Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Governadores estão mandando enterrar caixões vazios?

Governadores estão mandando enterrar caixões vazios?

Governadores estão mandando enterrar caixões vazios?

É verdade que os governantes estaduais estão ordenando que sejam enterrados caixões vazios para aumentar o número de mortos pelo coronavírus?

A série de postagens feitas nas redes sociais começou a se espalhar no final de abril de 2020 e foi também muito compartilhada através de grupos do WhatsApp. Juntamente com fotos de caixões vazios e/ou aparentemente leves (como se estivessem vazios), textos supõem que os governadores estariam mandando enterrar centenas de caixões sem nenhum corpo dentro apenas para aumentar o número de vítimas do coronavírus e, com isso, gerar pânico na população!

Será que essas denúncias são reais? Apuramos a verdade sobre algumas dessas postagens:

Publicações feitas nas redes sociais denunciam que os governadores estariam enterrando caixões vazios para gerar pânico na população! Será verdade? (fotos: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?  

1 – Caixões vazios em Manaus

O Amazonas é um dos 5 estados brasileiros em número de casos de coronavírus! De acordo com o Ministério da Saúde, são 5.254 casos confirmados no estado, sendo 425 mortes. Infelizmente, os números ainda podem ser maiores, visto que nem todos os casos são notificados (a fila de espera para testes é muito grande em todo o país).

A situação é tão grave que o cemitério de Manaus teve que abrir valas comuns para dar conta da enorme quantidade de sepultamentos que, segundo nota da prefeitura da cidade, triplicou em abril de 2020.  

Dito isso, espalhar que o governo esteja inflando os números de vítimas da COVID-19 sem nenhuma prova pode ser considerado um crime, além de criar uma falsa sensação de que a situação não está tão grave quanto realmente está!

A sensação de desconfiança em Manaus é tanta que famílias dos mortos abriram os caixões lacrados para verificar quem estava dentro das urnas!

Quanto às imagens que circulam juntamente com essa afirmação falsa – sendo uma mostrando um caixão vazio com um saco branco dentro e a outra uma enorme vala cheia de caixões – são de dois casos distintos:

A foto do caixão vazio foi tirada numa cidade paulista chamada São Carlos, que fica a cerca de 3.600 km de distância de Manaus. Além disso, ela circula na web desde 2017, quando uma exumação encontrou um caixão vazio e deu início a uma investigação envolvendo um golpe num seguro de vida

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Quanto à segunda foto, mostrando valas comuns em um cemitério, são mesmo do maior cemitério de Manaus. No entanto, o assunto (de que a prefeitura solicitou a abertura das valas) foi amplamente noticiado em abril de 2020. A imagem é real, mas nada de caixões vazios.

 2- Coveiros fortes

As imagens abaixo circularam na segunda quinzena de abril de 2020 e mostram duas pessoas carregando um caixão. De acordo com o texto que as acompanha, seria preciso mais de 3 pessoas para carregar uma pessoa, mas que só dois coveiros estavam fazendo isso com facilidade, pois o caixão estava vazio! Em algumas versões, a publicação acusa os governos de criarem um teatro para assustar a população:  

Acontece que a foto é real, mas o caixão não estava vazio. No dia 10 de abril de 2020, a dona de casa Esther Melo da Silva foi sepultada no cemitério Parque Tarumã, em Manaus (AM). Ela tinha 67 anos e morreu vítima da Covid-19. Toda a cerimônia foi acompanhada de perto pela equipe de jornalismo do Amazônia Real.

3 – Governo do Pará enterrou 30 caixões vazios

Texto que acompanha a publicação (sem correções): “Governo do Para emterou 30 caixãos em Belem sem nenhum corpo! E prefeito de Maraba Quiria fazer o mesmo em morada nova! Mas a máquina foe impedida de Abril às covas pela população! Isso no horário noturno!Meu Deus pra que isso gente. isso é pra pedir mais verbas e jogar a culpa da ipedemia no Bolsonaro, maldita. esquerda usa a vidas das pessoas para obter lucros

O texto acompanhado de um vídeo mostrando uma escavadeira se espalhou nas redes sociais com um texto afirmando que o governo do Pará teria enterrado 30 caixões vazios em um cemitério na capital, Belém. Acontece que não encontramos nenhuma prova de que isso tenha acontecido de fato, além disso o filme foi gravado no dia 23 de abril 2020 por moradores de um bairro de Marabá. 

De acordo com essa reportagem, os moradores estavam protestando contra a abertura de novas covas, sob a afirmação de que a prefeitura não tinha informado pra ninguém o motivo da abertura de novas covas. As reclamações giravam em torno da falta de transparência por parte da prefeitura que, segundo o que diz na reportagem, sequer explicou de onde viriam os corpos. Perceba que, na ocasião, não havia nada sobre caixões vazios.

4 – Foram desenterrados diversos caixões vazios em BH

Texto publicado em diversos perfis no Facebook no final de abril de 2020: “FORAM DESENTERRADOS DIVERSOS CAIXOES NO CEMITERIO DE BH E ENCONTRARAM PEDRAS E PAPELAO DENTRO! E DAI’ , HIPOCRITAS!

Em resposta à Agência Lupa, a prefeitura de Belo Horizonte negou que foram desenterrados caixões de vítimas do coronavírus e que haviam sido encontradas apenas pedras dentro. Além disso, não há nenhuma publicação a respeito em nenhum jornal local (procuramos nos sites Estado de Minas, Portal Uai, Jornal Cidade de BH entre outros).

Conclusão

Essas foram apenas algumas das histórias que se espalharam nas últimas semanas de abril em relação a supostos caixões sendo enterrados vazios. Em todos os casos analisados, nossa conclusão foi a de que não há nenhum pingo de verdade em nenhum deles! Evite espalhar esse tipo de desinformação.

Continue lendo
212 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo