24.7 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

O bombeiro conhecido como “Alagoano” morreu após resgatar 4 sobreviventes em Brumadinho?

- Publicidade -

É verdade que o bombeiro Francisco Aguinaldo, conhecido como Alagoano, morreu depois de resgatar 4 vítimas do rompimento de uma barragem em Brumadinho?

A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no dia 03 de fevereiro de 2019, uma semana após a tragédia ambiental que fez centenas de vítimas na cidade mineira de Brumadinho.  De acordo com o texto bastante compartilhado, o bombeiro Francisco Aguinaldo, conhecido como Alagoano, teria morrido depois de resgatar 4 vítimas do rompimento de uma barragem!

O soldado “Alagoano” teria afundado na lama não dando nem tempo dos colegas chegarem para salvá-lo!

Juntamente com a triste notícia, uma colagem de fotos mostra os colegas carregando o corpo de Alagoano ao lado de do rosto sorridente do herói.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O bombeiro conhecido como Alagoano morreu após salvar 4 vítimas em Brumadinho? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Uma busca pelo nome do bravo bombeiro na web e só encontramos sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto. Nenhum dos principais jornais do país publicou algo a respeito, o que é estranho dada a imensa repercussão que o rompimento da barragem na cidade mineira gerou na web.

O texto é bem vago, não diz quando e onde a morte teria ocorrido. Diz apenas que a vítima era um bombeiro, mas não diz a qual corporação ele pertencia.

Na verdade, essa “notícia” surgiu em um site que foi criado em janeiro de 2019 com o objetivo de criar e espalhar fake news, o Folha do Governo, em uma postagem feita no dia 03 de fevereiro de 2019.

Site criado em janeiro de 2019!

As fotos usadas na fake news

- Publicidade -

O site que inventou essa notícia utilizou duas imagens que não nenhuma relação entre si. A foto de homens uniformizados carregando um corpo foi tirada em Brumadinho, no dia 26 de janeiro de 2019, pelo repórter Douglas Magno, a serviço da agência de notícias AFP.

Quanto à foto de um homem sorrindo, trata-se mesmo de um bombeiro que morreu exercendo a sua profissão, mas o caso aconteceu em dezembro de 2017, na Califórnia (USA). Cory Iverson morreu aos 32 anos de idade.

Conclusão               

A notícia afirmando que um bombeiro chamado Francisco “Alagoano” Aguinaldo morreu após resgatar 4 vítimas em Brumadinho é falsa!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

12 COMENTÁRIOS

  1. Acho incrível como as pessoas perdem tempo publicando fake news na web, se aproveitar de uma catástrofe dessas pra espalhar mentiras. O pior de tudo não é nem a postagem em si, mas as pessoas que compartilham sem nem verificar se a postagem é confiável.

  2. Acho incrível como as pessoas perdem tempo publicando fake news na web, se aproveitar de uma catástrofe dessas pra espalhar mentiras. O pior de tudo não é nem a postagem em si, mas as pessoas que compartilham sem nem verificar se a postagem é confiável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui