Connect with us

E-farsas

O milagre da clara de ovo

Correntes

O milagre da clara de ovo

Texto afirma que a clara de ovo produz maravilhas com queimaduras é falso!

Será que a clara de ovo é indicada am casos de queimaduras?

Analisando uma das versões da mensagem, podemos encontrar várias informações erradas e desencontradas, como podemos ver abaixo:

"Após uma queimadura muito séria no braço e rosto numa explosão de gás, a família ligou imediatamente para uma enfermeira conhecida, muito conceituada, para saber dos primeiros socorros. Recomendou água, muita água corrente, e depois, para tirar a dor, mel."

Note que em nenhum momento é revelado o nome da família. Tampouco não se sabe quem é a tal enfermeira "conhecida" e "conceituada". Como já mostramos em nossas pesquisas aqui no E-farsas.com, os hoaxes possuem sempre as mesmas características:

– Informações incompletas ou erradas;
– Pedem que sejam repassadas;
– Citam o nome de pessoas ou instituições para dar um ar de veracidade ao texto;

Nas próximas linhas:

"Num curso de ‘AGENTE DE SAÚDE COMUNITÁRIA’ foi ensinado que, na hora da queimadura, seja lá a extensão que for, a primeira providência é colocar a parte afetada debaixo de água fria corrente até que o calor diminua e pare de queimar outras camadas de pele."

Apesar do texto não explicar o que seria o curso de "Agente de Saúde Comunitária", esse é o único parágrafo correto em todo o texto! Em todos os sites que pesquisamos, a orientação em relação à queimaduras é que se tente resfriar a área afetada com água ou toalhas umedecidas e procurar socorro médico.

Prosseguindo:

"Depois devemos passar clara de ovo, levemente batida… Então abriu 2 ovos e separou as claras, bateu um pouco, e ficou com a mão naquela coisinha chata, que era a clara… Estava tão queimada a mão, que assim que ela colocava a clara em cima secava e ficava uma película, que depois ficou sabendo que era colágeno natural. Ficou pelo menos uma hora colocando camadas de claras na mão."

Os trechos do texto acima demonstram que o autor não estava mesmo com a intenção de ser compreendido. Por exemplo, a moça (sem nome) teve a mão queimada com água fervente e ao passar a clara de ovo no ferimento formou-se uma película no local!

É pouco provável que isso tenha acontecido, a menos que o ovo tenha fritado quando entrou em contato com a mão ultra quente da amiga! Será? Achamos que não, pois na mesma linha o texto diz que a acidentada havia colocado a mão na água fria antes! Vai entender…

Além disso, a clara de ovo não possui colágeno. De acordo com esse site, a clara é constituída de mais de 13 proteínas, como a ovoalbumina e a ovotransferrina.

A seguir, o texto conta que:

"…À tarde, não sentia mais dor alguma, e no dia seguinte apenas havia a marca vermelha arroxeada onde havia queimado.
Pensou que ficaria com uma cicatriz horrível, mas para sua surpresa, depois de 10 dias não está com nenhuma marca do acontecido. Nem a cor da pele mudou. A parte queimada foi totalmente recuperada pelo colágeno existente na clara de ovos, que na verdade é uma placenta cheia de vitaminas.
"

A clara do ovo também não é uma placenta. Segundo o site Só Biologia, a placenta é formada apenas por animais placentários. As aves não "dão cria", são ovíparos!

No site Plástica Atual, o doutor Luiz Philip Molina Vana, explica que o uso de substâncias como pasta de dente, manteiga, pó de café, clara de ovo e outras misturas caseiras só atrapalham e às vezes até prejudicam na cicatrização do local afetado. O local ferido pode se contaminar ao entrar em contato com esses tipos de preparados. O ideal é se resfriar o ferimento e procurar ajuda médica!

Em algumas versões, o texto vem assinado pelo Instituto de Botânica – Seção de Ficologia. Apenas a título de curiosidade, "Ficologia" é uma especialização da Biologia voltada para o estudo das algas. Portanto, nada a ver com queimaduras e clara de ovos!

Aguardamos o seu comentáriono final dessa página!

Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas e, em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar é o autor do livro "Caçador de Mentiras" pela Editora Matrix e da aventura de ficção infantojuvenil "Marvin e a Impressora Mágica"!

Comentários

Mais Checagens em Correntes

To Top