Parafuso de 300 milhões de anos encontrado na Rússia!

Share Button

Será verdadeira a noticia do parafuso de 300 milhões de anos encontrado na Rússia? Veja o que descobrimos!

Na primeira semana de abril de 2013, a história apareceu em diversos blogs e fervilhou nas redes sociais: Cientistas russos teriam encontrado, em 1998, um parafuso de ferro incrustado em uma rocha de mais de 300 milhões de anos!

O achado, segundo o que foi informado na notícia, mede aproximadamente 2 centímetros de largura e estaria assombrando pesquisadores, pois a descoberta provaria a existência de alguma civilização inteligente antes mesmo dos dinossauros (ou que o tal parafuso tenha caído de algum disco voador, no passado)!

Abaixo, uma imagem do parafuso de 300 milhões de anos:

Parafuso com mais de 300 milhões de anos teria sido encontrado na Rússia! Verdadeiro ou falso?

Parafuso com mais de 300 milhões de anos teria sido encontrado na Rússia! Verdadeiro ou falso?

 

Verdadeiro ou falso?

De fato, ao que tudo indica, a foto é real! Apesar disso, a história não é bem essa

A notícia foi publicada inicialmente em um tabloide grego em agosto de 2012. Outros sites e blogs reproduziram a história, mas não encontramos muitas referências diferentes das citadas pelos gregos. Aliás, o tabloide não da muitas pistas de onde foram tiradas as informações.

O fóssil do pequeno parafuso teria sido descoberto em uma escavação em 7 de outubro de 1996 por um grupo de “cientistas” chamado Kosmopoisk , uma organização russa que financia pesquisas sobre OVNIs , criptozoologia e outras ciências e/ou personagens da pseudociência paranormal (além de diversos “assuntos misteriosos”).

A organização possui mais de 2.500 membros ativos em quase uma centena de grupos espalhados em 25 países e já organizou mais de 250 expedições desde 1980. A natureza científica da Komopoisk é meio obscura e entre seus projetos estão o anúncio do desenvolvimento de uma máquina do tempo feita por seu líder, Vadim Chernobrov.

Também não se sabe o motivo do achado ter sido divulgado somente no ano passado.

Afinal, o que é o parafuso?

Muito se falou sobre o parafuso por aí, mas a verdade é que o objeto não tem nada de extraterreno ou de sobrenatural. O achado nada mais é do que o tronco de um fóssil de Crinóidea.

crinoid

Os crinoides fazem parte da classe de equinodermos que inclui os organismos conhecidos como crinoides, lírios-do-mar e comatulídeos. São animais marinhos que ocupam todas as profundezas até aos 6000 metros e se alimentam por filtração.

crinoides2

Foto acima (coleção da Associação Araguaia de Antropologia e Meio Ambiente): Fóssil de equinodermo crinoide Orcovico-Siluriano encontrado na região de Barra do Garças.

Sabe-se que os primeiros registros de crinoides datam do período Ordoviciano, que começou há 488 milhões anos e terminou 443 milhões de anos atrás.

Na imagem abaixo podemos ver que o fósseis do organismo possuem diversas formas e o formato de parafuso é uma das mais comuns:

Foto: Reprodução/Internet

Foto: Reprodução/Internet

 

Outros fósseis de crinoides encontrados em setembro de 2008, por alunos em um parque em Indiana – EUA:

Foto: reprodução: http://drydredgers.org/trip200809p1.htm

Foto: (reprodução: http://drydredgers.org/trip200809p1.htm)

 

Conclusão

Não há nada de misterioso, extraterreno ou inexplicável no tal parafuso. Trata-se apenas do caule de um organismo marinho fossilizado.

 

Share Button
Conspirações, UFO
, , , , , , , , , ,

Comente pelo Facebook

27 comentários

  1. Marcos A.

    Bem interessante, as fotos dos fósseis são idênticas a porcas, parafusos e engrenagens. Isso é só uma prova de que nem tudo vemos parece ser aquilo que vemos. Não dá para confiar nos próprios olhos.

    • Fernando

      O mais interessante é ver as espirais com escala simétrica.
      Organismos perfeitos estes,tão perfeitos que tem escala métrica bem precisa.

  2. BEM, ANALISANDO FRIAMENTE PENSEM COMIGO:

    …”COMO PODEMOS AFIRMAR ESTÁ CERTO OU ERRADO?”
    ACREDITO QUE AINDA FALTAM ESTRUTURAS EXPLICATIVAS DE MAIS CONSISTÊNCIA.

    … E SE FOR UM MATERIAL MESMO DE NOSSA ÉPOCA QUE VIAJOU NO TEMPO? JÁ PENSARAM NISSO!!!

    O GRUPO QUE ACHOU O PARAFUSO SE CHAMA KOSMOPOISK UMA ORGANIZAÇÃO RUSSA DE PESQUISAS SOBRE OVNIs, CRIPTOZOOLOGIA E OUTRAS MAIS CIÊNCIAS E OU PERSONAGENS CONFLITANTE DA PSEUDOCIÊNCIA PARANORMAL(além d diversos “assuntos misteriosos”).

    O LÍDER DELES VADIM CHERNOBROV É UM PESQUISADOR DA MÁQUINA DO TEMPO E QUEM SABE SE ESSE ARTEFATO NÃO VIAJOU NO TEMPO, PODE SER ISSO!?

    • Engenheiro

      É só você analisar, os sulcos formados no parafuso de fossilizado de 300 milhões de anos, são paralelos na horizontal, e não helicoidais como os sulcos dos parafusos devem ser para gerar tensão. Sulcos paralelos não servem para nada, ele simplesmente giraria no mesmo lugar. Isso é uma planta, nada alem disso, o resto é para fazer polemica.

  3. Eduardo

    não sabia que o crinoide tinha cabeçote de parafuso…na verdade,na imagem do possível parafuso aparecem cabeçotes,e além disso,alguém pegou o objeto e testou?viu se era de metal ou não?na minha opinião não tem nada a ver com esse tal de crinoide!

    • Cibele

      Também achei que a imagem do fóssil não se parece tanto com a da foto da rocha com o parafuso incrustado. Além disso, na matéria, dizem que trata-se de metal… Não julgaria como sendo uma farsa… dessa vez, não me convenceram de que é farsa, sorry.

      • Yuri Montorso

        Eles dizem que é metal mas não deixam ninguém testar independentemente para confirmar se é de metal mesmo. Estranho não?! É mais fácil acreditar na versão de conspiradores que alegam o fantástico mas que não deixam ninguém verificar se as suas alegações estão corretas…
        Sorry, mas você está sendo enganada sim… rs

  4. Pingback: Parafuso de 300 milhões de anos pode mudar curso da História

    • Marcos A.

      Quem disse que era de ferro foram os mesmos que acreditam que é um objeto que foi trazido por ets ou veio do futuro em uma máquina do tempo.

    • Jacson

      Tem muita gente que quer acreditar, não nego ser um deles. O mundo é muito chato e engessado…não custa nada sonhar. Houve tempo em que se você dissesse que tudo que vemos é formado por pequenas partes que nao conseguimos ver te chamavam de louco e até tentavam te jogar em fogueiras, um cara da M$ declarou que o cara da maçã era louco e que ninguém pagaria quase U$ 1000,00 por um celular grande com tela sensivel a toque, tem gente que diz que teletransporte é ideia de quem tem titica na cabeça mas já tem gente estudando isso a sério.

      • Marcos A.

        Eu acredito muito na ciência, mas sinceramente, se existisse uma máquina do tempo que levasse ao passado, elas já estariam a venda nas Casas Bahia, não acha? Além do mais, tudo que há de ser descoberto no futuro, já estaria descoberto no passado.

  5. Luís

    Só o fato da notícia ter saído de um tabloide já é indício de que a história não era bem assim.

    E eu achando que isso era exclusividade exclusiva dos tabloides ingleses. Tabloide é tabloide em qualquer lugar no mundo.

  6. Pingback: Parafuso de 300 milhões de anos encontrado na Rússia! | TudoSobreTech

  7. Pingback: Parafuso de 300 milhões de anos encontrado na Rússia! - Elementos de Fixação

  8. Andrez

    Se o objeto for um fóssil, ele não pode ser feito de Ferro.

    A análise não considerou isto. Qualquer analitico iria considerar esta hipótese primeiro.

  9. só não entendi o caso de ser “um parafuso de >FERRO< incrustado em uma rocha de mais de 300 milhões de anos!" crinoides fazem parte da classe de equinodermos, e equinodermos não são feito de ferro. alguma explicação mais detalhada sobre esse assunto?

  10. Yuri Montorso

    Duas coisas:
    – Para os que dizem que o parafuso é de metal: essa é uma alegação exclusiva daqueles que os descobriram, mas é bom lembrar que eles NÃO PERMITIRAM QUE NENHUM OUTRO LABORATÓRIO INDEPENDENTE TESTASSE OS TAIS “PARAFUSOS”! Ou seja, a unica “prova” que temos sobre o tal “parafuso” ser de metal é a palavra dos conspiradores que o encontraram e que tem motivos de sobra para mentirem. Se fosse mesmo de metal então POR QUE CARGAS D’AGUA ELES NÃO DEIXARIAM A COMUNIDADE CIENTÍFICA EFETUAR UM TESTE DE METALURGIA NO FUCKING PARAFUSO??? Vamos pensar um pouquinho só né galera…
    – Se vocês notarem bem o parafuso pré histórico não tem formato helicoidal e seus “anéis” são dispostos na horizontal, sem que um faça a ligação com o outro como em uma espiral e como um parafuso deveria ser. Se um alienígena criou esse parafuso eles era BURRO PRA CACETE, já que um parafuso que não seja sulcado em espiral mas sim na horizontal NÃO SERVE PARA ABSOLUTAMENTE PORCARIA NENHUMA. Esses pedreiros intergalácticos são medíocres, já que nem um parafuso eles sabem fazer… rs

  11. anderson

    Bom , se for um parafuso criado a trezentos milhões de anos atrás acredito sim que possa ter existido pois , se a nossa tecnologia de hoje não conseguem construir a pirâmide do Egito, quem garante que nos somos o primeiro a habitar a terra , então a conclusão é a seguinte em minha visão nos não somos a civilização com as melhores tecnologias e nem o mais Inteligentes seres que passaram neste planeta ,. somos capazes apenas de usar 1% de nosso cérebro e não temos uma boa percepção de situações invisíveis a olho nu e nem com telescópio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *