16.9 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

Motoristas abandonaram seus carros em protesto contra aumento na Alemanha?

- Publicidade -

É verdade que os motoristas alemães largaram seus carros nas ruas e avenidas em protesto contra o Governo pelo aumento dos combustíveis?

O texto acompanhado de foto apareceu no Facebook e no WhatsApp na segunda quinzena de novembro de 2017, ganhando muitas curtidas e compartilhamentos. De acordo com o texto amplamente compartilhado, o governo alemão teria subido o preço dos combustíveis, causando uma revolta imediata do povo, que em apenas uma hora abandonou seus carros nas ruas e avenidas, indo a pé para suas casas!  

Mais de um milhão de carros abandonados, afirma o texto que ainda diz que o governo teve que voltar atrás e baixar o preço da gasolina. Só então é que os motoristas teriam voltado para os seus carros, mostrando que quando o povo é inteligente os corruptos não conseguem concretizar seus objetivos.

Será que isso é verdade mesmo?

Motoristas teriam abandonado seus carros nas ruas em protesto contra o aumento dos combustíveis na Alemanha! Será verdade?
(foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

No dia 16 de novembro de 2017, uma postagem surgida no Facebook – no perfil de um usuário de Moçambique – começou a se espalhar rapidamente. Na publicação (que teve mais 11 mil compartilhamentos em poucas horas), o moçambicano conta a história de um suposto protesto que teria acontecido na Alemanha, mas não cita nenhuma fonte ou dá alguma informação de quando e onde o fato teria ocorrido!

Outras versões dessa mesma afirmação surgiram também em outras redes sociais, chegando nos grupos do WhatsApp:

O Combustível é caro na Alemanha

De acordo com o site Global Petrol Prices, o litro de gasolina na Alemanha custa cerca de R$5,40: 

Fonte: http://pt.globalpetrolprices.com/Germany/gasoline_prices/

- Publicidade -

Na Alemanha, a gasolina é bem mais cara do que aqui no Brasil e mais mais cara do que em Moçambique (algo em torno de R$3,12 o litro):

Fonte: http://pt.globalpetrolprices.com/Mozambique/gasoline_prices/

Ou seja, se o povo de lá lutou por um combustível mais baixo, parece que a ideia não deu muito certo…

Além disso, os preços dos combustíveis na Alemanha não são fixos e, como podemos ver aqui nessa reportagem, chegam a mudar durante o dia e durante os dias da semana. Sexta-feira, sábado ou véspera de feriado, o preço do combustível é mais alto.

A imagem da fanfic

A imagem de vários carros parados em um congestionamento não tem nada a ver com o fato espalhado no Facebook. Trata-se de um mega-engarrafamento que aconteceu em 2012, na cidade de Shenzhen, província de Guangdong (na China).

Conclusão

Não encontramos notícias a respeito dos motoristas alemães que teriam abandonado seus carros nas ruas em protesto contra o aumento dos combustíveis! A foto usada na “notícia” é de um engarrafamento que aconteceu em 2012 na China!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. O salário “mínimo” na Alemanha equivale a 1400,00 euros. Então fazendo um cálculo grosso de conversão, a tal gasolina cara que vocês falam da Alemanha custa em média 1,24 euros por litro. Em termos de poder de compra, está muito mais em conta na Alemanha do que aqui no Brasil.

  2. A gasolina é mais cara na Alemanha que no Brasil, mas o salário mínimo lá é 6,7 vezes maior que do Brasil.Enquanto com o mínimo no Brasil se compra 240 litros, na Alemanha com o mínimo pode se comprar 1212 litros de gasolina, com qualidade superior a misturada do Brasil.

  3. Mano, esse E-Farsa é muito burro !
    Diz que a gasolina na Alemanha é de aproximadamente cinco reais e trinta e nove centavos, e alega que a gasolina la é mais cara que no Brasil.
    Só que a burrice é tão grande, que esqueceram que o alemão não recebe em real, e sim em euro. E que o euro hoje, vale quatro reais e trinta e cinco centavos..
    Então, o preço da gasolina la é de 1 euro e 25 cents de euro.
    1 EURO PELA GASOLINA
    PAIS DE LIXO
    DE MERDA
    QUE EXPLODA ESSA PORRA
    SITE BURRO DA PORRA, FECHA ESSA MERDA. SABEM NEM INFORMAR CERTO.

  4. E daí? Se for mentira?serviu pro brasileiro como um estímulo de luta e mostrando a força que o povo tem quando resolve lutar.Essa reportagem aí tá querendo mostrar o que? Com essa comparação idiota de valor lá e aqui? Me poupe…tem idiota aqui mais sao poucos viu?

  5. Claro, abiguinhos. Vamos abandonar nossos carros no meio da rua e voltar todos para casa a pé. Genial. Sugira isso para quem mora em Guaianases e trabalha na Sé. Ou então quem trabalha aqui em Campinas mas mora em Valinhos, Vinhedo, Amparo, Indaiatuba, Monte Mor, Sumaré, Hortolândia.

    Tem gente que passatempo demais na Internet.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui