18.4 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

Mesários bolsonaristas vão reter o comprovante de votação e culpar as urnas eletrônicas?

- Publicidade -

Texto afirma que um aumento de mesários bolsonaristas voluntários indica que eles irão reter o comprovante de votação para gerar fraude nas urnas eletrônicas! Será verdade?

A denúncia começou a ser compartilhada através de grupos de WhatsApp e do Telegram no final de setembro de 2022 e afirma que mesários bolsonaristas foram instruídos a não entregar o comprovante de votação aos eleitores, além de não exigir a assinatura no livro de registro no momento da votação.

A manobra, de acordo com o alerta compartilhado, seria usada posteriormente para invalidar a seção eleitoral sob a alegação de haver mais votos nas urnas eletrônicas do que eleitores confirmados!

A denúncia teria sido descoberta pelo TSE, que teria expressado grande preocupação no maior aumento de inscrições de mesários voluntários.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas no final de setembro de 2022: “Revelado o Plano dos bolsonaristas que se inscreveram como mesários: Os mesários bolsonaristas não vão entregar aos eleitores os comprovantes de votação e nem exigir assinatura no livro de registro e depois vão alegar que  há mais votos nas urnas eletrônicas do que eleitores confirmados. Portanto, assinem o livro de registro de eleitores e exijam o comprovante de votação. Se o mesário se recusar a entregar, chame o policial militar mais próximo e informe o promotor de justiça da sua  Divulguem bastante, por favor.”

Verdade ou mentira?

A entrega do comprovante de votação não interfere na contagem dos votos registrados nas urnas eletrônicas.  

O Tribunal Superior Eleitoral esclareceu em seu site que os mesários são orientados durante o treinamento que a entrega do comprovante de votação é obrigatória. 

“Eleitoras e eleitores não precisam exigir tal comprovante, porque isso já faz parte da rotina de atividades dos mesários, que são treinados com antecedência pela Justiça Eleitoral.”, informa o TSE

A Justiça Eleitoral também explica que, por exemplo, o eleitor com a biometria cadastrada não precisa assinar o caderno que fica na mesa receptora com os nomes das eleitoras e eleitores de cada seção.

É o software da urna o responsável por guardar os votos de cada eleitor. O comprovante é só um recibo para o eleitor e não para a Justiça Eleitoral. 

- Publicidade -

O comprovante era necessário para regularizar outros tipos de documento como passaporte, por exemplo, mas hoje em dia, a certidão de quitação eleitoral está disponível no Portal do TSE e pode ser impressa de forma rápida e fácil na internet, dispensando o eleitor a guarda de tal comprovante.

Aumento de mesários voluntários

Em relação à alegação de que houve um aumento recorde de inscrição de mesários voluntários em 2022, o TSE esclareceu que esse não foi o ano com o maior crescimento. Os números mostram que isso aconteceu de 2018 para 2020:

  • 2016 – 1.762.569 mesários – 360.540 voluntários (20%)
  • 2018 – 1.896.732 mesários – 433.277 voluntários (23%)
  • 2020 – 1.588.060 mesários – 679.546 voluntários (43%)
  • 2022 – 1.820.858 mesários – 862.064 são voluntários (47%)

Além disso, não há como saber a preferência política dos novos mesários voluntários, pois esse dado não é solicitado no momento da inscrição (e tampouco em outra fase do processo). Portanto, é errado afirmar que houve um aumento de bolsonaristas entre os mesários.

Conclusão

Não é verdade que os novos mesários são bolsonaristas e que eles vão reter o comprovante de votação para culpar as urnas eletrônicas por erro em contagem de votos! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui