18.6 C
São Paulo
terça-feira, agosto 16, 2022

Fake em Nóis e a pizza que cura câncer: Criamos uma fake news!

- Publicidade -

Gilmar Lopes e Pirulla mostram como funciona a indústria das fake news e ensinam como criar um boato digital! Afinal, a pizza cura câncer? Assista antes que tirem do ar!

Globo, pizza e Pabllo Vittar… Quais são as características de uma fake news?

No Fake em Nóis dessa semana, Pirulla e Gilmar Lopes usam seus anos de experiência desvendando boatos eletrônicos para mostrar, através de um divertido brainstorm, as etapas que fazem uma fake news ter sucesso e como espalhar ela nas redes sociais!

Para criar uma fake news “perfeita”, recorremos a algumas características que, inclusive, já explicamos aqui no E-farsas:

  1. Escolha o assunto que esteja bombando no momento;
  2. Fake news não é datada;
  3. Carece de fontes;
  4. Título Chamativo e com caixa alta;
  5. Possui um tom conspiratório;
  6. Possui um texto incoerente e confuso;
  7. Mistura dados com ficção;
  8. Pede para ser repassada
  9. Usar bots e perfis falsos para espalhar a fake news!

Tendo em mãos essas características, criamos a fake news perfeita nessa aula super divertida e você pode ver como tudo foi feito clicando no player abaixo:

Muito obrigado pela audiência! O Fake em Nóis vai ao ar toda quarta-feira, às 10 da manhã, e você pode assinar o canal clicando aqui!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

7 COMENTÁRIOS

  1. Eu NÃO ACREDITO! 😮 Vocês dois estão ENSINANDO O POVÃO A FAZER FAKE NEWS!? KKKKKKKKK! Eu deveria dar uma bronca em vocês, mas ok, ok. Foi em tom humorístico, informativo e didático. Mas que negócio é esse de “chineses venderam as primeiras SEMENTES DE PIZZA para a Itália”!? De ONDE Gilmar tirou essa ideia MALUCA!? Tão maluca que é PRIMEIRA VEZ que vejo o Pirulla caindo na gargalhada no YouTube. 😉 KKKKKKKKKKKKKKK! 😀

  2. @Gilmar , @ Pirulla , vocês dois perguntaram qual é o sabor dessa “SEMENTE DE PIZZA”. Pois eu vou responder: é semelhante ao “LEITE DE ALPISTE” que você citou naquela matéria sobre Hoaxes. Eu realmente não sei de onde você tira essa ideias MALUCAS, parece muito com aquelas “explicações” de mecânicos de autos, principalmente direcionada a nós mulheres, de que o problema está na “REBIMBOCA DA PARAFUSETA”, peça fundamental que, juntamente com a mola da “GRAMPOLA”, fazem o carro funcionar. 😐 KKKKKKKKKKKKK! 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui