Connect with us

E-farsas

Homem ficou com câncer de olho por usar celular à noite?

Falso

Homem ficou com câncer de olho por usar celular à noite?

É verdade que um homem de 40 anos de idade foi diagnosticado com câncer de olho após ficar usando o aparelho de celular à noite?

A notícia surgiu na web na segunda quinzena da março de 2016 e afirma que um homem teria ido ao médico após ter notado que estava perdendo a visão.

Após alguns exames, o paciente teria sido diagnosticado com câncer nos olhos e a causa principal dessa doença teria sido o uso prolongado do smartphone à noite.

A explicação, segundo o que se espalhou em diversos sites e blogs, é que estudos científicos teriam comprovado que a luz verde da tela do celular afeta nossa visão e que acaba por resultar na morte das células da retina do ser humano.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Abaixo, uma foto do homem que estaria servindo de alerta para os usuários de smartphone:

Homem teria ficado com câncer de olho após usar smartphone à noite! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Homem teria ficado com câncer de olho após usar smartphone à noite! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A primeira coisa que chama a atenção na notícia é a falta de detalhes que ajudem a comprovar a veracidade dessa história. Por exemplo:

  • Qual é o nome do homem?
  • Quando o fato teria ocorrido?
  • Onde o fato teria ocorrido?

Infelizmente, só temos como “prova” a foto de um rapaz com os olhos vermelhos!

Os sites e blogs que publicaram essa notícia em português citam como fonte o blog de língua inglesa Health Advisor Group que, por sua vez, cita como fonte um blog chamado The Collective Intelligence e esse blog (como era de se esperar) também não dá nenhuma prova de que isso teria ocorrido mesmo e cita como fonte o blog Hair Styles9 que não prova nada!

Além disso, a foto do homem com os olhos vermelhos foi publicada em 2013 em um site chinês que explicou que o rapaz da fotografia estava com conjuntivite (nada relacionado ao uso de smartphone à noite).

Não encontramos nenhum estudo que comprove que o uso de smartphone à noite esteja ligado ao câncer de olho. No entanto, estudos feitos pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, em 2014, mostraram que ler livros digitais e/ou consumir conteúdo antes de dormir pode prejudicar o sono e, por isso, ter efeitos negativos sobre a saúde.
De acordo com a BBC, a pesquisa constatou que as pessoas que haviam lido livros digitais demoravam mais para pegar no sono, além de terem um sono de pior qualidade – o que as faziam se sentir mais cansadas ao acordarem na manhã seguinte.

Conclusão

A foto que mostra um homem com os olhos vermelhos nada tem a ver com câncer de olho por uso prolongado de smartphone à noite! O sujeito estava com uma conjuntivite, em 2013!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top