21.3 C
São Paulo
domingo, dezembro 4, 2022

Joaquim Barbosa rasgou a Constituição?

- Publicidade -

Será verdadeira a fotografia que mostra o ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa rasgando a Constituição Federal?

A foto não é nova! Circula pela web desde o final de agosto de 2013, mas voltou a ser amplamente compartilhada através das redes sociais (principalmente pelo WhatsApp) na segunda quinzena de março de 2016. Nela podemos ver o Ministro Joaquim Barbosa rasgando a publicação da Constituição Federal com as próprias mãos!

O ato teria ocorrido durante um debate no Supremo Tribunal Federal, e isso deixou muita gente curiosa para saber a veracidade a respeito dessa foto:

Afinal, será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Ex-Presidente do STF rasga a Constituição! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Ex-Presidente do STF rasga a Constituição! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeira ou falsa?

Uma rápida análise na imagem e já podemos dar o veredito: Trata-se de uma montagem!

Perceba nas ampliações abaixo que as mãos do ministro foram coladas na cena, juntamente com as duas partes da Constituição:

Joaquim-Barbosa-detalhe
Uma ampliação na imagem já evidencia a montagem!

Além disso, a cabeça de Joaquim Barbosa está desproporcional em relação ao corpo (além das diferenças de sombras, luzes e texturas):

Joaquim-Barbosa-detalhe2

A foto original

- Publicidade -

A fotografia original usada nessa montagem é do deputado Lula Morais, que rasgou uma edição da revista Veja!

Essa foto foi tirada por José Leomar, a serviço do Diário do Nordeste, em 2011. No IG podemos ver outra foto desse mesmo ocorrido!

Compare a original e a montagem na colagem abaixo:

Joaquim-Barbosa-rasgando-Constituicao-compara

Conclusão

Joaquim Barbosa não rasgou a Constituição. A foto que mostra o ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal fazendo isso é, na verdade, uma montagem feita em cima de uma fotografia do deputado Lula Morais, que estava rasgando a revista Veja!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

16 COMENTÁRIOS

  1. Ultimamente estão publicando artigos que chegam a insultar a inteligência do leitor.

    Nesse ritmo irão pegar aquela montagem do dinossauro segurando uma bazuca enquanto cavalga um tubarão e dissertar sobre os pontos conflitantes.

  2. Coisa patética feita por um lunático ou canalha vermelho, típico otário traidor do país em nome do FORO DE SP, esse encontro de malditos pagos com dinheiro público do contribuinte brasileiro, pra bandinho ptralha encher o rabinho de pão com “mortandela”…kkkkkkkkkkkkkk

  3. Infelizmente vejo diariamente pessoas comentando assuntos que circulam em redes sociais como se fossem a mais pura verdade. O fascínio por estas falsas noticias exploram a curiosidade e a preguiça de procurar fontes de compartilhamento de conhecimento idônea. Para não perder a amizade, na maioria das vezes eu sempre falo ¨olha, estas noticias não são muito confiáveis!¨, mas tem sempre alguém que olha torto e corre em busca de aprovação a contar a noticia para outro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui