today-is-a-good-day
29.3 C
São Paulo
terça-feira, abril 23, 2024

O Ministério Público proibiu o uso da expressão “Deus te abençoe” nas escolas?

- Publicidade -

É verdade que o Ministério Público fez os professores assinar a proibição do uso da expressão “Deus te abençoe” nas escolas?

A afirmação surgiu nas redes sociais na segunda quinzena de março de 2023 e denuncia a mais nova proibição feita pelo Ministério Público: a partir de agora – segundo o que foi espalhado – fica proibido o uso do termo “Deus te abençoe” nas escolas.

O texto ainda afirma que os professores da rede municipal de Taubaté já foram obrigados a assinar um termo se comprometendo a cumprir a exigência.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto de uma das versões compartilhadas nas redes sociais: “Bomba. MP faz recomendação para não usar expressão ‘Deus te abençoe’ nas escolas. Os professores da rede municipal tiveram que assinar um termo em que se comprometem a atender a recomendação. Tá um circo no Brasil” (foto: Reprodução/Twitter)

Verdade ou mentira?

No dia 16 de março de 2023, começaram a ser publicados várias postagens em diversos sites e blogs a respeito de uma determinação do MP para professores da cidade de Taubaté (SP). Segundo os rumores, os professores da rede municipal estariam proibidos de dizer expressões como “Deus te abençoe“, além da proibição de cantos e danças com temas religiosos em sala de aula.

Só que essa afirmação é falsa!

Tivemos acesso a tal circular, emitida no dia 03 de março de 2023 pela Prefeitura de Taubaté, onde podemos verificar que não há nenhuma menção a expressões como “Deus abençoe” ou quaisquer outras proibições:

Circular emitida pela Prefeitura de Taubaté

Em nota, a Prefeitura de Taubaté negou que os professores tenham assinado a tal circular.

Conclusão

- Publicidade -

Não é verdade que o Ministério Público proibiu o uso da expressão “Deus te abençoe” nas escolas! 

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui