today-is-a-good-day
20.5 C
São Paulo
quinta-feira, abril 25, 2024

Microchip 250 de milhões de anos foi achado na Rússia!

- Publicidade -

É verdade que um microchip de mais de 250 milhões de anos foi encontrado na Rússia, provando que já houve uma civilização avançada antes de nós?

A notícia apareceu na web no final de novembro de 2014 e conta o incrível achado de um grupo de pesquisadores na cidade russa de Labinsk. De acordo com a manchete, a análise de vários cientistas encontrou um microchip em uma pedra datada de 250 milhões de anos!

A descoberta comprovaria, segundo o artigo que foi publicado em diversos sites e também nas redes sociais, a teoria de que a Terra já foi habitada, milhões de anos atrás, por uma civilização muito mais avançada do que a nossa!

Será que isso é verdade mesmo?

Dá uma olhada na curiosa pedra e descubra se isso é verdadeiro ou falso:

Microchip encontrado em uma pedra de 250 milhões de anos! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)
Microchip encontrado em uma pedra de 250 milhões de anos! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?

A história da “pedra do microchip” é interessante e chama a atenção pelo tom misterioso que carrega consigo. Afinal, se uma civilização antiga tinha tecnologia suficiente para criar um microchip, seria isso um objeto aqui do nosso planeta ou trataria-se de um artefato de origem alienígena?

A notícia fantástica se espalhou rapidamente pela internet através de sites especializados em ufologia e alguns ainda publicaram a foto abaixo como sendo uma equipe de cientistas renomados tentando analisar o estranho objeto encrustado na rocha antiga.

Equipe de "cientistas" analisando o objeto! (foto: Reprodução)
Equipe de “cientistas” analisando o objeto! (foto: Reprodução)

Para começar a desmantelar esse enigma, bastou uma rápida busca na web para descobrimos que os “cientistas” que aparecem analisando a tal pedra na fotografia são, na verdade, dois pescadores que encontraram a pedra e dois membros do grupo Kosmopoisk.

- Publicidade -

O Kosmopoisk é uma organização não governamental formada por curiosos e adeptos do estudo da criptozoologia e da ufologia (além de outros assuntos, digamos, “misteriosos”) e não teria como analisar mais a fundo o objeto, sobrando apenas especulações e sensacionalismo.

Mas o mistério foi desvendado rapidamente pelo Instituto Politécnico de Novocherkassk, em Rostov (Rússia). De acordo com o jornal russo VVKPress, os testes revelaram que a rocha mede 15 x 11 x 4.5 cm, é sedimentar e contém material constituído por fragmentos de pequenas conchas crinoides de origem orgânica.

Microchip era apenas um fóssil de um lírio do mar!
Microchip era apenas um fóssil de um lírio do mar!

Testes também estimaram que a pedra possui é entre 410 e 450 milhões de anos (muito mais antiga do que se imaginava!) e a área branca retangular (se parecendo com um microchip) é, na verdade, um fóssil de Crinoidea (também chamado de lírio do mar) que foi cortado na transversal. Apesar de fosseis desse tipo serem encontrados com facilidade, raramente se vê um crinoidea cortado dessa forma.

A história se repete

Já mostramos aqui no E-farsas, em abril de 2003, que o mesmo grupo conhecido como Kosmopoisk teria encontrado um parafuso de 300 milhões de anos. Igualmente como ocorreu recentemente com o suposto microchip, o tal parafuso era também um fóssil de crinoidea!

Parafuso com mais de 300 milhões de anos teria sido encontrado na Rússia! Verdadeiro ou falso?
Parafuso com mais de 300 milhões de anos teria sido encontrado na Rússia! Verdadeiro ou falso?

Conclusão

O suposto microchip encontrado em uma pedra de 250 milhões de anos de idade na Rússia era apenas o fóssil de um lirio do mar!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

10 COMENTÁRIOS

  1. Esta matéria é um chiste ela está publicada em um espaço que se chama (mundo insólito), por isso devemos ler estes espaço só como diversão é como eu encaro algumas coisas a gente sabe que não é verdade é só para se distrair é como falar papo furado só para passar o tempo ET, Futebol,novela, horóscopo,fofocas é só para passar o tempo, esses assuntos não vão modificar a nossa vida no entanto, falamos. As pessoas tem que perceber que é apenas uma diversão e não ficarem fanáticas por isso a não ser que resolva ganhar a sua vida com isso, aí sim levar a sério,o resto se acreditarem e ficarem fanáticos e se ofenderem por esses assuntos, não passam de trouxas manipulados!!!! é que nem os trouxas que se matam pelos times, os que matam vão para a cadeia e a vitima morre e os que ganham a sua vida com o futebol ficam bilionários,a escolha é sua!!!

  2. esta chegando o tempo da colheita onde a terça parte do mar da humanidade desaparecera nesta epoca sugirar sinais no ceu que vai deixa os homens com muito temor ai vira atona tudo que esta oucuto tudo isso esta escrito em mateus e apocalipse
    descubrirao que os seres humanos sao apenas gados manipulados por seres superiores de outra dimençao
    estudem a biblia astrologio fisuica quantica filosofia programaçao neuro linguistica e os videos era os deuses astronalta canda coisa que eu sitei vai ajuda vc a liberta sua mente.
    menos religiao sao prisao de mente.

  3. tem muita gente vivendo um mundo de fantasia morre por futebol morre por jesus que e mitra umdeus pagao
    o verdadeiro messias nao se chama jesus estudem aramaico e hebraico, conselho de niceia por constantino o criador de uma biblia pagã que circula hoje no mundo inteiro como verdade
    continuen discutindo e morrerao por falta de conhecimento

  4. Captei vossa mensagem, shinobu.
    Apesar dos erros escandalosos, vc falou a mais pura e cristalina VERDADE.
    “DEIXAI QUE OS MORTOS, ENTERREM SEUS MORTOS”

  5. Ola, bem diferente esta forma. por favor, podem por as referencias de onde esta disponivel a analise cientifica indicando que seria o fossil do tal lirio do mar. Ajudaria, pois senao fica só no negacionismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui