28.9 C
São Paulo
terça-feira, setembro 28, 2021

Acordar e levantar antes de 1 minuto e meio causa AVC?

- Publicidade -

É verdade que se você se levantar no meio da noite sem respeitar a lei do minuto e meio para se levantar pode sofrer um derrame?

O alerta surgiu em diversos grupos do WhatsApp no final de novembro de 2017 e de acordo com o texto, deve-se ter cuidado com a lei de um minuto e meio, que é cientificamente comprovado “ao acordar de repente” para urinar.

Segundo o alerta, recomenda-se esperar um minuto e meio antes de se levantar no meio da noite, pois esse seria o tempo necessário para que o cérebro seja irrigado corretamente. Dessa forma, diz o alerta, evita-se um acidente vascular cerebral!

Será que isso é verdade?

Levantar no meio da noite sem respeitar a Lei do Minuto e Meio causa AVC! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou farsa?

Não há nenhuma pesquisa científica sobre a “lei do minuto e meio”!

Somente por essa primeira pesquisa que fizemos, já poderíamos encerrar esse artigo e decretar esse alerta como falso, mas é melhor esclarecer mais algumas coisas a respeito desse tipo de corrente alarmista.

O texto que se espalhou através do WhatsApp possui todas as características de um boato virtual:

  • Possui um tom alarmista;
  • Inicia o texto com CAIXA ALTA para chamar atençao;
  • Não é datado;
  • Não possui fontes;
  • Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
  • Pede para ser repassado;

Cópia do alerta espalhado pelo WhatsApp!

Esse alerta afirma que a lei do minuto e meio é “cientificamente comprovado”, mas não mostra links para os estudos que comprovam cientificamente o que está sendo dito.

- Publicidade -

Logo a seguir, o texto diz que “o motivo mais provável[…]”. Ou seja, no parágrafo anterior era “cientificamente comprovado” e no seguinte é “mais provável que”. Vamos acreditar em um texto anônimo e sem nenhuma fonte?

Tontura ao se levantar

Se o alerta é falso, por que sentimos tontura algumas vezes ao levantar?

O nome desse sintoma é Hipotensão Postural, quando a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé. É causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo e é bastante comum, podendo ocorrer brevemente a qualquer pessoa. De acordo com sites médicos, esse sintoma é leve e sequer precisa de tratamento!

Ah! E não há nenhuma relação com AVC.

Conclusão

Se você acordar no meio da noite, tenha cuidado em não sair tropeçando nos móveis no escuro! Quinas de móveis, tapetes, brinquedos… Quedas podem ser mais perigosas do que os perigos que esse alerta falso está avisando!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

3 COMENTÁRIOS

  1. Inclusive, quero deixar registrado, um suposto Dr. Alexandre que se intitula Cardiologista e Socorrista, afirmou para mim ser autor do texto que circula no Watsapp. Interessante que ele em sua msm informa atender na Clínica Sírius – Brasília; detalhe esta Clínica é INTEGRADA ODONTOLÓGICA. O número pelo qual conversei com ele é 61 998850221.

  2. Eu já sou hipocondríaca daí depois que li isso, acordo e demoro mais ou menos 1 minuto pra me levantar, pq realmente se nos levantarmos de uma vez, dá tontura sim e pra quem é hipocondríaco é chato, só a gente sabe oq a passa em nossa mente.
    Mesmo com terapia, a gente tem essa tendência de inventar doença, complicado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui