Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Número de mortes por coronavírus caiu em Manaus na visita do ministro da Saúde?

Conspirações

Número de mortes por coronavírus caiu em Manaus na visita do ministro da Saúde?

Número de mortes por coronavírus caiu em Manaus na visita do ministro da Saúde?

É verdade que o número de mortes por COVID-19 caiu no Amazonas caiu mais de 1.000% após a visita do ministro da Saúde à Manaus?

O texto se espalhou nas redes sociais na segunda semana de maio de 2020 e afirma que o número de mortes de vítimas do coronavírus caiu 1.000% no Amazonas após a visita do ministro da Saúde.

A publicação ainda afirma que o presidente Jair Bolsonaro estaria investigando os enterros de caixões vazios no estado do Amazonas.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto (sem correções) de uma das versões que se espalharam através das redes sociais: “Bomba, segundo o governo de manaus, todo dia estava morrendo 140 pessoas no Amazonas, só foi Bolsonaro mandar o ministro da Saúde ir para Manaus visitar os hospitais que ontem morreu 46 pessoas no estado todo, sendo que 2 de COVID-19 e hoje morreu 39 pessoas no estado todo, sendo que 1 de COVID-19, mais aonde estava aquelas mortes todas ???? Bolsonaro está de olho na safadeza de caixões vazios que estão sendo enterrados com pedras e paus no Amazonas, em 2 dias houve redução de 1000% de mortes no estado pq será??? Pq o ministro da Saúde está no Amazonas?

Verdade ou mentira?

O trecho do texto compartilhado nas redes sociais afirmando que o ministro visitou a capital do estado do Amazonas é o único real da publicação. No dia 04 de maio de 2020, o ministro da Saúde Nelson Teich visitou hospitais em Manaus (AM) e se reuniu com autoridades locais para acompanhar as ações desenvolvidas para o combate do coronavírus na região. Manaus vive uma das maiores crises da doença no Brasil, com 2.607 mortes em decorrência da COVID-19 apenas no mês de abril de 2020.

Quanto à alegação de que o número de mortes em decorrência da doença teria caído “1.000%” após a visita do ministro à cidade, trata-se de uma inverdade!

No dia 02 de maio de 2020, o governo do Amazonas reportou 25 mortes de pacientes contaminados com o novo coronavírus. Já no dia 04 de maio de 2020 (dia da visita do ministro à Manaus), o site do Governo do Amazonas relatou 37 mortes de vítimas da COVID-19 (12 mortes a mais).

Diferente do que o texto amplamente compartilhado nas redes sociais dá a entender, houve um grande aumento de mortes nos dias seguintes aos da visita do ministro da Saúde. No dia 05 de maio de 2020, por exemplo, o número de mortes notificadas foi de 65!

Mortes no estado do Amazonas

De acordo com dados disponibilizados pelo site oficial do Ministério da Saúde, o estado do Amazonas possui 11.925 casos confirmados de pessoas contaminadas com o novo coronavírus e desses, 962 pacientes morreram (dados do dia 10/05/2020).

Abaixo, um gráfico com o número de contaminados X óbitos em decorrência da COVID-19 no estado do Amazonas desde abril de 2020:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

No gráfico a seguir, mostramos apenas os dados referentes ao mês de maio de 2020. Perceba que no eixo secundário, o número de óbitos não pára de subir:

Boato requentado

Essa não foi a primeira vez que um boato digital como esse circula pela web. No dia 20 de abril de 2020, desmentimos aqui no E-farsas uma corrente disseminada em grupos do WhatsApp que afirmava que o numero de mortes atribuídas à COVID-19 havia caído após o então ministro da Justiça Sérgio Moro anunciar uma investigação sobre o assunto. Na ocasião, mostramos que Moro não iniciou nenhuma investigação relacionada e que tampouco houve queda na quantidade de número de mortos.

Investigações sobre caixões vazios

Analisando o terceiro trecho da publicação que circula nas redes sociais (a que afirma que o presidente estaria “de olho na safadeza de caixões vazios que estão sendo enterrados com pedras e paus no Amazonas”), chegamos à conclusão de que trata-se também de mais uma inverdade.

Uma busca nos perfis oficiais do presidente nas redes sociais não mostra nenhum comentário sequer de Jair Bolsonaro a respeito desse suposto golpe. Na conta oficial do presidente no Twitter, as palavras “caixões vazios” não foi mencionada nenhuma vez! Nossas buscas também não retornaram nenhum resultado no perfil do presidente no Facebook.

Procuramos também no site da Polícia Federal sobre alguma possível investigação em curso a respeito de caixões vazios sendo enterrados, mas não encontramos nada.

As únicas notícias que encontramos sobre o assunto foram as de que a Polícia Civil informou que os autores notícias falsas a respeito de enterro de caixões vazios responderam por crimes de denunciação caluniosa, além de difamação e contravenção penal de propagação de pânico, podendo até serem presos, como foi o caso de uma mineira que teve que prestar depoimento à Polícia e pedir desculpas por ter gravado um vídeo mentindo sobre a prefeitura de Belo Horizonte (MG) estar enterrado caixões vazios para, assim, aumentar o número de óbitos pelo coronavírus:

Segundo Wagner Sales, delegado responsável pelo caso, mesmo a mulher gravando um vídeo com pedido de desculpas, ela ainda pode responder por três crimes, o que pode culminar em até nove anos de prisão. Portanto, fica a dica: Não espalhe que o governo está enterrando caixões vazios pois você pode ir até preso por propagar notícias falsas!

Já mostramos aqui no E-farsas a verdade sobre alguns casos disseminados na web que afirmavam que os governadores e prefeitos estariam ordenado o enterro de caixões vazios apenas para aumentar o número de vítimas do coronavírus.

Conclusão

O número de mortes de vítimas do novo coronavírus não caiu no Amazonas após a visita do ministro da Saúde à Manaus! Afirmação falsa!

Continue lendo
20 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo