23.4 C
São Paulo
sexta-feira, janeiro 21, 2022

La Pascualita: Filha embalsamada é usada como manequim!

- Publicidade -

É verdade que o dono de uma loja no México usa o corpo embalsamado da própria filha como manequim na fachada de sua loja?

Na última semana de julho de 2014, vários sites e blogs descobriram a incrível e mórbida história de uma loja de vestidos de noivas no estado de Chihuahua, no México: O dono da loja estaria mantendo há 75 anos o corpo embalsamado da própria filha como manequim na entrada do estabelecimento!

De acordo com a notícia, a jovem Pascualita teria sido vítima de uma picada de uma aranha viúva-negra na noite vespera do seu casamento, morrendo poucas horas depois. Sua mãe não teria aguentado a dor da perda e resolveu embalsamar a filha para evitar que o corpo dela apodrecesse.

Desde 1930, a história que é contada na região é que a manequim da frente da loja seria o corpo dessa moça!

Será que isso é verdade?

Manequim na entrada da loja seria feita com o corpo embalsamado da filha do proprietário! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)
“La Pascualita” – Manequim na entrada de uma loja no México seria feita com o corpo embalsamado da filha do proprietário! Será verdade? (Foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A história é uma lenda bem antiga (desde pouco depois de 1930) e essas imagens circulam pela web há muitos anos, mas na ultima semana de julho de 2014 é que vários sites e blogs resolveram “ressuscitar” essa notícia. Dessa forma, para muitos, isso parece novidade!

De fato, existe uma loja chamada La Popular, no número 808 da rua Victoria, em um bairro da cidade de Chihuahua (que é a capital do estado com o mesmo nome, no México). A loja ainda vende vestidos para noivas até hoje!

A bela e incrivelmente realista manequim não é o corpo de uma filha do proprietário da loja! Na verdade, ela foi confeccionada em 1930 pela antiga dona da La Popular, Pascualita Esparza Perales Perez.

Pascualita Esparza Perales Perez, a criadora da manequim "La Pascualita"! (foto: Reprodução/WebArchive)
Pascualita Esparza Perales Perez, a criadora da manequim “La Pascualita”! (foto: Reprodução/WebArchive)

- Publicidade -

No antigo site da loja, seus donos explicam que a manequim é uma boneca feita em cera e que apenas seus cílios e cabelos são naturais. O texto ainda explica que a modelo foi colocada em uma proteção de vidro, pois os visitantes estavam constantemente enfiando as unhas na boneca, para comprovar que ela é feita de cera mesmo!

No vídeo abaixo, feito pela produção do programa de língua espanhola Extranormal, podemos ver a perfeição e o nível de detalhes da boneca:

[iframe: width=”590″ height=”443″ src=”//www.youtube.com/embed/cUG6MSkIfFY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Dificuldades com o embalsamento

Para se embalsamar a pele humana é preciso se fazer um tratamento nos tecidos com produtos a base de álcool e borato de sódio, que ajudam a evitar a proliferação de bactérias. No entanto, conforme explicado pelo o museólogo e taxidermista Emerson Boaventura em entrevista à Revista Superinteressante, esses produtos deixam a pele escurecida.

Além disso, a pele tratada para “durar para sempre” mesmo nos dias atuais fica com um aspecto meio emborrachado, como podemos ver nos exemplos abaixo:

papa_joao_xxxiii
Corpo do Papa João XXIII exposto ao público na Basílica de São Pedro, no Vaticano (foto: Reprodução)

 

Rosalia_Lombardo
Corpo embalsamado da pequena Rosalia Lombardo, em exposição na Itália (foto: Divulgação)

 

Vladmir_Lenin
Corpo do ex-presidente da URSS Vladmir Lenin em exposição na Praça Vermelha (foto: Reprodução/Facebook)

 

Mantendo o mito

Mesmo afirmando que isso é apenas uma lenda, a loja mexicana continua fazendo alguns rituais para manter o mito vivo. Por Exemplo, quando é preciso trocar o vestido da Pascualita, os funcionários da La Popular cobrem os vidros da vitrine onde a boneca está exposta, para que ninguém a veja nua.

Mesmo depois de tantos anos da morte de sua criadora (a Sra. Esparza faleceu em 1967), ainda correm na região histórias afirmando que La Pascualita caminha todas as noites por toda a loja e volta sempre à sua posição original, e cada vez com um vestido diferente!

Além disso, uma das lendas locais ainda afirmam que a boneca salvou uma mulher de um tiroteio e já teve morador atribuindo milagres à Pascualita. O mesmo povo cultiva outras lendas interessantes como a Llorona (uma assombração que aparece chorando todas as noites na beira do rio) e o Cucuy (uma espécie de “Bicho-Papão” mexicano)!

Conclusão

A manequim vestida de noiva em exposição na loja La Popular, no México, não é feita com o corpo da filha do proprietário! Ela é uma boneca de cera que foi criada pela antiga dona e ainda hoje é uma das fortes lendas da cidade de Chihuahua!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

19 COMENTÁRIOS

  1. Me chamouva atenção a idade do pai hojje, impossível ele ainda está vivo e realmente parece real, as mãos são perfeitas, as unhas são reais, a primeira impressão foi que seria o corpo dafilha mas agora acredito na cera ,afinal o homem brinca de ser Deus o tempo todo!

  2. Galera vou falar uma coisa depois de ver a Casa de Cera nao duvido de mais nada aquela la pode ser muito bem ou o cadaver embalsamado ou o cadaver coberto por cera e modelado , deixando a assim . Mais pra eles terem.uma ordem de restriçao duvido nada que tem caroço nesse angu …

      • Claro, afinal se está em um filme de Hollywood, só pode ser verdade.
        _____
        >Clones de novo ? Você está precisando de um carpano !

        Fechem a internet, por favor. Não tem mais salvação.
        _____
        > Chola mais floquinho de neve !

  3. A manequim vestida de noiva em exposição na loja La Popular, no México, não é feita com o corpo da filha do proprietário! Ela é uma boneca de cera que foi criada pela antiga dona e ainda hoje é uma das fortes lendas da cidade de Chihuahua!

  4. Que besteira isso e um maniquim de peruca humana,as pessoas sao embalsamadas mas não ficam em pe não tem como um morto fica em pe sozinho,as pessoas parecem que nunca ouviram falar do musseu de cera…

  5. Fiquei impressionada com a perfeição do manequim, esse mistério todo tem um motivo. Acredito que seja sim o corpo da moça embalsamado, claro que com outros produtos pra conservar, pois tem vários pais que se pudessem fariam isso, embalsar e ter sempre o corpo do filho perto. Enfim, era pra ser feita uma análise, pois a boneca tem digital, isso não é brincadeira, é um corpo sem descanso. Ninguém pode brincar desse jeito.

  6. Uma explicação legal essa da boneca de cera….mas o fato de ela ter unhas e ‘marcas naturais na pele’, é só observar as mãos, me lembrou o corpo de Santa Bernadete. Segundo dizem, é um corpo incorruptível coberto com uma fina camada de cera, que faz o cadáver ‘suar’ e às vezes parecer chorar. Tétrico isso.

  7. Estão falando que não tem como um corpo embalsamado ficar em pé, pesquisem sobre a vênus negra, ela ficou muitos anos embalsamada exposta em um museu em pé, tem um filme contando sua história. Enfim seu corpo volto para sua terra Natal e ela teve um velório digno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui