cometeu um crime como forjar enterros com caixões vazios? Vocês são mesmo muito pueris quando DESCONHECEM os vídeos de pessoas que TRABALHAM em tais lugares e GRAVAM VÍDEOS MOSTRANDO E PROVANDO O QUE DIZEM? Vocês são mesmo pueris , quanto ingenuidade.

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 14:24

      @ALBERTO J.O. NERY , eu procurei e não achei NENHUM VÍDEO, nem no YouTube nem em outros canais de streaming, mostrando coveiros enterrando “caixões vazios” dentro do contexto, do local e do período em que o Covid-19 está atuando, heim!? 😐 Esteja à vontade para VOCÊS que estão acusando/alegando essas PORCARIAS de FAKE NEWS postarem aqui PROVAS ROBUSTAS IRREFUTÁVEIS. O ÔNUS DA PROVA é primariamente e principalmente de VOCÊS! 😉 KKKKKKKKKKKKK! 😀

      • $&m $imp@ti@

        4 de maio de 2020 em 1:41

        Eu votei no Bolsonaro e também participo de grupo pro Bolsonaro, mais não acredito em todas as publicações mas que estão usando essa doença para arrumar dinheiro público estão. E a perseguição de uma parte da mídia isso está visível e quando o presidiário estava no poder não era desse jeito. E para deixar bem claro não tenho politico de estimação se provar que Bolsonaro fez merda admito que votei errado, infelizmente votei no Wilson Witizel…

        • Maria

          4 de maio de 2020 em 10:15

          @$&m $imp@ti@ , isso é suspeita, conspiração, achismo ou especulação sua. A matéria do e-Farsas em questão aborda única e exclusivamente a questão dos “caixões vazios” que foi compartilhada SOMENTE nas Redes Sociais e ZapZaps da vida pelos Bolsomínions. Se você se arrependeu ou não em quem votou por outros motivos, isso é uma coisa ou opção sua. Já eu, pessoalmente, não apoio nem compactuo com MENTIROSOS em hipótese nenhuma sejam eles quem forem. Se eu tivesse votado no Bolsonaro, já teria me arrependido há muito tempo atrás. 😉

    • Maria

      2 de maio de 2020 em 17:50

      @ALBERTO J.O. NERY , outra coisa: NENHUM site ou Blog FAJUTO de direita ou extrema-direita se atreveu a publicar essa Fake News a respeito de “caixões vazios”, heim!? 😐 O motivo é ÓBVIO pois, se eles publicassem, seriam IDENTIFICADOS, PEGOS e PROCESSADOS JUDICIALMENTE por criarem Fake News. Essa PORCARIA só apareceu nas Redes Sociais e ZapZaps da vida. 😉 KKKKKKKKKKKKKK! 😀

    • Rei DroGado

      2 de maio de 2020 em 18:46

      Em tempo, você repetir o mesmo comentário várias vezes não vai te dar razão. Consegue provar que os caixões foram enterrados vazios?
      E você acha que a contagem de mortos – checada e divulgada pelo GOVERNO FEDERAL – é feita pela quantidade de caixões enterrados? Como você é ingênuo. Se diz que estão inflando os números da COVID, está dizendo que o presidente e o ministério da saúde estão envolvidos na farsa, já que eles são responsáveis por acompanhar e divulgar os números. Como você é ingênuo, ignorante e gado.
      MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU

    • Claudio

      3 de maio de 2020 em 0:20

      ALBERTO J.O. NERY, Pueril, sério isso?
      Uma critica que se prese não usaria a palavra pueril, só pode ter usado para pagar de intelectual, mas é tão inteligente que não viu o link da matéria com as imagens da fakewews de 2017.
      Cala sua boca que você não serve para defender nada nem ninguém.

  15. Ana Azevedo

    2 de maio de 2020 em 9:56

    Referente aos caixões vazios vcs dizem que é farsa por “não havia nenhuma notícia nós jornais”
    Vcs acham que alguém iria noticiar? Vcs foram lá verificar se estavam vazios?
    E a foto de uma moça segurando com 2 dedos,?
    Quer dizer se nenhum jornal noticiou. Então é farsa??? É assim que vcs verificam???????

  16. Corongão

    2 de maio de 2020 em 18:31

    Esse pessoal que parece que evoluiu dos bovinos em vez dos primatas acredita até nos “caixões da FEMA”, é claro que são facilmente enganados por qualquer fake burlesco como esse. São terraplanistas. Por mais que se lhes mostrem provas (ou que as suas afirmações são infundadas), eles persistem no erro e nunca dão o braço a torcer. O ego delas não permite admitir que foram enganados.

    • Cícero Holanda Peixoto

      4 de maio de 2020 em 13:49

      Vejo aqui muitos comentários sobre discussões políticas do lado A e do lado B. Porém o que realmente é VERGONHOSO é cidadãos mentindo por preferência política ou pra defender IDEAIS. Mostro minha insatisfação com o site E-Farsas por querer DESMENTIR todas as situações que foram expostas. Por exemplo o site invalida tal VIDEO por não passar em nenhuma emissora local. Kkkkkkkk
      Chega a ser uma ofensa a realidade falar isso, ja que quem controla os VEICULOS DE COMUNICAÇÃO locais são a prefeitura e o estado. Nesse caso sabemos que no caso nunca que iriam colocar esse vídeo no ar , já que os políticos que comandam o CIRCO não vão permitir.

      • Maria

        4 de maio de 2020 em 16:01

        @Cícero Holanda Peixoto , “querer DESMENTIR” ou simplesmente mostrar a VERDADE, os FATOS? 😐 NÃO HÁ “desculpas” em alegar que só emissoras de televisão, prefeitura ou estados podem apresentar vídeos pois, hoje em dia, a grande maioria dos brasileiros possuem SMARTPHONES com Câmera/Filmadora digital de trocentos megapixels e o YouTube é uma plataforma relativamente aberta para qualquer um postar. Portanto, se vocês Bolsomínions tiverem um vídeo (original, dentro do contexto, local, período e não manipulado/encenado) de que estão enterrando caixões vazios, então estejam à vontade e POSTEM AQUI. Eu pessoalmente NÃO ACHEI NADA! 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  17. Fabio

    2 de maio de 2020 em 21:49

    Faltou mostrar a foto do coveiro segurando o caixao com 2 dedos
    É claro que tem mutreta nessa história… da pra ver isso nas mortes.
    A pessoa infarta é covid
    Morre atropelado é covid
    Aff

  18. Soniaç

    3 de maio de 2020 em 9:43

    Perdem um pouco, para ganhar muito!!

    #redeglobo mente sim e se favorece da audiência para manipular as pessoas q não percebem

    • Gilmar Lopes

      3 de maio de 2020 em 11:26

      Por favor, manda provas disso que você tá dizendo pois eu tô louco pra desmascarar a Globo! Mas tem que ser provas mesmo e não apenas suposições!

  19. Jonilson Menezes

    3 de maio de 2020 em 14:05

    Na verdade, não podemos confiar em jornalismo sem ter provas concretas, e evidenciadas por filmagem. Tenho exemplo da cidade onde moro, ( e apenas um exemplo, e não generalizando) são forçadas a negar qualquer acusação, que seja contra o governo local. Jornalismo que é financiado em quase 100% pelo governo não é de confiança.

  20. Carol

    3 de maio de 2020 em 14:55

    Há mais fotos, se verificar seria de grande utilidade.

    • Lopes Quisador

      3 de maio de 2020 em 21:26

      Se vira, você não é quadrada. Todas as investigações do E-Farsas são feitas através de ferramentas que TODOS têm acesso: Internet, às vezes telefone. O intuito do site é mostrar que QUALQUER UM pode investigar e desmascarar farsas e fake news. Basta um pouquinho de boa vontade…

  21. Alexandre Ribeiro

    4 de maio de 2020 em 9:23

    Minha nossa! Precisa no mínimo de 4 pessoas para carregar um caixão com um corpo dentro? Acho que isso já explica quem fez isso, só pode ser uma criança (ou alguém que pensa como) que não aguenta levantar um saco de 5KG de arroz. Duas pessoas carregam com facilidade um corpo relaxado, o caixão (se não for de concreto) facilita e muito o trabalho.

  22. cansada dos bolsominions chatos da família

    6 de maio de 2020 em 3:49

    Cara, sinceramente eu tô de saco cheio de ver esses os seguidores do presidente lunático falarem, escreverem e publicarem tanta merda, e ainda tem uns da minha família que tentam me convencer desses fake newws, a situação chega a ser patética.

  23. Pedro B. Marconi

    11 de maio de 2020 em 10:27

    Parabéns pelo trabalho de sempre, Gilmar! O mundo, especialmente o brasil, está voltando a ficar obscuro, e você (assim como a ciência) continua firme iluminando a todos.

  24. José

    24 de maio de 2020 em 13:34

    Aprender português antes de dizer _erda.
    Não existe a palavra “haviam” em português, mas sim havia.
    Brasileiro bandido, não morre de covid19 mas mata português.

    “Em resposta à Agência Lupa, a prefeitura de Belo Horizonte negou que foram desenterrados caixões de vítimas do coronavírus e que =====haviam====== sido encontradas apenas pedras dentro. Além disso, não há nenhuma publicação a respeito em nenhum jornal local (>>>> procuramos<<<<< nos sites Estado de Minas, Portal Uai, Jornal Cidade de BH entre. outros).

    Não é "haviam" é "tinham"
    e não é "procuramos" e sim " procurámos"

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo