Connect with us

E-farsas

O algoritmo do Facebook caiu em uma notícia falsa!

Noticias

O algoritmo do Facebook caiu em uma notícia falsa!

O novo sistema de checagem de fatos do Facebook falhou logo no início de suas atividades aprovando uma notícia falsa como se fosse verdadeira!

Após sofrer ferrenhas críticas a respeito da enorme quantidade de notícias falsas publicadas no Facebook, o dono dessa rede social (juntamente com a sua equipe) resolveu tomar algumas medidas para verificar o teor do que é postado lá.  

No meio desse pacote, um algoritmo estreou no dia 27 de dezembro de 2016 no Facebook para automatizar parte do processo de verificação das notícias.

Acontece que logo no dia de estreia, o Facebook “comeu bola” ao marcar como verdadeira a notícia de uma explosão que teria acontecido em Bangkok, na Tailândia!

Falso alerta de explosão foi marcada como verdadeira pelo Facebook!

No dia 27 de dezembro de 2016, o Facebook foi enganado por seu próprio algoritmo, sugerindo que teria ocorrido uma explosão na capital da Tailândia!!!

Acontece que os usuários daquele país viram o alerta e, antes que o pânico geral fosse instaurado, já avisaram que a tal explosão ocorreu, sim, mas em 2015!!!

Uma hora após essa confusão, o Facebook desativou esse alerta e enviou uma nota para a imprensa:

Para esclarecer, o sistema de Verificação de Segurança do Facebook emprega dois algoritmos: o primeiro monitora uma linha de notícias de emergência de relatórios diretamente dos departamentos policiais e de outras fontes oficiais, e o segundo examina o site de redes sociais de pessoas falando sobre qualquer incidente relatado. Se houver bastante pessoas falando sobre isso, a Verificação de Segurança será ativada. Neste caso, os algoritmos do Facebook estavam respondendo a relatórios locais de um homem jogando pequenos explosivos de cima de um edifício do governo, e os usuários estavam relatando o incidente. Embora o alerta da verificação da segurança afirmou que houve uma explosão, nenhuma bomba foi detonada em Banguecoque hoje.

Já mostramos aqui no E-farsas o quão complexo é o trabalho de checagem de fatos. Algoritmos ainda não conseguem discernir com exatidão a verdade da farsa por diversos fatores como, por exemplo, o sarcasmo, a ironia… Além do fato de que, em muitos casos, não há uma única verdade ou o que é verdade para um pode ser mentira para outros (e vice-versa).

De qualquer forma, é bom que sejam relatados erros para que esse novo sistema ganhe correções e fique cada vez melhor!

Conclusão

Apesar de não concordarmos com o Facebook “se meter” em tentar descobrir se as notícias postadas nessa rede social é verdadeira ou falsa, acreditamos que a iniciativa servirá para inibir um pouco a quantidade irritantemente grande de mentiras propagadas na web. Erros acontecem e servem para melhorar!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Noticias

Ajude a Manter o E-farsas

Lançamento

Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Voltando a Circular

To Top