24 C
São Paulo
quinta-feira, dezembro 1, 2022

O Governo chinês fez um vídeo satirizando as Olimpíadas do Rio?

Array
- Publicidade -

Será verdade que o Governo da China divulgou uma animação brincando com o excesso de sujeira e poluição no Rio de Janeiro nas Olimpíadas?

O vídeo tem menos de 2 minutos de duração e deixou muito brasileiro indignado. Nele podemos ver uma animação computadorizada mostrando a visão oriental de como serão as Olimpíadas no Rio de Janeiro, com atletas fazendo as provas no meio do lixo e da poluição.

A animação polêmica abusa de imagens de vômitos, fezes e mostra até a estátua do Cristo Redentor defecando!

Publicações indignadas nas redes sociais afirmam que o vídeo seria um “manual” feito pelo governo da China, para alertar os chineses que estão pensando em visitar o Brasil durante os Jogos Olímpicos, que serão realizados em 2016 no Rio de Janeiro!

Será que essa história é real? A China está alertando o seu povo para a sujeira do Rio de Janeiro?

Assista ao vídeo abaixo e veja o que descobrimos:

OLIMPÍADAS NO BRASIL, CAOS TOTAL.UM VÍDEO QUE ESTÁ CHOCANDO O MUNDOTaiwan mostra como será as #olimpíadas No Rio de Janeiro.

Publicado por Brasil Melhor em Domingo, 21 de fevereiro de 2016

 

Verdadeiro ou falso?

O vídeo foi feito na China, mas não foi criado pelo Governo daquele país!

Na verdade, a animação é uma criação do site humorístico TomoNews, que é escrito em inglês, mas tem uma parte também voltada para o público chines!

- Publicidade -

O Brasil não é o único alvo do site, que também tiram um sarro de várias figuras políticas no mundo todo!

Na publicação feita no canal do TomoNews no YouTube podemos ver que o vídeo possui 3 segundos a mais, onde o logotipo do canal aparece em destaque:

 

A brincadeira foi feita em cima de reportagens que mostram a triste situação em que se encontram a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Baía de Guanabara. Ambas muito poluídas!

Texto narrado na animação

“O Rio de Janeiro é uma grande cidade, com uma linda costa e vistas de tirar o ar. E por isso é que sediará os Jogos Olímpicos de 2016. Você vai ficar sem ar porque as águas são muito poluídas com esgoto e lixo.

O Rio de Janeiro, quando se candidatou para sediar os Jogos, prometeu ao COI eliminar 80% de esgoto da lagoa que receberá eventos de remo e canoagem e revitalizá-la. Mas isso não acontecerá porque faltaram comprometimento, fundos e energia. Não apenas a água está cheia de lixo mas também com vírus e bactérias.

Os atletas foram recomendados a tomarem vacina contra Hepatite A, polio e pílulas contra tifo. Os barcos serão limpos com água sanitária.

Atletas também terão de se higienizar e tomar banho após saírem das provas. Mas, um pouco da vingança de Montezuma está aqui. Merece a medalha de ouro?”

Conclusão

A animação que mostra a sujeira e a poluição no Rio de Janeiro foi feita por um site humorístico de língua inglesa, mas foi feito e distribuído para o público chinês! Não há participação do governo da China nessa sátira!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

20 COMENTÁRIOS

  1. Chines tem que ficar quietinho:

    90% dos rios da China são poluidos.
    eles emitem uma das maiores concentrações de co2 na atmosfera.
    O trabalhador é praticamente escravo.
    Duvido que os quase 2 bilhões de habitantes chineses tenham, todos eles, condiçoes sanitárias satisfatorias.
    A higiene não é uma predicado chines.
    Comem ratos, baratas, grilos, gatos, fetos, e tenho a impressão de que qualquer coisa que se mexa…
    Apesar de serem um povo milenar com grandes contribuiçoes para a humanidade, não são flor que se cheire.

    • As pessoas não sabem ler. O site Efarsas informa que a produção é feita por um site de humor INGLÊS, onde abrange um público chinês. Faltar aula de interpretação é f*da.

      • Não, Dimitri…

        “O vídeo foi feito na China, mas não foi criado pelo Governo daquele país!
        Na verdade, a animação é uma criação do site humorístico TomoNews, que é escrito em inglês, mas tem uma parte também voltada para o público chines!”

        O texto não diz que o site é inglês, diz que o site “é escrito em inglês”, mas “o vídeo foi feito na China”.

        Aí eu sou obrigado a colocar suas palavras entre aspas também: “As pessoas não sabem ler (…) Faltar aula de interpretação é f*da”.

        • Tá errado, é Taiwan, não China. Eles erraram na informação. Além do mais, quem tem que ser responsabilizado é o site e não a população toda do país. Isso é um site de humor idiota! Seria o mesmo que culpar todos os brasileiros pelo programa do Pânico.

    • A notícia é “Policial aposentado AFIRMA que foi pago para ajudar a falsificar a morte de Tupac Shakur ” e não A “Policial aposentado PROVA que foi pago para ajudar a falsificar a morte de Tupac Shakur “.

      Afirmar qualquer um afirma, eu posso afirmar que consigo voar e solto laser pelos olhos, mas até aí….

      • É igual ao reporter que afirmou que Michael Jackson está vivo e que voltaria aos palcos em julho de 2015!

        Ah! É igual também ao “inventor” capixaba que afirmou que o seu motor movido à água estaria à venda a partir do meio do ano passado!

  2. Que engraçado!
    Muitos brasileiros não acham que Taiwan é uma parte da China. Mas quando o vídeo foi feito por Taiwan, eles tornaram-se falar que Taiwan é uma parte da China e apresenta a China!!! Isso é injusto para o povo da parte continental da China!!!!

  3. Bando filho da puta esses chinenes,eles nao lebra da olimpiadas de pequim,que as pessos tinham que andar de mascara,olhar pror nossos pobrema e facil,e eles que sao um bando de porcos.Eu ja nao gtv de chinenes agora que eu nem suporto ver a cara.

  4. A sujeira é de menos, o pior é a bandidagem…eita povo malandro. Deixa o chineses vir aqui que ficarão limpinhos…mas é o bolso. O Rio fede.

  5. Eu também acreditei que era um documentário sério! kkkk
    A cidade realmente precisa de limpeza de resíduos e muito mais cuidado com o meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui