22.4 C
São Paulo
terça-feira, novembro 30, 2021

Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro?

- Publicidade -

É verdade que a candidata a vice presidência Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio Bispo de Souza no dia do atentado contra Jair Bolsonaro?

A imagem surgiu logo após o atentado cometido contra o candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora (MG), no dia 06 de setembro de 2018, e voltou com força logo após o primeiro turno das eleições de 2018.

De acordo com o texto que acompanha a foto da vice-candidata, Manuela D’Ávila teria ligado 18 vezes para Adélio no dia do crime, dando a entender que ela estaria ligada de alguma forma ao ocorrido!

Será que essa história é real?

Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Pra se ter uma ideia de como esse assunto é tão inverossímil e inconsistente, é só ver a quantidade de versões que circulam sobre ela: Em algumas versões que se espalharam no Facebook, o rumor era de que a vice-candidata teria ligado 6 vezes e em outras, Manuela teria ligado 19 vezes!!!

Reprodução/Facebook

Mas qual é a verdade sobre isso?

O site da coligação O Brasil Feliz de Novo desmentiu essa história. Manuela D’Ávila não ligou para o agressor. Podemos desmentir isso em várias publicações a respeito em diversos sites de notícia de credibilidade, como a BBC, que afirmou que:

“Adélio Bispo, autor do ataque contra o candidato do PSL, está preso preventivamente pela Polícia Federal em Campo Grande. O processo contra ele, que confessou o crime em depoimento à PF, foi suspenso temporariamente nesta semana para que seja realizado um exame de sanidade. O delegado responsável pelo caso concluiu que ele agiu sozinho.”

Ou seja, não há nenhuma prova de que o agressor tenha recebido ligações de possíveis mandantes (ou cúmplices) do crime, mas é claro que muita gente prefere acreditar em denúncias anônimas do que em investigações policiais…

A coligação de Manuela D’Ávila pediu ao TSE que a Polícia Federal proteja a candidatura de Fernando Haddad à Presidência contra as fake news.  

- Publicidade -

Conforme informado pelo site Jota, no dia 26 de setembro de 2018, o ministro substituto Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o Facebook entregue em 48 horas dados do responsável pela página “Partido Bolsonaro”, que – de acordo com a coligação O Brasil Feliz de Novo – foi a página que iniciou esse boato difamatório contra Manuela.

Em seu despacho, Horbach ressaltou que a postagem não está mais disponível, “tendo sido removida por seus próprios responsáveis ou pela plataforma, o que acarreta a perda de objeto do pedido liminar neste ponto específico”.

O ministro completa:

“Verificadas as outras cinco postagens impugnadas nesta representação, é possível constatar que no âmbito da própria rede social já se estabeleceu o contraditório, consubstanciado em uma série de comentários que afirmam ser a notícia veiculada inverídica e defendem maior zelo na divulgação de mensagens falsas. Tal circunstância esvazia o potencial lesivo dessas postagens, o que, aliado ao disposto no art. 33 da Res.-TSE nº 23.551/2017, recomenda a preservação da liberdade de expressão no âmbito da Internet”.

Conclusão

A notícia afirmando que Manuela D’Ávila teria ligado 18 (ou 19, ou 6) vezes para Adélio no dia do atentado contra Jair Bolsonaro é falsa! Não há provas de que a vice-candidata tenha ligado para ele (e a página que inventou essa fake news sequer apresentou alguma prova e, inclusive, tirou a postagem do ar), mas muita gente prefere acreditar (e compartilhar) mesmo assim!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

82 COMENTÁRIOS

  1. Eu admilrava o E- Farsas pela variedade e isenção de suas matérias, porém de uns tempos para cá passou a ser uma espécie de “linha de frente” na defesa do PT. Nada contra, mas a página se dlescaracterizou totalmente. Estou cancelando a inscrição.

    • Obrigado por nos avisar de novo que vai nos deixar! 🙁
      Você era o único que colaborava com o site com comentários pertinentes e sem ofensas, prestigiava os nossos patrocinadores e contribuía doando no nosso Picpay! Pessoas assim farão falta mesmo! Que pena…

        • “Ele nunca” Vc não respeita a opinião dos outros e não tem educação para tal. Vc mesmo com esse xingamento não respeitando a opinião dos outros com educação deve ser uma pessoa rancorosa, de baixo estima,Não penso como vc e por isso não sou idiota.

          • “”Ele nunca” Vc não respeita a opinião dos outros e não tem educação para tal.”
            Opinião é gostar de azul ou amarelo. Acusar que a Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro ou que o site é esquerdista é CRIME.
            “Vc mesmo com esse xingamento não respeitando a opinião dos outros com educação deve ser uma pessoa rancorosa, de baixo estima”
            Não vim aqui pra fazer amigos, não preciso que se preocupe comigo ou com minha personalidade.
            “Não penso como vc e por isso não sou idiota.”
            Não, só é idiota por defender fake news.

        • Realmente concordo com vc”ele nunca” sou realmente uma idiota de te dar trela e responder aos seus comentários. Você venceu. Fique satisfeito (a).

          • Esquerdistas Brasileiros são cegos ideológicos.
            Só perceber a Atual postura do PT apoiando ditaduras .
            E contando com a Resistência de Boullos e Manuela dois patéticos.

          • Esquerdistas Brasileiros são cegos ideológicos.
            Direitistas Brasileiros são burros e analfabetos funcionais.
            Só perceber a Atual postura do PT apoiando ditaduras .
            Só perceber a atual postura dos Bozominions apoiando fascistas.
            E contando com a Resistência de Boullos e Manuela dois patéticos.
            E contando com mentiras espalhadas pelo Whatsapp, vários idiotas.

        • Eu acho engraçado, um site que se diz isento e imparcial, simplesmente ignorar o fato de que: O delegado que comanda as investigações, já foi ligado ao pt. Se isso em si não algo que deveria ser refletido e questionado, também então sua matéria não tem peso e consistência suficiente, para ser levado a sério.Afinal estás desprezando informações secundárias relativas a investigação, que com certeza a tornam questionáveis. O que possibilitam um resultado no mínimo duvidoso.

          • É bom ver que os leitores do E-farsas estão criando o hábito de questionar o que leem na web! 🙂
            Não acredite apenas no E-farsas, procure em outras fontes! Valeu!

          • Já ouvi muito falar de vcs. Mas ao ler 3 matérias apenas, é nítido que vc ao invés de somente esclarecer, vc defende lados.
            Por fim. Que porcaria. O desprazer foi meu.

          • Já ouvi muito falar de vcs. Mas ao ler 3 matérias apenas, é nítido que vc ao invés de somente esclarecer, vc defende lados.
            Então não adianta ler, tem que interpretar o que leu. Infelizmente você faz parte dos 92%.
            Por fim. Que porcaria. O desprazer foi meu.
            Já vai tarde!

        • Esse site se acha! Não precisamos de vocês para nos dizer o que é farsa! Vocês são uma farsa. Existem para defender petista. O nariz de vocês já está bem grande, e o dedinho midinho já caiu há muito tempo!

      • O Ex-prefeito Celso Daniel também não teve um assassino, ele morreu de “causas naturais “.

        Os hackers invasores de várias autoridades públicas, também agiram sozinhos e por puro altruísmo. Invadiram o celular o moro, do deltan, do presidente, do Toffoli, e outros, mas teve de “pedir”q Daniela D’avila o celular do petista-verde, porque não conseguiu invidi-lo. E ainda mais é doente mental, segundo o “adevogado”.

        • É sim uma tremenda ferramenta da esquerda!

          E-Farsas não tem credibilidade para nada!

          Conforme a essa própria publicação, sobre a Manuela, olha quem desmentiu? A própria coligação política da mesma, como se você perguntasse para o mentiroso o porque ele mentiu?

          Uma baixaria, colocam esses escrotos para fazer postagens, pessoas sem credibilidade nem nada, não sei como tem gente que lê ou da atenção as besteiras do E-Farsas.

    • e pensar que tinha isso o celular e recomendava pra meio mundo. krai vcs vão perguntar pro ladrão se ele roubou a carteira? tá na cara q deve ser entira. mas vc irem confirma c/ o partido dela? é de fuder a rebinboca da parafuseta

  2. Eu admilrava o E- Farsas pela variedade e isenção de suas matérias, porém de uns tempos para cá passou a ser uma espécie de “linha de frente” na defesa do PT. Nada contra, mas a página se dlescaracterizou totalmente. Estou cancelando a inscrição. Eu já comentei isso antes, mas não fui atendido!

  3. É essa e outras notícias imputadas ao partido de esquerda são desvendadas, mas as notas ou notícias que ponho em pesquisa no WhatsApp de vcs não! Por acaso vcs são petistas?

  4. Deveriam ter tirado não só a reportagem como a plataforma “partido Bolsonaro” assim como o dono da página deveria ter sido punido e o responsável pela criação da mensagem preso. Esses responsáveis pela criação de notícias falsas deveriam ter punições severas, assim talvez, essas fake News decidem aos poucos de existir.A eleição se vence com boas proposta e não com ataques à rivais.

    • Aí Ronaldo fica difícil, pois cada notícia que chega a uma pessoa essa não
      vai ficar checando a cada minuto sua veracidade e repassando vai atingir vários de seus contatos, acredito que prendendo a fonte de origem da notícia e punindo, já é um excelente passo.

  5. Quero dizer que sou Bolsonarista e não é por isso que vou defender fake News prejudicando candidatos da oposição. Como disse candidatos deveriam ganhar eleições com boas propostas que favoreçam a população e não com ataques a rivais.

      • Concordo Blade Runner. Devia haver uma msg dizendo que a resposta foi enviada com sucesso assim que postassemos. Quando enviamos não há msg nenhuma de retorno e nossa resposta fica ativa.

  6. Aí Ronaldo fica difícil, pois cada notícia que chega a uma pessoa essa não
    vai ficar checando a cada minuto sua veracidade e repassando vai atingir vários de seus contatos, acredito que prendendo a fonte de origem da notícia e punindo, já é um excelente passo.

  7. Eu também vou deixar o e-coisas………………… kkk Jamais!!! Isso aqui me faz dar gargalhadas. Principalmente a revolta do noob/chorão/comunista ELENUNCA. Gilmar, meus parabéns pela chacrinha que virou isso aqui.

  8. Realmente concordo com vc”ele nunca” sou realmente uma idiota de te dar trela e responder aos seus comentários. Você venceu. Fique satisfeito (a).

  9. Acredito que ela não tenha nada a ver com esse atentado. Mas tem uma coisa errada na matéria: A PF disse que ele agiu sozinho no sentido de na hora do ataque não havia ninguém JUNTO com ele!! Não que não havia ninguém ajudando ele a PLANEJAR. Essa parte ainda está sendo investigada! Favor corrgir!

  10. Não há provas que ela telefonou e nem há provas que ela não telefonou. Fundamentar a prova no que diz o site Brasil Feliz de Novo é nos querer fazer de idiotas. E as operadoras, por acaso foram investigadas?

  11. Se diversos sites ou pessoas compartilharam mensagens “falsas, sem comprovação de veracidade” de ligações da Manuela para o Adélio, qual é o problema? O Intercept também noticiou diversas mensagens sem mostrar a autenticidade ou comprovação da origem, da fonte,da veracidade e todo mundo aí está achando que é verdade, porque eu não poderia achar que a Manuela realmente ligou de verdade para o Adélio? Qual é a diferença, essa imprensa é bem vagabunda mesmo, heim?

  12. e pensar que tinha isso o celular e recomendava pra meio mundo. krai vcs vão perguntar pro ladrão se ele roubou a carteira? tá na cara q deve ser entira. mas vc irem confirma c/ o partido dela? é de fuder a rebinboca da parafuseta

  13. Porque vocês não desmentem as mentiras que a esquerda publica, também?
    Acho o trabalho de destruir narrativas falsas muito nobre, e, mesmo sendo de direita, fico satisfeito quando notícias falsas de direita são desmentidas, pois o falso nunca será um bom argumento. Mas vcs tem sido parciais demais, e ignoram totalmente as grandes sandices publicadas pela esquerda, algumas que chegam a ser engraçadas de tão falsas. Isso lhes destrói a credibilidade que construíram ao longo dos anos. É triste de ver tanta parcialidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui