10.4 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022

O novo presidente da Colômbia disse que quem tiver casa com mais de 65m² terá que dividir ela com outras pessoas? 

- Publicidade -

É verdade que o presidente eleito da Colômbia Gustavo Petro disse que as famílias que possuem casas com mais de 65m² deverão compartilhá-las com outras pessoas?

Um recorte de uma reportagem envolvendo uma suposta citação do presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, começou a circular através de grupos do WhatsApp e Telegram na segunda quinzena de junho de 2022 e afirma que Petro teria prometido que as moradias com mais de 65 metros quadrados deverão ser compartilhadas com outras famílias de renda mais baixa.

De acordo com o texto espalhado, a afirmação teria sido feita em abril de 2018, anos antes do primeiro presidente de esquerda a ser eleito na história da Colômbia.

Será que isso é verdade ou mentira?

Texto traduzido via Google Translate de uma das versões compartilhadas na segunda quinzena de junho de 2022: “As casas com mais de 65 m2 serão compartilhadas com outras famílias […] ‘A propriedade na Colômbia Humana será para todos’, diz o candidato presidencial Gustavo Petro em uma rua da imprensa em Bogotá. Lembrou que a falta de espaço habitacional é um dos problemas estruturais do país, que deve ser resolvido urgentemente através desta medida, segundo a qual as casas ou apartamentos maiores de 65 m2 serão obrigados a partilhar o espaço com outras famílias, assunto que será questão de regulamentação imediatamente Gustavo Petro assume a presidência do país” (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

Gustavo Petro mudou a história política da colombiana ao ser eleito, em junho de 2022, o primeiro presidente de esquerda do país. Com críticas ao modelo econômico atual da Colômbia, o ex-prefeito de Bogotá e senador teve uma vitória apertada sobre Rodolfo Hernández (50,44% a 47,31%), com um recorde de 11,2 milhões de votos.

Ele disse que vai mandar compartilhar casas?

Não! Pelo menos não encontramos tal declaração em nenhuma entrevista ou publicação feita por Gustavo Petro. Como o recorte, em espanhol, não mostra a origem da reportagem, não conseguimos identificar seus autores

Inclusive, ao buscar pelo conteúdo do texto no Google no período em que o então senador Gustavo Petro teria dado tal declaração, não encontramos nada! Também não há nada parecido com isso nas redes sociais do presidente eleito.

No final de março de 2021, vários veículos de imprensa da américa latina desmentiram essa história, como o Colombia Check, que também fez uma checagem aprofundada sobre o assunto e não encontrou nenhuma evidência de que Petro tenha dito algo parecido com isso.

Em abril de 2022, o próprio Gustavo Petro desmentiu essa história em seu site e apresentou seu plano de governo, onde podemos verificar que não há nada a respeito de famílias terem que compartilhar suas casas!   

Boato semelhante no Brasil

- Publicidade -

Aqui no Brasil, durante as eleições presidenciais de 2018, circulou um vídeo através de grupos de WhatsApp de um homem afirmando que o então candidato à Presidência Fernando Haddad estaria com um plano de governo chamado “Moradia Social”, que consistia em doar um cômodo da casa de cada brasileiro para um sem-teto.

Obviamente, a afirmação era falsa e desmentimos o assunto em outubro de 2018.

Conclusão

Não há nenhuma prova de que o presidente eleito da Colômbia Gustavo Petro tenha dito que as famílias que possuem casas com mais de 65m² deverão compartilhá-las com outras pessoas! Esse rumor surgiu antes das eleições presidenciais na Colômbia e voltou a circular após a vitória de Petro, em junho de 2022!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui