today-is-a-good-day
20.9 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

O plugue EcoFuel economiza em até 30% de combustível?

- Publicidade -

Loja virtual vende no Facebook equipamento milagroso que promete economizar até 30% de combustível! Será que esse plugue existe mesmo?

No dia 03 de novembro de 2018, recebemos na nossa página do Facebook uma propaganda de um plugue eletrônico que promete reduzir o consumo de combustível em 30%. De acordo com o vídeo, o engenheiro automotivo paulista Aleixo Monteiro teria descoberto, meio que por acaso, que as fábricas de automóveis estariam colocando certos bloqueios nos motores de seus carros para que eles consumam mais combustível!

Depois de várias análises computadorizadas, Aleixo teria inventado um pequeno equipamento que, ao ser plugado no painel do carro, ajuda a economizar 30% de gasolina ou diesel.

Será que esse equipamento que custa 3 vezes de R$ 74 funciona mesmo? As empresas petrolíferas estão mesmo preocupadas com esse produto?

https://www.facebook.com/462747747503015/videos/p.480645292434070/480645292434070/?type=2&theater

Verdade ou farsa?

A primeira coisa que analisamos nesse caso foi o nome do engenheiro citado no vídeo.  Não encontramos nenhum “Aleixo Moreno” no Google e tampouco no YouTube. É curioso que esse brasileiro não apareça em nenhuma pesquisa, visto a grande contribuição que esse inventor teria deixado para a humanidade…

Fizemos uma busca por “Ecofuel” no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e não encontramos nenhuma patente registrada com esse nome e/ou contendo essa palavra-chave. Isso mostra que o produto que estamos procurando não foi inventado por um brasileiro como o vídeo sugere ou que foi patenteado no exterior:

Reprodução/INPI

Uma busca no Google Patents e chegamos a uma patente requerida em 2007, de um equipamento que prometia a economia de 50% de combustível e, diferente do que o vídeo afirma, esse era voltado para a indústria automobilística.

Tudo indica que não se trata do mesmo produto, então fomos buscar pela marca “Ecofuel” no site do INPI e tivemos 4 respostas:

- Publicidade -

Reprodução/INPI

Dos quatro registros, apenas um está ativo e foi feito em 2016 em nome de Marcelo Gebe Carneiro Leal. Fomos atrás desse nome e descobrimos que essa marca se refere a um produto chamado Ecofuel, mas que também não é o mesmo que estamos procurando.

Nesse documento de novembro de 2014, expedido pelo Ministério Público no Rio Grande do Sul, é explicado que não há evidências de que o produto Ecofuel economize combustível como estava sendo alegado pela empresa Lyncar Importação e Exportação LTDA:

O site da Lyncar está ativo, mas o link para o “produto milagroso” não funciona mais:

Mas estamos procurando outro produto com o mesmo nome e que também promete reduzir o gasto de combustível. Um produto que custa 3 vezes de R$ 74 e que, mesmo tendo sido inventado por um brasileiro, não é registrado no Brasil e nem nos Estados Unidos! Estranho…

Na publicação do vídeo no Facebook (que já teve mais de um milhão de visualizações), a empresa direciona para um site onde pode-se comprar o produto (vamos falar do site daqui a pouco). Uma busca reversa pela foto do produto vendido como Ecofuel e descobrimos que, na verdade, esse “plugue milagroso” se chama Eco OBD2 e pode ser encontrado por menos de 5 dólares em sites de leilão. O produto é similar ao vendido aqui no Brasil exceto pelo nome e pelo fato de prometer “apenas” 15% de economia.

O EcoFuel é, na verdade o Eco ODB2, à venda por menos de 5 dólares! (foto: Reprodução/Ebay)

Testes reais comprovam que isso é um GOLPE

Em outubro de 2011, o blog do Quarkslab (dentre vários outros) resolveu desmontar o equipamento e verificar se ele realmente faz alguma coisa do que promete ou não. Após testar um automóvel com e sem o plugue, a equipe de investigadores descobriu que o Eco OBD2 (uma variação do mesmo produto, chamada “Nitro OBD2”) não faz nada além de piscar luzinhas de led.

Um ano antes, em novembro de 2016, a equipe do site Quatro Rodas resolveu testar o Eco OBD2 em alguns automóveis e descobriu o mesmo que a turma do blog do Quarkslab: Após dirigir quilômetros com e sem o plugue, a Quatro Rodas descobriu que os automóveis gastam o mesmo tanto de combustível.

Ou seja, o negócio é inútil!!!

Protocolo OBD2

O Protocolo OBDII foi uma forma de padronização lançada nos Estados Unidos e Europa em 2002 (e no Brasil, em 2010) em para que oficinas mecânicas independentes pudessem fazer o diagnóstico das condições da injeção eletrônica. O código OBDII não foi projetado para intervir no veículo. Por ser apenas uma saída de dados, não é plausível que alguém tenha conseguido uma maneira de inserir dados em uma conexão desse tipo. Mas vamos prosseguir nossas pesquisas.

Testes no YouTube

Encontramos vários vídeos de testes feitos por motoristas com esse produto e TODOS foram reprovados, como podemos ver nesse exemplo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=HMu4QxN3N1w

O site do golpe

No vídeo patrocinado na página do Facebook (a página TechScan foi criada em julho de 2018 e só tem vídeos repetidos desse produto), a vítima é sugestionada a comprar o produto no site Techscan.co, que – segundo o Who is – está com seu endereço e proprietários protegidos:

Um clique no site Techscan e somos direcionados para outro site, o Ecofuel24.pro. Uma busca por esse domínio e descobrimos que ele também está com os dados de contato protegidos.

Ou seja, você tem coragem de comprar alguma coisa de alguém que você nem sabe o nome e/ou o endereço? Se o produto não chegar ou se chegar e não funcionar (e não vai funcionar, com certeza), com quem reclamar?

Atualização 14/02/2019

Em fevereiro de 2019, o mesmo golpe ganhou a sua versão italiana. Lá, as propagandas do Ecofuel veiculadas nas redes sociais afirmam que “inventor” do dispositivo se chama Davide Bianchi, um suposto estudante da Universidade de Bolonha:

Conclusão

Essa não é a primeira e nem a última empresa que promete um produto milagroso para economia de gasolina. Não caia nesse golpe!

- Publicidade -
Gilmar Lopes
Gilmar Henrique Lopes é Analista de Sistemas. Trabalha com PHP e banco de dados Oracle e é especializado em criação de ferramentas para Intranet. Em 2002, criou o E-farsas.com (o mais antigo site de fact checking do país!) que tenta desvendar os boatos que circulam pela Web. Gilmar também tem um espaço semanal dentro do programa “Olá, Curiosos!” no YouTube e co-apresenta o Fake em Nóis ao lado do biólogo Pirulla! Autor do livro de ficção Marvin e a Impressora Mágica!

Últimas Atualizações

- Publicidade -Compre o livro Marvin e a impressora Mágica de Gilmar Lopes

Ajude a Manter o E-farsas

- Publicidade -

Checagens Relacionadas

35 COMENTÁRIOS

  1. Gilmar petralha pago pela indústria do petróleo! Comprei e instalei no meu carro 4 desses, agora ele anda sem gastar nada e ainda devolve 20% do combustível!!! Quanto mais eu ando, mais o tanque enche!!!

  2. ah brasileirada sempre a procura milagres, caiu no golpe do salvador da patria com o Collor de Mello e agora caiu de novo votando o Messias,esse pessoal não aprende ! kkkkk

  3. Deveria ser obrigatória a publicação, em qualquer anúncio de venda, ou site, do contato do vendedor – endereço, telefone. Seria uma forma de saber, inclusive, se a compra está sendo feita no exterior, além de garantir ao interessado que o vendedor e o site existem e podem ser localizados.
    Outra coisa que faz falta e deveria ser obrigatória: a data de cada publicação.Atualmente, muitas vezes são necessários malabarismos técnicos para saber a data de uma publicação, se ela é atual, recente ou antiga.

  4. Em Portugal anunciam a mesma burla, sob o nome de João Garcia que teria sido o mecânico que descobriu e construiu a maravilha e economizadora

  5. Existem vários produtos que são golpe no facebook, e o pior é que um monte de gente compartilha e compra. A pouco tempo atrás eram umas antenas que prometiam imagem em HD e as pessoas acreditavam que sintonizariam os canais fechados, sendo que essas antenas nada mais eram do que antenas comuns com amplificador de sinal(serviam para locais com sinais de TV fracos). Tinha um vídeo que dava para ver claramente que alguém sintonizava o HDMI que pegava alguma tv por assinatura simulando a imagem dessa antena.
    Outro golpe era um produto que a pessoa passava em um arranhão no carro e esse sumia como por encanto. O incrível é que o mesmo produto servia para qualquer cor.
    E por fim tinha um que anunciava uma economia absurda de energia se a pessoa conectasse o aparelho na tomada mais perto do relógio de luz.

    Esses enganadores se aproveitam da inocência e da credulidade das pessoas. Tinha gente que chegou a comprar 3 antenas e jogou tudo fora.

    • No caso da antena eu acho bom que tenham prejuízo, pois quem compra está na verdade querendo uma ilegalidade, pegar o sinal das TV’s a cabo sem pagar por isso. Estão procurando um “gatonet” sofisticado. Espertalhões, adoro quando eles se ferram”!

  6. Um aluno meu aqui de Brasília comprou alguns desses plugues, anunciou pelo WhatsApp por 120 reais e vendeu tudo, só que ele comprou no AliExpress. Depois ele comprou 100 e vendeu tudo. Na última vez que falei com ele tinha acabado de comprar mais 300, quase metade pra uma lista de espera que ele criou. Tudo isso só falando pras pessoas pelo WhatsApp que economiza combustível e encaminhando para os duvidosos o link desse vídeo…

  7. O que economiza combustível é uma série de cuidados:

    -Manter a manutenção do motor do carro sempre em dia e o uso de peças e acessórios de procedência;
    -Prudência e cuidado ao dirigir (não acelerar demais!!);
    -Disciplina pessoal, sobretudo em horários (acorde cedo e o mínimo de atrasos!!);
    -Pesquisa minuciosa por postos confiáveis e com preço em conta.

    Não são essas picaretagens que vão economizar. Não seja trouxa!!

  8. Os engenheiros levam anos projetando um motor para ser o mais eficiente possível, aí vem um picareta desses e diz que esse aparelho vai economizar não sei quanto de combustível. A revista 4Rodas já testou vários desses produtos mágicos que prometem isso e NENHUM funcionou. Tinha um que dizia que organizava as moléculas do combustível. Aff.

  9. Gilmar, não sei se a intenção do OBD2 realmente é para facilitar a vida das oficinas independentes, mas esse protocolo interage todos os sistemas do carro. A central eletrônica consegue saber a velocidade do veículo, o volume de combustível no tanque e até se o ar condicionado está ligado, dependendo da complexidade do sistema. E esse protocolo pode alterar sim características do veículo. Por exemplo, é normal você “chipar” o veículo via OBD2. Você pode liberar funções ocultas tais como fechar o teto solar ao toque do alarme.

  10. boa noite pessoal, sou mecanico a mais ou menos 25 anos, ja vi de tudo um pouco no ramo, mas agora essa de economia de 30%, por um produto ligado ao obd? isso é uma grande batota… primeiro aqui pra mim que estou em angola africa, esse video apareceu com outro criador MIGUEL GALEGO E SEU TIO PAULO GALEGO, entao é mesmo uma burla, cuidado com esse material ecofuel… seria bom se isso existisse …

  11. Clássico estelionato, só que os cara se safam, até as pessoas perceberem a furada, já deixaram o cara semi rico. Outra furada é o Smartphones anunciados a pouco mais de R$100,00, só que neste caso paga o boleto e já era. Como dizia meu avô: Burro e estrada ruim, não termina nunca. O que seriam dos espertos sem os burros?

  12. eu acho é que viram a noticia errada. o jovem inventor é portugues (de portugal) e chama-se Paulo Galego.ele estudava na universidade de lisboa onde fez um trabalho para apresentar na escola e no processo ele percebeu que os carros saiam de fabrica com uns parametros de consumo desnecessario e criou um aparelho que altera as configuraçoes da centralina. nada fora do normal apenas as grandes empresas e os baroes do petroleo nao querem que isso se saiba para eles continuarem a encher os bolsos enquantos outras pessoas morrem de fome….e animais morrem pela poluiçao ambiental… o unico de errado no video é que falam em 30% menos de consumo e ate agora so conseguiram 15%. mas o produto ja é comercializado pelo menos aqui em portugal

  13. Se observar no site deles, existem comentários de supostos usuários sobre o produto, o que é uma mentira também.
    Se procurar, encontrará o mesmo comentário, exatamente o mesmo texto, em três ou mais usuários diferentes.
    Aproveitadores e preguiçosos até na hora de fraudar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui