Conecte com a gente

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

E-farsas – Desvendando fake news desde 2002!

O ministro Paulo Guedes assinou o fim do auxílio-reclusão?

Crimes

O ministro Paulo Guedes assinou o fim do auxílio-reclusão?

O ministro Paulo Guedes assinou o fim do auxílio-reclusão?

É verdade que o ministro da economia Paulo Guedes assinou um decreto acabando de vez com o auxílio-reclusão?

A notícia surgiu nas redes sociais no final da primeira semana de janeiro de 2019 e afirma que o ministro da Economia teria anunciado o fim do “bolsa-bandido”, como parte de seu plano de governo para acabar com a “mamata dos vagabundos”.

Será que isso é verdade ou mentira?

O ministro Paulo Guedes assinou o fim do auxílio-reclusão? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Todos os sites e blogs (e também todas as postagens nos grupos do WhatsApp) citam como fonte a publicação feita no site Folha Brasil News, o mesmo site que postou diversas outras notícias falsas e desmentidas aqui no E-farsas!

Uma das versões que se espalharam pelo WhatsApp!

Pra quem não conhece, o Folha News é foi o mesmo site que inventou a notícia afirmando que o presidente iria acabar com o Carnaval no Brasil:

Será que Jair Bolsonaro vai cancelar o carnaval e a parada gay?

Entre em contato com o E-farsas

(11) 96075-5663 - t.me/efarsas

Também foi no Folha Brasil News a “notícia” do paraense que teria morrido ao introduzir uma cobra no ânus:

Um paraense quase morreu ao enfiar uma jiboia no seu orifício anal?

No dia 04 de janeiro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro disse através da sua conta no Twitter que pretende alterar as regras do auxílio quando for tratar da reforma da Previdência, mas não disse que vai acabar com benefício:

“O auxílio-reclusão ultrapassa o valor do salário mínimo. Em reunião com ministros, decidimos que avançaremos nesta questão ignorada quando se trata de reforma da Previdência e indevidos”, afirmou Bolsonaro.

Bolsa-Reclusão

Em fevereiro de 2011, explicamos aqui mais uma vez a verdade sobre o Auxílio-Reclusão, depois que muita gente voltou a compartilhar muita desinformação a respeito do assunto.

Diferente do que o site que criou a fake news afirma, não é todo presidiário com filhos que tem direito à bolsa. A verdade é que o benefício é garantido pela Constituição e é concedido à família do preso que cumpre pena em regime fechado e semi-aberto e que o preso tenha trabalhado e contribuído para INSS no momento da prisão!

Os dependentes do preso só tem direito ao benefício se o último salário mensal recebido pelo trabalhador preso estiver dentro do limite permitido por Lei que, em 2018 era de R$ 1.319,18.

Conclusão

O ministro Paulo Guedes não cancelou o auxílio-reclusão! Tudo começou em uma notícia falsa publicada em um site já conhecido aqui no E-farsas por disseminar fake news e que não apresentou nenhuma prova do que publicou!  

Continue lendo
17 Comentários

Mais Populares

Ajude a Manter o E-farsas!

Categorias

Parceiros

Voltando a Circular

Publicidade

Apoio técnico!

Topo