17.8 C
São Paulo
sábado, julho 24, 2021

O Deputado Marco Feliciano mandou prender artista nu do MAM?

- Publicidade -

É verdade que o homem que interagiu nu com uma criança no Museu de Arte Moderna foi preso a pedido de deputado Marco Feliciano?

A notícia surgiu no dia 01 de outubro de 2017 em diversos sites e blogs e afirma que o deputado federal Marco Feliciano teria apresentado um pedido de prisão contra o ator que ficou nu e tocado por criança em uma exposição no MAM, em São Paulo.

O pedido de prisão, de acordo com a reportagem, teria sido aceito e expedido pelo Juiz da 5ª Vara da Infância e da Juventude, decretando a prisão “nesta tarde” sob a acusação de pedofilia!

A notícia também afirma que, além do ator, a justiça indiciou também a mãe da criança e mais 6 pessoas que organizaram o evento.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Deputado teria pedido a prisão do artista que interagiu nu com criança no MAM! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Dias antes dessa publicação, já havíamos desmentido uma fake news que circulou a respeito do coreógrafo Wagner Schwartz. Na ocasião, o boato que se espalhou afirmava que o homem havia sido morto a pauladas em frete a sua casa, em São Paulo!

Poucos dias após essa mentira ter sido pesquisada (e desmentida) por nós, surge outro rumor a respeito da polêmica performance La Bête, onde um homem nu foi tocado por uma criança – no MAM em São Paulo. Dessa vez, o coreógrafo Wagner Schwartz teria sido preso juntamente com mais outras 6 pessoas responsáveis pela exposição. Tudo a pedido do deputado federal Marco Feliciano.

Só que essa notícia (assim como a que dizia que o homem havia sido morto) é falsa!

Pra começo de conversa, a notícia espalhada sequer sabe os nomes dos supostos envolvidos na “reportagem”. Além de vários erros gramaticais, o deputado Marco Feliciano é chamado de “Marcos” Feliciano e o sobrenome do artista é grafado de mais de uma forma no decorrer do texto.

- Publicidade -

O que aconteceu é que, no dia 29 de setembro de 2017, o pastor e deputado federal Marco Feliciano postou no seu perfil do Facebook a sua indignação contra a interação da criança com o corpo nu do artista no Museu de Arte Moderna.

Feliciano disse mesmo em vídeo que iria solicitar ao Ministério Público Estadual a instauração de um inquérito para apurar de quem é a responsabilidade do ocorrido. No entanto, não há nenhuma menção sobre a prisão do artista.

Acontece que a “ameaça” do deputado foi apenas da boca pra fora, visto que o Ministério Público já havia aberto um inquérito para para apurar se houve crime ou violações ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) por parte da instituição, do artista ou da mãe da menina.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o desembargador do Tribunal de Justiça de SP Antonio Carlos Malheiros disse que houve potencial desrespeito ao ECA, mas tratar o episódio como pedofilia pode ser um exagero:

“Não percebo intenção de levar a criança a ter atitudes sexuais com um adulto, mas a presença de menores é contraproducente; a gente nunca sabe como aquilo vai afetar a cabeça da criança”

Como todo civil, Marco Feliciano não tem como “apresentar um pedido de prisão”, o fato de ser deputado não lhe dá poderes para isso. O máximo que ele pode fazer é o mesmo que qualquer um de nós: dar queixa na polícia e aguardar!

O próprio deputado desmentiu essa história no Facebook e em seu perfil no Instagran:

https://www.instagram.com/p/BZwsmuQnEiN/

Origens

Os primeiros sites que publicaram a notícia falsa da prisão de Wagner Schwartz foram duas figurinhas carimbadas aqui no E-farsas pela disseminação de notícias falsas: O G Show Play e o Sociedade Oculta. Ambos publicaram o mesmo texto no mesmo dia, com pequena diferença de horas entre eles.

Justiça manda retirar o vídeo da internet

No dia 02 de outubro de 2017, o Ministério Público de São Paulo solicitou ao Facebook e ao Google a retirada dos endereços que contenham imagens e vídeos mostrando uma criança tocando um homem nu durante a mostra “35ª Panorama da Arte Brasileira – 2017” do Museu de Arte Moderna de São Paulo. As empresas tem 10 dias para remover todas as URLs referentes ao vídeo.

Conclusão

O artista que se apresentou nu no Museu de Arte Moderna e foi tocado por uma criança não foi preso a pedido de Marco Feliciano!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

5 COMENTÁRIOS

  1. Essa página já foi boa, hoje deveria se chamar “Desmentindo boatos de grupos de whatsapp de velhinhos de direta”.
    Vai fazer 1 ano que o Gilmar focou apenas nestes boatinhos inúteis criados em paginécas raivosas de direita com o único propósito de gerar ódio e desinformação em gente de cabecinha fraca.

    Temos aí por exemplo o caso do atirador de Las Vegas cujo estão surgindo versões e até provas de que não foi um disparo do 32o andar e sim um grupo de atiradores no local.

    Mas não, amanhã vc entra aqui e se depara ” Será que crianças terão que ir pra escola peladas?”, “PT vai explodir bomba atomica comunista dia 1 de dezembro?”, “Deputado cria lei que permite casamento com bebes?”.

    Gilmar, acorda! Vc está atraindo um publico muito tosco pra isso aqui

    • E o que você acha que mais tem por aí (não é só na Internet)?

      Gentinha de cabeça fraca prontinha para virar marionete de bosta de blogs políticos. Blogs políticos que, até que me provem o contrário, só servem para espalhar mentiras e ódio.

  2. Exato Mariana, inclusive a polícia dos EUA já chamaram o Gilmar para desvendar esse caso, sem dúvida com a investigação dele, a SWAT poderá prender o verdadeiro culpado!
    Esse site verificar rumores, boatos de internet e afins.
    Querer que ele vá atrás de provas sobre esse tipo de caso que citou é demais hein!?
    E pelas suas expressões, ainda deve ser PTista e talvez defenda esse artista pelado ai!

  3. Sofrível Zé povinho querendo falar de arte, recolham se à sua mediocridade moralistas de merda, garanto que vários aí já passaram a mão em filhos, sobrinhos, criancinhas em geral. Quanto mais grossa a corrente maior o capeta amarrado nela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui