Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

É verdade que os casos de mortes por COVID-19 diminuíram após Sergio Moro iniciar investigação?

Falso

É verdade que os casos de mortes por COVID-19 diminuíram após Sergio Moro iniciar investigação?

É verdade que os casos de mortes por COVID-19 diminuíram após Sergio Moro iniciar investigação?

Será que o número de casos mortes pelo coronavírus diminuiu misteriosamente no país logo após o ministro da Justiça e Segurança Pública iniciar uma investigação?

A afirmação surgiu nas redes sociais na segunda semana de abril de 2020 e mostra que o número de mortos pelo coronavírus “milagrosamente” caiu logo após o ministro Sergio Moro anunciar que a Polícia Federal iria iniciar uma investigação sobre óbitos!

Em apenas uma das publicações feitas no Facebook, no dia 11 de abril de 2020, o texto já havia alcançado mais de 23 mil compartilhamentos (veja imagem abaixo), deixando muita gente em dúvida. Afinal, o que tem de verdade nessas afirmações:

Texto de uma das versões que se espalharam no Facebook e em grupos do WhatsApp: “Após anúncio do Ministro Sérgio Moro que a PF irá investigar as mortes por Covid 19, cai o número de mortos em todo País.” (reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Fizemos uma busca no site da Polícia Federal a respeito de investigações em andamento a respeito das mortes por COVID-19 e não encontramos nada. 

Também não há nada sobre isso no site do Ministério comandado por Sergio Moro. Há, sim, uma publicação no site oficial mostrando todas as medidas que estão sendo tomadas pelo ministério da Justiça e Segurança Pública, como suspensões de alguns direitos de presidiários, além de controle de fronteiras, por exemplo. Nada sobre investigações sobre o número de mortos por COVID-19.

Também não encontramos nenhum pronunciamento – seja ele em entrevistas ou nos perfis oficiais do ministro nas redes sociais – sobre a colocação da PF em investigações sobre o número de mortos por coronavírus.

Em seu perfil no Twitter, Moro fez apenas duas menções à palavra “COVID-19”. Uma no dia 30 de março de 2020 e outra no dia 12 de abril de 2020. Nenhuma delas fala sobre investigações.

Uma busca por “coronavírus” no perfil de Sergio Moro no Twitter, encontramos pouco mais de uma dúzia de menções, mas nenhuma delas se refere à alguma investigação sobre mortes por coronavírus.

A Polícia Federal mantém as investigações em segredo?

Mas o amigo leitor pode alegar que o ministro queira realizar suas investigações em segredo, né? Se isso fosse verdade, como as pessoas que compartilharam o texto nas redes sociais sabiam das investigações?

Os detalhes das investigações podem (e devem) correr em segredo na maioria dos casos, mas as investigações em si, não! Tanto é que no dia 20 de abril de 2020, o ministro Sergio Moro disse em seu Twitter que havia determinado investigações para apurar possíveis desvios de verbas públicas destinadas ao combate ao coronavírus:

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Perceba que o ministro falou sobre uma investigação a respeito do coronavírus, mas nada a ver com o número de óbitos por coronavírus. Alguns seguidores do ministro o questionaram sobre os atestados de óbito atribuídos à COVID-19, mas Moro não respondeu:

O número de mortes caiu?

Concluímos então que a primeira parte da afirmação – a que diz que Sergio Moro havia ordenado uma investigação – é falsa, mas e o trecho que afirma que o número mortes por coronavírus diminuiu, será que é verdadeiro?

Infelizmente, essa afirmação também é falsa! De acordo com dados oficiais do site Coronavírus Brasil, do Ministério da Saúde, o número de óbitos de pacientes com o coronavírus vem aumentando dia após dia.

Assumindo que o ministro Sergio Moro teria anunciado a tal investigação em abril (as primeiras publicações que encontramos nas redes sociais datam de 13 de abril de 2020), vamos perceber no gráfico abaixo que – diferente do que foi afirmado – esse foi o período em que o número de mortes mais aumentou:

Abaixo, um gráfico com o número de óbitos acumulados:

É triste, porém importante, também saber que o número de mortes por COVID-19 pode até ser maior do que informado pelas secretarias de saúde, visto que há uma fila de milhares de testes a serem feitos.  

Conclusão

O ministro Sergio Moro não anunciou uma investigação a respeito do número de óbitos relacionados ao coronavírus e, além disso, o número de mortes por COVID-19 não diminuiu!   

Continue lendo
48 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo