today-is-a-good-day
23.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 26, 2024

O Greenpeace libertou milhares de pássaros brasileiros que seriam contrabandeados?

- Publicidade -

Vídeo publicado nas redes sociais mostra a libertação de milhares de pássaros da Mata Atlântica pelos ativistas do Greenpeace! Será verdade?

Um filme curto, de menos de um minuto de duração, foi publicado na segunda semana de dezembro de 2017 no Facebook e, em 3 dias já foi visto mais de 3 milhões de vezes! Nele podemos ver um navio com vários contêineres de onde saiam incontáveis pássaros. O texto que acompanha o vídeo (que foi compartilhado mais de 80 mil vezes), os bichinhos teriam sido salvos por ativistas do grupo ecológico Greenpeace de um navio que os levariam criminosamente para serem vendidos na Europa!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Reprodução/Facebook

Verdade ou farsa?

Não encontramos nada a respeito no site da organização Greenpeace. É, no mínimo, estranho se nem a própria ONG se pronunciou sobre esse fato, não é?

Além disso, nenhum jornal deu a notícia…

Uma busca no YouTube e descobrimos que o vídeo é real, mas nada tem a ver com a libertação de pássaros contrabandeados. Na verdade, trata-se de uma competição, de uma corrida de pombos!

O evento ocorreu em 2017, na China, e teve a participação de 1 milhão de pombos:

 

- Publicidade -

Cenas semelhantes aparecem em outras edições desse concurso, realizado em Taiwan (2009):

Milhares de pombos morrem nessas corridas

Nesse vídeo, de 2014, a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) denunciou que das centenas de milhares de pássaros que participam dessas competições que movimentam bilhões de dólares, apenas algumas dúzias sobrevivem e conseguem chegar a seus destinos:

Conclusão

O vídeo de pássaros saindo de contêineres em um navio no meio do mar não tem nenhuma relação com o Greenpeace! Trata-se de um concurso de corrida de pombos que é realizada todos os anos na China, em maio.

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui