Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O bombeiro conhecido como “Alagoano” morreu após resgatar 4 sobreviventes em Brumadinho?

Falso

O bombeiro conhecido como “Alagoano” morreu após resgatar 4 sobreviventes em Brumadinho?

O bombeiro conhecido como “Alagoano” morreu após resgatar 4 sobreviventes em Brumadinho?

É verdade que o bombeiro Francisco Aguinaldo, conhecido como Alagoano, morreu depois de resgatar 4 vítimas do rompimento de uma barragem em Brumadinho?

A notícia surgiu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no dia 03 de fevereiro de 2019, uma semana após a tragédia ambiental que fez centenas de vítimas na cidade mineira de Brumadinho.  De acordo com o texto bastante compartilhado, o bombeiro Francisco Aguinaldo, conhecido como Alagoano, teria morrido depois de resgatar 4 vítimas do rompimento de uma barragem!

O soldado “Alagoano” teria afundado na lama não dando nem tempo dos colegas chegarem para salvá-lo!

Juntamente com a triste notícia, uma colagem de fotos mostra os colegas carregando o corpo de Alagoano ao lado de do rosto sorridente do herói.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

O bombeiro conhecido como Alagoano morreu após salvar 4 vítimas em Brumadinho? (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Uma busca pelo nome do bravo bombeiro na web e só encontramos sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto. Nenhum dos principais jornais do país publicou algo a respeito, o que é estranho dada a imensa repercussão que o rompimento da barragem na cidade mineira gerou na web.

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

O texto é bem vago, não diz quando e onde a morte teria ocorrido. Diz apenas que a vítima era um bombeiro, mas não diz a qual corporação ele pertencia.

Na verdade, essa “notícia” surgiu em um site que foi criado em janeiro de 2019 com o objetivo de criar e espalhar fake news, o Folha do Governo, em uma postagem feita no dia 03 de fevereiro de 2019.

Site criado em janeiro de 2019!

As fotos usadas na fake news

O site que inventou essa notícia utilizou duas imagens que não nenhuma relação entre si. A foto de homens uniformizados carregando um corpo foi tirada em Brumadinho, no dia 26 de janeiro de 2019, pelo repórter Douglas Magno, a serviço da agência de notícias AFP.

Quanto à foto de um homem sorrindo, trata-se mesmo de um bombeiro que morreu exercendo a sua profissão, mas o caso aconteceu em dezembro de 2017, na Califórnia (USA). Cory Iverson morreu aos 32 anos de idade.

Conclusão               

A notícia afirmando que um bombeiro chamado Francisco “Alagoano” Aguinaldo morreu após resgatar 4 vítimas em Brumadinho é falsa!

Continue lendo
12 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo