Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

Os Simpsons previram o meme da dança do caixão?

Cinema / TV

Os Simpsons previram o meme da dança do caixão?

Os Simpsons previram o meme da dança do caixão?

É verdade que o desenho animado Os Simpsons previu que os carregadores de caixão de Gana iria virar um meme em 2020?

As imagens mostrando uma cena da série animada Os Simpsons começaram a circular na segunda semana de abril de 2020 e mostram 4 dos famosos carregadores de caixão, de Gana, ao redor do personagem Hans Moleman deitado em um caixão!

O texto que acompanha a imagem afirma que Os Simpsons teria feito mais uma de suas famosas previsões, mostrando anos antes que o meme do caixão ficaria famoso.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Os Simpsons teriam previsto o meme do caixão? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Para quem está por fora desse meme, trata-se de uma brincadeira feita em vídeo, ficou muito famosa em abril de 2020 e que consiste em inserir os carregadores de caixão dançarinos logo após algum acidente aparentemente grave. A brincadeira parece ter começado em uma publicação feita no Tik Tok pelo usuário @lawyer_ggmu no dia 26 de fevereiro de 2020.

Basicamente, o usuário pegou um vídeo de um esquiador pulando de trampolim e o juntou com um trecho da reportagem feita pela BBC sobre os ganeses, ao som da música Astronomia – de Tony Igy:   

A partir daí, vários usuários do Tik Tok começaram a fazer versões da brincadeira, que acabaram se espalhando para outras redes sociais.  

A reportagem feita pela BBC África, em 2017, sobre os carregadores dançarinos de Gana pode ser vista no vídeo a seguir:

Aqui, a música usada no meme:

 

Os dançarinos carregadores de caixão

Tradição em Gana, a ideia de carregar o caixão dessa forma é “dar ao falecido uma despedida extravagante e otimista, ao invés de uma cerimônia solene”, disse o porta-voz de um dos grupos, que cobram cerca de R$ 800 por velório.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O agente funerário Emmanuel Agyeman disse à reportagem do jornal El País que funerais desse tipo são feitos para as pessoas que tiveram uma “vida longa”. Como a expectativa de vida em Gana gira em torno dos 63 anos, quando um ganês morre com 60 anos ou mais, a tradição pede uma comemoração desse tipo em seu funeral.

Mas e os Simpsons?

Voltando ao desenho animado, mostramos aqui no E-farsas várias vezes que as inúmeras previsões atribuídas aos Simpsons são todas furadas e que eles não previram nada! E dessa vez não foi diferente.

Logo de cara, a imagem que supostamente teria sido tirada de um episódio de Os Simpsons é, na verdade, uma fanart feita por um estúdio paraguaio chamado Simpsonizarte. Os desenhistas (que deixam bem claro que tudo faz parte de uma brincadeira) publicaram a ilustração no dia 06 de abril de 2020 como uma zoeira em cima do meme do caixão: 

A imagem foi feita com a mistura da ilustração abaixo com uma cena do oitavo episódio da sétima temporada da série, chamado “Mother Simpson”:

Imagens usadas na ilustração dos carregadores de caixão! (reprodução: Simpsonizarte/Google Images)

Vovô Simpson no caixão

Algumas publicações feitas nas redes sociais sugerem que a cena abaixo seria uma prova viva de que os roteiristas de Os Simpsons teriam mesmo o dom da vidência e que previram o meme do caixão anos antes:

Reprodução/Twitter

É verdade que que essa cena foi ao ar em um dos episódios de Os Simpsons, mas isso está bem longe de ser uma previsão. Confira o trecho ao 1 minuto do vídeo abaixo:

O episódio em questão se chama No Loan Again, Naturally, é o 12º da 20ª temporada – de 2009 – e o trecho fala sobre as comemorações do Mardi Gras, festa tradicional parecida com o nosso Carnaval. Os amigos e colegas de asilo do vovô Simpson carregam seu caixão, vestidos com trajes de músicos de jazz.

Conclusão

Os Simpsons não previram mais essa!

Continue lendo
22 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo