17.8 C
São Paulo
quarta-feira, outubro 27, 2021

Julho terá 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos!

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

E-mail que circula pela web desde 2010 afirma que o mês de julho terá 5 sextas, 5 sábados e 5 domingos e que outro igual a esse só acontecerá daqui a 823 anos.

Quer ganhar um dinheiro fácil?

Basta repassar esse e-mail para os seus amigos. Segundo o texto, o mês de julho de 2011 terá 5 segundas, 5 sextas, e 5 domingos e esse “fenômeno” ocorrerá novamente só em 2834!

Seria bom se fosse verdade… Acontece que o e-mail é falso!

O mês de julho de 2011 realmente terá 5 de cada sexta, de cada sábado e de cada domingo. Essa parte é real. Só essa.

Daqui a 823 anos, ou seja, em 2834, o mês de julho será assim:

Julho de 2834
Calendário de julho de 2834 – http://www.luxtours.com

 

Money bags não são raros!

O acontecimento classificado como raro no texto não é tão raro assim: tivemos o tal fenômeno em 1988, 1994 e em 2005 e teremos novamente em 2011, 2016, 2022 e 2028 2033…

Na verdade, não só o mês de julho fica desse jeito. Todos os meses com 31 dias passam por isso em ciclos de 6 anos e 5 anos.

Outro detalhe interessante é que em algumas versões o texto afirma:

Passe para 8 boas pessoas e o dinheiro aparecerá em 4 dias, baseado no Fengshui chinês.

Esse parágrafo é muito estranho e está aí apenas para confundir ainda mais o leitor.

O calendário chinês não tem nada a ver com o calendário gregoriano. Algumas adaptações e alguns cálculos são necessários para se adaptar um ao outro, mas é bem complicado, conforme é mostrado aqui:

O Facecrooks, entidade regulatória de redes sociais, afirma que procurou em vários sites especializados em Fengshui sobre alguma ligação entre o tal money bag e o aumento de sorte e nada foi encontrado.

O calendário gregoriano tem esse nome em homenagem ao Papa Gregório XIII que, no dia 24 de fevereiro do ano 1582 promulgou o novo calendário para substituir o calendário juliano.

Essa não é a primeira mensagem do tipo a circular pela web. Versões usando os meses de agosto e outubro também são encontradas no Google.

Atualização 02/07/2016

Em julho de 2016, esse mesmo boato voltou a circular! Só que na nova versão, o texto foi alterado para adequar ao mês desse ano, que possui 5 sextas-feiras (e não 5 segundas-feiras)!

Fizemos um vídeo rápido sobre isso:

Conclusão

Não há nenhuma relação entre os meses com 5 sextas e o Fengshui. O fenômeno não acontece a cada 8 séculos! Não repasse essas correntes!

- Advertisement -spot_imgspot_img
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!
Latest news
- Advertisement -spot_img
Related news
- Advertisement -spot_img

36 COMENTÁRIOS

  1. Cara, é cada uma que me aparece, sorte é um placebo que inventamos para nos das animo e coragem, isso não existe. E mais qual a relação real da quantidade de sextas, sabados e domingos?

    Acredito que se tivessem mais segundas feiras a gente trabalhava mais e ganhava mais

    • Depende, se recebessemos salario semanalmente provavelmente sim, como ganhamos por mês não faria diferença.
      Inclusive, e-farsas, também roda um e-mail dizendo que nosso 13º salário é uma farsa, visto que ganhamos por 48 semanas no ano, referente aos 12 meses, enquanto na verdade 1 ano tem 52 semanas. Portanto países que pagam semanalmente, pagam 1 mes a mais. Na verdade entao, o tal do 13º salário seria o que o patrão ficou devendo para nós pelas 4 semanas trabalhadas a mais, correto?

  2. Só uma correçao , o corpo da texto fala que vai acontecer em 2016, 2022 e 2028 na verdade nao é 2028 e sim 2033.
    Qdo recebi esse email achei muito sem noçao, pq o calendario roda muito, sera que teriamos que esperar 823 anos para o dia 1º de Julho cair numa sexta feira? Toda vez que ele cair numa sexta feira, teremos esse “fenomeno”..rs

  3. Existe mais um erro nessas informacoes, como se trata do mes de julho logo o mes anterior mostrado no inicio do calendario eh junho e junho so vai ate o dia 30,sempre.

  4. e-farsas, também roda um e-mail dizendo que nosso 13º salário é uma farsa, visto que ganhamos por 48 semanas no ano, referente aos 12 meses, enquanto na verdade 1 ano tem 52 semanas. Portanto países que pagam semanalmente, pagam 1 mes a mais. Na verdade entao, o tal do 13º salário seria o que o patrão ficou devendo para nós pelas 4 semanas trabalhadas a mais, correto?

  5. Interessante…me ocorreu que se este “money bag” acontce a cada 823 anos…afinal, como poderia ser isso se o calendáio gregoriano foi criado em 1582?!

    Então comecei a pesquisar na internet e achei este site…muito bom…

    Valeu!!!

  6. nessa epoca e a soma dos dois ultimos numeros da data de nascimento mais a idade vai ter o total de 111 ex: se voce nasceu em 1978 sua idade e 33 vc soma 78+33=111 faca a soma do seu e vera que o resultado e 111

  7. O fato citado no texto original – 5 sextas-feiras, 5 sábados e 5 domingos – acontece todas as vezes em que um mês com 31 dias inicia-se na 6a.-feira. Simples assim…
    As ocorrências nos últimos 5 anos foram: dezembro/2006, agosto/2008, janeiro e outubro/2010 e julho/2011. A próxima ocorrência será em março/2013.

  8. […] O E-farsas já havia abordado esse assunto no ano passado, lembrando que a corrente é das atingas mesmo. Pra começar o papo de 823 anos, acontecimento cósmico, confluência dos astros e outras bobagens nesse sentido, é cascata das mais grossas, bastando apenas que o internauta deixe de preguiça e calcule algumas datas no calendário. Por exemplo, daqui a 823 anos em 2835 o mês de outubro será assim: […]

  9. Isso misturou alguns itens da superstição chinesa, sim. O número 8, na China, é considerado número da fortuna, devido à sua homofonia com a palavra “fortuna” (em mandarim, oito = ba 八; fortuna = fa, de 發財 facai… leia-se fa-tchai). Já, o número 4 é considerado número da morte (em cantonês, quatro = si 四; morte = si 死 … tudo igual, mas com entonações diferentes). Em alguns locais, as casas com o 8 na numeração predial são mais caras, os telefones com final 8 sãos mais procurados e placas veiculares com número 8 também são mais procurados. Por outro lado, há prédios em que o 4º andar não existe e é ignorado, pulando do 3º para o 5º direto.

  10. E-mails assim servem pra coletar endereços de email pra spammers ficarem lhe enchendo o saco com propagandas chatas.

    Você que recebe, repassa ele pra 8 conhecidos, já são 9 emails na lista de “destinatários” que eventualmente vão chegar em gente que coleta isso em banco de dados e vende pra publicidade, e-marketing, golpistas ou até “hackers” ladrões.

    Também podem ser vetores de malware, backdoor, rootkit, keylogger. Vírus de computador que seu anti-vírus ainda não reconhece, e vai se espalhar pra quem não usa antivirus. Roubando senhas, dados particulares, ou usando o computador da pessoa infectada pra retransmitir comandos maldosos.

    Se receber algo assim, mande direto pro lixo. Não responda ao remetente, não passe adiante com advertências. Mantenha seu anti-vírus sempre ligado e atualizado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui