18.9 C
São Paulo
sexta-feira, maio 27, 2022

Lula foi hostilizado ontem no shopping Iguatemi, em São Paulo?

- Publicidade -

Vídeo mostra pessoas gritando palavras de ordem em um shopping e texto diz se tratar do povo hostilizando o ex-presidente Lula durante passeio em um shopping! Será verdade?

O vídeo começou a ser compartilhado no dia 22 de janeiro de 2022 em vários grupos do WhatsApp e do Telegram e mostra uma manifestação em um shopping. Nele podemos ver várias pessoas gritando lá do alto palavras de ordem contra um grupo que estava no térreo do estabelecimento.

De acordo com o texto que acompanha as imagens, o vídeo teria sido filmado recentemente (“ontem”, segundo algumas versões) em um shopping paulistano, durante um passeio que o ex-presidente Lula teria feito, quando foi hostilizado pela população! 

Em algumas versões, o fato teria sido flagrado no shopping Iguatemi, mas será que essa história é verdadeira ou falsa?

Texto de uma das versões que acompanham o vídeo: “O ex-presidiário Lula deu rápida saída ontem em São Paulo e foi ovacionado pelos presentes. Vejam! Será se a mídia vai divulgar esta recepção dada ao ex-presidiário?” (foto: Reprodução/WhatsApp Web)

Verdade ou mentira?

O vídeo em questão é real, mas foi gravado em 2018, no Shopping Barra – em Salvador (BA) – durante um ato que pedia a soltura do ex-presidente Lula da cadeia. Durante a manifestação, grupos contra e à favor do então presidiário se enfrentaram dentro do shopping, causando enorme transtorno aos frequentadores do local.

Boato em cima de outro boato

Como podemos ver nessa publicação feita em agosto de 2018 no perfil chamado República de Curitiba, no Facebook, na época foi espalhado que o então pré-candidato ao Senado Jaques Wagner (PT) teria sido alvo dos gritos da população no shopping por estar passeando com uma camiseta estampada com o slogan “Lula Livre”:

O curioso é que o politico ele sequer aparece no vídeo, pois estava em outro local naquela ocasião!  

No dia 22 janeiro de 2022, o mesmo vídeo voltou a ser espalhado, mas dessa vez o alvo dos xingamentos seria o ex-presidente Lula durante um passeio (ontem) num shopping paulistano. No entanto, o pré-candidato está em excursão de 10 dias pelo nordeste desde o dia 15 de janeiro de 2022, o que dificultaria seu passeio em SP durante esse mesmo período.

Conclusão

- Publicidade -

O vídeo que mostra um grupo de pessoas gritando palavras de ordem em um shopping foi gravado em 2018, na Bahia, e ocorreu quando grupos à favor e contra a prisão do ex-presidente Lula se enfrentaram no shopping da Barra, na capital baiana!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui