today-is-a-good-day
27.6 C
São Paulo
segunda-feira, abril 15, 2024

A banda militar da Coreia do Norte emocionou o seu líder tocando uma música do Queen?

- Publicidade -

Será que o vídeo mostrando a banda militar norte-coreana tocando a música ‘I Want to Break Free’ da banda inglesa Queen é verdadeiro ou falso?

O vídeo tem pouco mais de 2 minutos de duração e começou a se espalhar através das redes sociais na segunda quinzena de março de 2023. Nele podemos ver a execução da canção ‘I Want to Break Free‘, da banda inglesa Queen, pela banda militar da Coreia do Norte para uma grande plateia. Dentre os espectadores, o líder supremo norte-coreano Kim Jong-un aparece diversas vezes emocionado com a apresentação.

Será que o vídeo é verdadeiro ou falso?  

Texto de uma das versões que se espalharam juntamente com o vídeo: “Nem em seus maiores sonhos, Freddy Mercury (QUEEN), imaginariam um acontecimento como este 👍🎼👏😀 🤔🤔🤔” (foto: reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

O vídeo, apesar de fazer bastante sucesso em compartilhamentos na segunda quinzena de março de 2023, é um pouco mais antigo. Através de buscas no YouTube, descobrimos que o primeiro canal a publicar essa performance foi o Lars von Retriever, no dia 10 de janeiro.

Em seu perfil no YouTube, Lars se descreve como “O canal oficial de universos paralelos e realidades alternativas.”, e seus vídeos mostram que ele faz clipes musicais com montagens de músicas com imagens diferentes das dos originais ou vice-versa.

O vídeo em questão teve pouco mais de 400 mil visualizações em 2 meses e você pode assistir abaixo:

Lars von Retriever usou como base um vídeo publicado em março de 2020, da Moranbong Band, e filmado durante as comemorações de 70 anos do Partido dos Trabalhadores da Coreia. Para ver o vídeo original, clique no player a seguir:

- Publicidade -

Tudo indica que o artista também “pegou emprestado” trechos de outras apresentações realizadas na Coreia pela mesma banda, como desse vídeo que foi publicado em 2017:

A Banda Moranbong, que aparece no vídeo, é uma companhia musical fundada em 2012, pelo próprio Kim Jong-Un na Coreia do Norte e é composta exclusivamente por mulheres. O líder coreano também foi o responsável pela compra dos instrumentos e pela escolha de cada uma das integrantes da banda.  

A música

O canal do Lars usou como base sonora a apresentação publicada em dezembro de 2022  no canal Pub Choir:

Conclusão

O vídeo que mostra a banda militar norte-coreana tocando a canção ‘I Want to Break Free’ do Queen é falso! O clipe foi montado com trechos de um vídeo de 2020, outro de 2017 e com o áudio de outro vídeo, de 2022!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui