Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Crabzilla! Caranguejo gigante na Inglaterra! Será?

Animais

Crabzilla! Caranguejo gigante na Inglaterra! Será?

Imagem de satélite mostra um caranguejo de mais de 15 metros em uma praia da Inglaterra! Será que isso é verdade ou farsa?

O estranho animal gigante teria sido flagrado em outubro de 2014 e, de acordo com diversas publicações, teria aproximadamente 15 metros de comprimento e estaria nadando tranquilamente nas margens do Porto de Dover, em Kent (Inglaterra).

Será que o “Crabzilla” (como foi apelidado o bichinho) é real? Seria ele apenas um banco de areia? Ou é uma fotomontagem?

Abaixo, a fotografia do crustáceo, que foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais:

Caranguejo "Crabzilla" visto em uma praia na Inglaterra! Será verdade? (foto? Reprodução/Facebook)

Caranguejo “Crabzilla” visto em uma praia na Inglaterra! Será verdade? (foto? Reprodução/Facebook) 

Verdadeiro ou falso?

A maioria dos sites de noticias usaram como fonte uma publicação feita no dia 12 de outubro no tabloide britânico Daily Mail. O tabloide, por sua vez, publicou apenas uma foto do enorme animal e citou como fonte o site Express, que também “tirou o corpo fora” ao afirmar que a tal fotografia (única “prova” do Crabzilla) havia sido tirada de um blog e foi enviado por um leitor sem maiores detalhes.

O blog de onde o Express tirou a imagem do suposto caranguejo gigante é o Weird Whitstable, mantido pelo ilustrador inglês Quinton Winter. Em seu site profissional podemos ver algumas ilustrações desse bem humorado artista!

Além de ilustrador, Quinton Winter também tem uma queda por fotomontagens, como uma cobra descomunal e um ninho gigante feitas por ele.

Parece que essa fascinação por seres gigantes acompanha o ilustrador e photoshoper há tempos. Em junho de 2013, por exemplo, Winter publicou a montagem abaixo que mostra dois garotos brincando com um caranguejo gigante:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Crianças brincam com um "caranguejo gigante" na montagem! (foto: Quinton Winter)

Crianças brincam com um “caranguejo gigante” na montagem! (foto: Reprodução/Quinton Winter) 

E no dia 12 de outubro de 2014, o brincalhão já se gabava de ter visto sua montagem publicada na capa de diversos jornais pelo seu país! 

A imagem original

Não conseguimos localizar a imagem exata que foi usada na fotomontagem, mas tudo indica que Quinton Winter tenha usado fotos de satélite do Bings Mapas (serviço de mapas do buscador Bing, da Microsoft). Abaixo, uma foto que se aproxima da usada pelo ilustrador:

inglaterracaranguejo3_analise

Maior caranguejo do mundo

Na natureza, o maior caranguejo que existe é o caranguejo-aranha-gigante, que chega a medir “apenas” 4 metros de largura (medindo das extremidades de suas patas) e pesa cerca de 20 quilos. Ele vive em abundancia em águas próximas ao Japão!

[iframe: width=”590″ height=”332″ src=”//www.youtube.com/embed/97YcLrV1Rh0″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

O caranguejo mostrado na foto se parece muito com o Caranguejola, que mede, no máximo, 20 centímetros de comprimento e é abundante em águas próximas à Noruega!

Conclusão

A imagem do Crabzilla é falsa! Trata-se de uma montagem feita por um ilustrador inglês sobre uma foto do Bing!

Continue lendo
5 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo