20.8 C
São Paulo
sábado, dezembro 3, 2022

Morcego gigante é capturado pelo exército peruano! Fake?

- Publicidade -

Imagem mostra o maior morcego já visto pelo homem. Texto afirma se tratar de um espécime da Indonésia e que o exército peruano o teria capturado! Será verdade essa história?

Em março de 2012, a fotografia abaixo apareceu nas redes sociais. De acordo com o texto que a acompanha, o bicho teria sido encontrado pelo exército do Peru que, finalmente, teria conseguido prender o animal que estaria assustando muita gente “pelas Américas”. O texto também diz que o bichão ganhou o nome de Chupacabras e que se tratava de uma espécie de morcego gigante da Indonésia.

Morcego gigante capturado pelo exército peruano! Verdadeiro ou farsa?
Morcego gigante capturado pelo exército peruano! Verdadeiro ou farsa?

Será que essa história é real?

Esse é um dos vários casos em que é muito difícil se identificar a sua procedência[bb]. Temos apenas uma foto, um texto que não cita fontes e nada mais.

Nas versões em inglês, por exemplo, o texto diz que o tal morcegão foi capturado nas Filipinas. Aqui, alguns blogs juram que o bicho foi pego no sertão do nordeste[bb]. Já, no Facebook, postagens afirmam que essa maldade que os animais humanos fizeram com o animal ocorreu no Peru[bb].

A foto

Em uma primeira análise, não encontramos vestígios de adulteração digital na fotografia. Mas isso não quer dizer que ela não seja falsa!

Quem tirou a foto usou um velho recurso conhecido como perspectiva forçada. Nela, o fotógrafo tenta um enquadramento de forma que um objeto que está em primeiro plano pareça maior (ou menor) apenas posicionando-o mais longe ou mais perto da câmera[bb].

O excelente Metamorfose Digital listou 70 belíssimas fotografias que usam e abusam desse artifício. O resultado são fotomontagens que não necessitam necessariamente de Photoshop.

Perspectiva Forçada - A menina parece do tamanho da torre!
Com a Perspectiva Forçada, a menina parece do tamanho da torre! (Não sei quem é o autor! Achei lá no Metarmofose Digital!)

 

- Publicidade -

Esse post no TecMundo ensina como criar essa ilusão de ótica usando apenas uma simples câmera digital.

Trish Wimberley – diretor da Australian Bat Clinic – afirmou em entrevista ao jornal online NineMSN que, embora alguns morcegos cheguem a medir até 1,70m de envergadura, nenhum poderia ter crescido tanto como o que é mostrado na imagem. Para ele (assim como para nós) a foto foi mesmo adulterada usando-se do truque da perspectiva forçada. “Basta reparar na faca acima do bicho na imagem para notar a proporção do morcego em relação à faca”, disse Wimberley.

Wemberley também sugere que o animal retratado possa ser uma raposa-voadora da Malásia, também conhecido como morcego vampiro, que pode chegar a medir 1,5 m da ponta de uma asa a outra e pesar até 1,1kg.

Morcegos que chupam sangue

Um artigo do site da revista Superinteressante explica que das quase 1.000 espécies de morcego, apenas 3 são hematófagas, se alimentam de sangue. A revista[bb]também nos ensina que, ao contrário do que muita gente pensa, os morcegos que realmente chupam sangue são os menores.

Para saber um pouco mais sobre esse morcego, fica a sugestão da leitora Risa Stoider para o ótimo blog Caapora. Lá é explicado que todas as 3 espécies de morcegos hematófagos vivem aqui  no Brasil e a maior e mais comum, Desmodus rotundus, atinge uma envergadura de aproximadamente 20 centímetros.

Dois ótimos vídeos que mostram um pouco mais sobre os morcegos:

[iframe: width=”590″ height=”430″ src=”http://www.youtube.com/embed/5FK9tWT5pA4″ frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

[iframe: width=”590″ height=”330″ src=”http://www.youtube.com/embed/XPyjj0duObY” frameborder=”0″ allowfullscreen]

 

Conclusão

O morcego não é tão grande como aparenta na imagem. Trata-se de um truque que se aproveita da ilusão de ótica.

O morcego também não é malvado como aparenta na imagem. O que quer que tenham feito com ele, foi crueldade!

Sites citados

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

15 COMENTÁRIOS

  1. Uma olhada mais detalhada se vê uma faca cravada num pedaço de madeira bem encima da cabeça do morcego, imaginando que essa faca deva ter entre 30cm e 40cm, qual seria o tamanho real do morcego….. fakeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

  2. morcegos não chumpam sangue de qualquer um ele tem par e dá beijo de língua na nuca é gostar muito de
    ente querido todos gostam de um beijo de língua
    e todos vem do sangue o morcego sim mas solto o mocego parece mais um macaco em mutação vi a divindade morcego e sou uma vampira abóboda celeste trevas luz azul pura umbela o vinho sangue uva com que não chupa sangue mas toma água mar e terra o florecer a vida o sangue a essência não façam mau aos vampiros e morcegos desde que não façam mau porque diante de cristo todos são iguais ter fé é crêr em Deus e natureza e anjos e santos e todos os Deuses e espírito de luz

    • Se você não fosse analfabeto seria mais convincente.
      Olha!
      O quê?
      Aqui temos um espécime raro, o burrus stupindus, é o tipo de pessoa que passou de ano pela magia das respostas do colega ao lado!
      OHHHHHHH!!
      INTERESSANTE!!!

  3. Olhem as cordas que montam as cercas, são de plástico ou nylon correto ! Observar as cordas que amarram o morcego ! É o mesmo material, cor e brilho , isso seria uma faca ou a espada do Conan ? Uma faca claro.

  4. aquele morcego e falso porque, pense em um cabide de roupa aquela estrutura de madeira igual olhe um pouco acima não sabia que existia facas daquele tamanho, isso tem uma faca bem em cima da cabeça dele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui