17.2 C
São Paulo
quinta-feira, setembro 16, 2021

O papa Francisco cancelou a Bíblia e propôs um novo livro?

- Publicidade -

É verdade que o Papa Francisco anunciou o cancelamento da Bíblia Sagrada e propôs a criação da Bíblia 2000?

A notícia não é recente. Circula desde 2018, mas voltou a ser bastante compartilhada no final de fevereiro de 2020. De acordo com o texto, o sumo pontífice teria afirmado que a Bíblia já está desatualizada e que a notícia sobre a nova versão do livro – chamado de Bíblia 2000 – caiu como uma bomba entre os fiéis mais conservadores.

Será que essa história é  verdadeira ou falsa?

Texto que circulou através das redes sociais e em grupos do WhatsApp: “Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro: Papa Francisco surpreendeu o mundo hoje ao anunciar que a Bíblia está totalmente desatualizada e precisa de uma mudança radical, por isso a Bíblia é oficialmente cancelada e é anunciada uma reunião entre as personalidades mais altas da igreja onde será decidido o livro que a substituirá. seu nome e seu conteúdo.alguns nomes já estão sendo considerados e o que tem mais força é o “Biblia 2000”.“Não podemos continuar tentando falar com nosso público em um mundo totalmente novo com um livro que tem milhares de anos. estamos perdendo seguidores e temos que dar um passo adiante na busca pela modernização da igreja. reescrever a palavra de Deus, mesmo que seja apenas o Antigo Testamento, em que há certas passagens que é melhor não repetir. “a notícia caiu como uma bomba entre os mais conservadores, que consideram isso Papa Francisco cancela a Bíblia e propõe criar um novo livro” (foto: Reprodução/WhatsApp)

Verdade ou mentira?

No dia 02 de abril de 2018, o site humorístico de língua inglesa There Is News publicou uma notícia fictícia sobre o suposto cancelamento da Bíblia pelo papa. Acontece que, como já dissemos, o site não é de notícias reais, mais de textos satíricos e eles deixam bem claro isso logo no topo das páginas. O slogan do site é “Não real, mas bem divertido”.

Em um link, o site explica que nada do que é publicado lá deve ser levado à sério!

Conclusão

Não encontramos nenhuma declaração do Papa Francisco sobre cancelar a Bíblia. Tudo começou em um site humorístico de língua inglesa que, mesmo deixando claro que se tratava de uma obra humorística, acabou enganando muita gente!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla!

Últimas Atualizações

- Publicidade -

Ajude a Manter o E-farsas

Checagens Relacionadas

9 COMENTÁRIOS

  1. Claro que a notícia é falsa. Mas, tem um poder de chamar a atenção porque, ao longo da história, a Bíblia foi modificada pela Igreja Católica. Os evangelhos não são os mesmos da Bíblia Judaica. Há os Livros Apócrifos como o Livro de Enoc que explica o destino de Caim que foi viver numa tribo fora do Paraíso, casou-se, teve filhos…

    • Primeiro não existe bíblia judaica, existe a Torá.
      Segundo na Torá não há evangelhos, o anúncio da boa Nova pois quem o fez foi Jesus Cristo.

  2. Claro que a notícia é falsa. Mas, tem um poder de chamar a atenção porque, ao longo da história, a Bíblia foi modificada pela Igreja Católica. Os evangelhos não são os mesmos da Bíblia Judaica. Há os Livros Apócrifos como o Livro de Enoc que explica o destino de Caim que foi viver numa tribo fora do Paraíso, casou-se, teve filhos…

    • Primeiro não existe bíblia judaica, existe a Torá.
      Segundo na Torá não há evangelhos, o anúncio da boa Nova pois quem o fez foi Jesus Cristo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui