Connect with us

E-farsas

Joaquim Barbosa rasgou a Constituição?

Falso

Joaquim Barbosa rasgou a Constituição?

Será verdadeira a fotografia que mostra o ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa rasgando a Constituição Federal?

A foto não é nova! Circula pela web desde o final de agosto de 2013, mas voltou a ser amplamente compartilhada através das redes sociais (principalmente pelo WhatsApp) na segunda quinzena de março de 2016. Nela podemos ver o Ministro Joaquim Barbosa rasgando a publicação da Constituição Federal com as próprias mãos!

O ato teria ocorrido durante um debate no Supremo Tribunal Federal, e isso deixou muita gente curiosa para saber a veracidade a respeito dessa foto:

Afinal, será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Ex-Presidente do STF rasga a Constituição! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Ex-Presidente do STF rasga a Constituição! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeira ou falsa?

Uma rápida análise na imagem e já podemos dar o veredito: Trata-se de uma montagem!

Perceba nas ampliações abaixo que as mãos do ministro foram coladas na cena, juntamente com as duas partes da Constituição:

Joaquim-Barbosa-detalhe

Uma ampliação na imagem já evidencia a montagem!

Além disso, a cabeça de Joaquim Barbosa está desproporcional em relação ao corpo (além das diferenças de sombras, luzes e texturas):

Joaquim-Barbosa-detalhe2

A foto original

A fotografia original usada nessa montagem é do deputado Lula Morais, que rasgou uma edição da revista Veja!

Essa foto foi tirada por José Leomar, a serviço do Diário do Nordeste, em 2011. No IG podemos ver outra foto desse mesmo ocorrido!

Compare a original e a montagem na colagem abaixo:

Joaquim-Barbosa-rasgando-Constituicao-compara

Conclusão

Joaquim Barbosa não rasgou a Constituição. A foto que mostra o ex-Presidente do Supremo Tribunal Federal fazendo isso é, na verdade, uma montagem feita em cima de uma fotografia do deputado Lula Morais, que estava rasgando a revista Veja!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Falso

To Top