16.7 C
São Paulo
terça-feira, abril 20, 2021

Laudo da Polícia afirma que Joesley Batista foi envenenado?

- Publicidade -

Será verdade que o empresário Joesley Batista, dono da Friboi, foi internado às pressas após ter sido envenenado com organofosforado? Descubra aqui no E-farsas!

A notícia surgiu no final de junho de 2017 em diversos sites e blogs e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, o empresário Joesley Batista teria dado entrada às pressas no hospital Albert Einstein e o laudo da perícia realizada pela Polícia Científica teria confirmado que o “dono da Friboi” teria sido envenenado por chumbinho!

A notícia ainda afirma que os inimigos do empresário, que está tentando se beneficiar com a delação premiada que deu início a um inquérito contra do presidente Michel Temer, teriam tentado matá-lo, mas que os médicos parecem ter agido rapidamente.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Joesley Batista teria sido envenenado! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

A notícia que se espalhou durante o dia 28 de junho de 2017 ganhou força após a publicação feita no site Sociedade Oculta, que já virou um personagem recorrente aqui no E-farsas (pelas razões erradas). Como já mostramos aqui diversas vezes, o Sociedade Oculta publica inúmeras notícias falsas todos os dias e nada do que é publicado lá deve ser levado à sério.

A verdade é que Joesley Batista foi mesmo internado no dia 28 de junho de 2017, no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Essa é a única parte real da “notícia”.

Segundo a assessoria de imprensa do empresário, ele deu entrada no hospital para tratar de dores nas costas, decorrentes de uma possível inflamação do nervo ciático.

Nada a ver com envenenamento…

Para tentar conseguir dar mais veracidade à mentira, o autor dessa e-farsa juntou trechos de outras matérias a respeito da internação de Joesley e adicionou mais alguns dados tirados da sua imaginação. Tudo isso, segundo o autor dessa “notícia”, tiradas de provas vindas de grupos do WhatsApp!

- Publicidade -

Além disso, esse boato cita o nome de um assessor de imprensa da Secretaria de Defesa Social chamado Otáviano Tofolli. Seria uma ótima prova, se não fosse o fato de não existir uma secretaria com esse nome e também de não encontrarmos nenhuma menção na web a respeito desse tal de Otáviano Tofolli!

Conclusão

A notícia afirmando que o sócio da JBS Joesley Batista teria sido envenenado com chumbinho é falsa! O empresário deu entrada no hospital Albert Einstein com dores nas costas, mas seu estado de saúde não é grave!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui