16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Hakuna Matata! Conheça a dupla Timão e Pumba da vida real!

- Publicidade -

Foto que circula há um tempinho pela web mostra um suricato e um javali caminhando juntinhos pela estrada! Será verdade?

No último sábado, dia 1° de outubro, durante o Programa “Você é Curioso?” – na Rádio Bandeirantes – um ouvinte do quadro “Verdadeiro ou Farsa?” (apresentado pelo criador do E-farsas.com) entrou em contato conosco perguntando sobre essa foto curiosa.

Pelo que está rolando na web há um tempinho no Facebook, Twitter e em alguns blogs, a dupla suricato e javali seria a versão Timão e Pumba da vida real.

Timão e Pumba da vida real! Será que essa foto é real?
Timão e Pumba da vida real! Será que essa foto é real?

 

Será que essa foto é verdadeira ou farsa?

Em primeiro lugar, é preciso que se diga que essa imagem não é nova! Encontramos posts em alguns blogs a tal foto já no mês de agosto de 2009. No Brasil, o blog Eu Podia ta Matando foi um dos primeiros a postar a fotografia curiosa.

Na vida real (ou no habitat natural desses bichos), um javali e um suricato dificilmente seriam amigos. Mas no cinema, Timão e Pumba fizeram parte do filme O Rei Leão, da Disney. A amizade da duplinha fez tanto sucesso que em 1995 os personagens ganharam uma série só deles. A série animada Timão e Pumba foi exibida até 1998.

Voltando à imagem que circula pela web, a foto é falsa!

Alguém pegou uma imagem de um javali caminhando pela estrada dentre varias outras de uma página da NASA que reunia fotos de domínio público de expedições feitas por colaboradores e colou o suricato, ao lado do bicho maior. Uma montagem muito simples, mas que ficou muito legal, não é?

- Publicidade -

A página do site da NASA não existe mais, infelizmente! Mas uma boa alma da internet resolveu guardar a foto original e, depois de muita busca, acabamos encontrando!

Foto real e a montagem - Timão e Pumba da vida real!
Foto real e a montagem - Timão e Pumba da vida real!

Agora em 2011, a montagem ressurgiu na internet sabe-se lá a razão.

Timão e Pumba de verdade

Coincidência ou não, no dia 1° de outubro de 2011, o jornal Extra publicou uma matéria interessante sobre dois filhotes – um javali e um suricato – que vivem juntos em um zoológico de Worcestershire, na Inglaterra. De acordo com a funcionária do zoológico Kelly Shambly, os dois foram batizados de Timão e Pumba – em referencia ao filme!

Timão e Pumba da vida real - foto real dos filhotes
Timão e Pumba da vida real - foto real dos filhotes! (Reprodução)

Conclusão

Foto falsa!

Sites pesquisados:

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. – Ôôôôô Timão!!! Olha que legal a foto do nosso orkut no e-farsas, nós tiramos no dia do amigo amissíssimo.

    – Pumba, Pumba, Pumba, claro que me lembro e como sempre estou mais bonito do que você…

  2. É Fácil fazer uma montagem para tirar o suricato da foto! Qualquer um com o minimo de conhecimento em photoshop é capaz de fazer!
    Não há como saber qual das 2 é original!

  3. Com tantas montagens absurdas que os “espertinhos” do Photoshop querem nos fazer acreditar que são reais, aparece uma que realmente foi uma boa ideia criada. Apesar de não ser verdadeira, essa imagem fez uma bela homenagem aos personagens do filme, que garanto que muitos que viram gostaram.

  4. eu postei a foto da placa desmotivacional no meu facebook… ela pode ser falsa, mas reacendeu a época que eu assistia o desenho!!! é a típica imagem oooowwwwwwnnnnn!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui